16.7 C
São Paulo

Nível do mar está subindo em ritmo assustador, diz pesquisa

É Pop!

meio-ambiente-veja-nova-pesquisa-sobre-aumento-do-nivel-do-mar-em-ritmo-assustador

 

Algumas cidades costeiras podem se tornar apenas lembranças nos próximos cem anos. De acordo com um novo relatório da Academia Nacional de Ciências do Estado Unidos, o aumento do nível do mar está cada vez mais rápido. Para os cientistas, o ritmo é assustador. Nenhum outro fenômeno parecido foi observado nos últimos 28 séculos. A pesquisa ainda revela que a variação deste volume é uma contribuição direta das ações humanas, como a grande quantidade de gases poluentes emitida na atmosfera anualmente, que faz com a que temperatura global suba de forma desordenada.

A diferença desta nova pesquisa é de que os dados foram coletados em escala global, com locações em todos os cinco continentes. No Brasil, foram estudados o litoral do Rio de Janeiro e Santa Catarina. A partir da coleta de resíduos fósseis, os especialistas puderam mapear a história do nível do mar desde o ano 800 antes de Cristo.

Segundo o coautor do estudo, o físico Stefan Rahmstorf, a elevação do nível dos oceanos vai continuar, e pode chegar a subir até 1 metro e 30 centímetros até o ano de 2100. Este é um problema que não tem mais volta. A questão agora é a velocidade em que isto vai acontecer.

Se reduzirmos drasticamente a emissão de gases do efeito estufa, o aumento pode ser controlado em 39 centímetros até 2100.

comente
- Advertisement -spot_img

Leia também

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias