15.1 C
São Paulo

Espuma de poluição invade cidade indiana

É Pop!

Terceira cidade mais populosa da Índia, Bangalore possui mais de 8 milhões de habitantes em sua região metropolitana e não está a salvo dos problemas ambientais comuns às grandes metrópoles. Neste início de outubro, as ruas da cidade foram invadidas por uma espuma tóxica causada ao longo dos anos em que produtos químicos e esgoto foram lançados nos rios. Quando chove ou venta muito, o resultado da poluição é espalhado para além das águas.

O flagra recente foi feito pelo morador Debasish Ghosh, que compartilhou as imagens com a rede de notícias britânica BBC. Segundo ele, a espuma cria uma camada de sujeira nas ruas e nas construções, o que atrapalha o trânsito e os pedestres. Além disso, a poluição irrita a pele da população e aumenta o risco de incêndios. Os locais classificam o cheiro como “insuportável”, de acordo com a BBC. A mistura de óleo, detergente e gordura foi responsável por duas ocorrências de fogo.

A principal origem da espuma está no Lago Bellandur, localizado no subúrbio de Bangalore, ao redor do qual estão instaladas diversas indústrias. A cidade é considerada o maior polo industrial da Índia, o que favorece o desenvolvimento de questões relacionadas ao meio ambiente. Os habitantes afirmam que o problema não é nenhuma novidade e que se mobilizam desde o início dos anos 2000 para que algo seja feito. No entanto, as autoridades ainda não tomaram nenhuma ação.

Imagens: Reprodução/Debabsish Ghosh BBC

comente
- Advertisement -spot_img

Leia também

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias