22.1 C
São Paulo

Ferramenta mede riscos das ações climáticas no Brasil

É Pop!

meio-ambiente-ferramenta-mede-riscos-das-acoes-climaticas-no-brasil

 

Um novo sistema de controle do Índice Municipal de Vulnerabilidade Humana à Mudança Climática está em fase de teste no Brasil, e conta com a supervisão do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Com um investimento de R$ 2,8 milhões, financiados pelo Fundo Nacional sobre Mudança do Clima, a ferramenta, ainda em fase de construção vai ajudar as autoridades a obter indicadores dos riscos para a população brasileira, gerados pelo aquecimento global.

Inicialmente, o sistema será usado em apenas seis estados: Espírito Santo, Pernambuco, Paraná, Mato Grosso do Sul, Amazonas e Maranhão. Segundo Pedro Christ, diretor-substituto de Licenciamento e avaliação Ambiental do MMA, a ideia é que todos os estados tenham acesso à ferramenta no futuro.

O sistema funciona a parir da inserção de dados demográficos e a geração de mapas que permitem o cálculo de índices como os riscos de determinadas populações com relação à ação do clima na região onde estão alocadas, como enchentes, por exemplo. Para Christ, esta é uma forma eficiente de resposta para lidar com possíveis impactos.

comente
Ler a próxima matéria

Moto 360 Sport: novo relógio da Motorola é lançado no Brasil

- Advertisement -spot_img

Leia também

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias