15.1 C
São Paulo

Biquíni de esponja absorve poluição aquática

É Pop!

 

As tecnologias para proteger e limpar os oceanos estão cada vez mais avançadas. Os nanocientistas e professores de engenharia da Universidade da Califórnia Mihri Ozkan e Cengiz Ozkan idealizaram uma roupa de banho amiga do meio ambiente. Trata-se de um biquíni que atua como uma esponja, e absorve as impurezas e os óleos poluentes que podem ser encontrados na água, mantendo-os em seu material feito de nanocarbono.

Essa peça, cujo design é feito com plásticos flexíveis impressos em 3D, pode absorver até 25 vezes seu próprio peso, dependendo da densidade da substância absorvida. A esponja é composta por uma rede de nanocarbonos, originários do açúcar, e garantiu aos criadores o prêmio de primeiro lugar na competição tecnológica “Reshape15”, para a qual o biquíni foi desenvolvido.

O biquíni é feito com plásticos flexíveis e uma esponja de nanocarbonos, que absorve impurezas e óleos poluidores da água (Divulgação).

As substâncias capturadas pelo material podem ser retiradas através do seu aquecimento a 1000°C, e então o biquíni estará livre de contaminantes e poderá ser reutilizado. Confira no vídeo abaixo como funciona o processo.

comente
Ler a próxima matéria

Estas camisetas reproduzem o som de instrumentos musicais

- Advertisement -spot_img

Leia também

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias