14.4 C
São Paulo

Tamar comemora nascimento de 25 milhões de tartarugas marinhas

É Pop!

Neste sábado (20), o Projeto Tamar vai comemorar, além dos seus 35 anos de atividade, a marca de 25 milhões de filhotes de tartarugas marinhas protegidos. As estatísticas analisadas pela instituição entre 2010 e 2015 revelaram um crescimento de 86,7% no número de filhotes com relação aos cinco anos anteriores. Segundo o fundador e coordenador do projeto, o oceanógrafo Guy Marcovaldi, os nascimentos representam uma chance maior de sobrevivência para as cinco espécies que vivem em nosso país.

Aumento de população das espécies é resultado do trabalho de preservação realizado pelo Projeto. (Foto: Divulgação/Tamar)

Durante o primeiro ano do projeto, em 1981, um grupo de especialistas conseguiu realizar o nascimento de 2 mil filhotes. Atualmente, em uma única noite, cerca de 25 mil novas tartarugas nascem no litoral brasileiro.

Para comemorar esta grande vitória alcançada pelo projeto, representantes do Tamar irão soltar os filhotes no mar em um evento que acontecerá em diversas praias no país. “Do Ceará a Santa Catarina, este 20 de fevereiro de 2016 ficará para sempre na memória dessa geração de aliados dos oceanos, que viu o sonho do início da recuperação das tartarugas marinhas se tornar realidade”, comemorou Marcovaldi.

Entre 2010 e 2015, houve um crescimento de 86,7% no número de filhotes com relação aos cinco anos anteriores do projeto de proteção às espécies. (Foto: Divulgação/Tamar)

A época de reprodução das espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no país acontece de setembro a março, quando as mães voltam às mesmas praias onde deram seus primeiros passos, para deixar seus ovos enterrados areia.

Tags

comente
Ler a próxima matéria

Ator transexual é escalado para série teen da MTV

- Advertisement -spot_img

Leia também

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias