15.2 C
São Paulo

Plano de metas propõe reduzir a emissão de gases poluentes no Brasil em 35%

É Pop!

Na última sexta-feira (26), o Observatório do Clima – rede de entidades que discutem as condições climáticas no contexto brasileiro – manifestou ao governo federal uma proposta de metas para que o país reduza a emissão de gases poluentes até 2030. Segundo os cálculos feitos pela organização, a ideia é reduzir em 35% a produção de CO2 equivalente (associação de pelo menos seis gases, como metano, óxido nitroso e dióxido de carbono), chegando a 1 bilhão de toneladas por ano.

O plano faz parte do INDCs – Intended Nationally Determined Contributions, conjunto de ações apresentadas por cada país às Nações Unidas, proposto durante o COP 20, realizado ano passado em Lima, no Peru. (Getty Images)

Sem prejudicar de forma alguma a economia, o Observatório do Clima aponta que a solução está na modificação de setores da agropecuária, energia, indústria e transporte. Entre os compromissos propostos pela organização estão a recuperação de áreas de preservação degradadas, a ampliação da eficiência energética, reestabelecimento de cobertura vegetal nativa, massificação de boas práticas agrícolas e universalização dos sistemas de coleta e tratamento de resíduos e esgoto. De acordo com as metas enviadas ao governo, o país faria essas transformações em duas fases: uma que vai de 2021 a 2025 e outra que vai de 2026 a 2030.

A ideia exposta na última Conferência das Partes sobre Mudança Climática, é que os governos comprometam-se com ações que ajudem a frear as alterações climáticas no mundo, mantendo o aumento de temperatura em 2°C. (Getty Images)

Por enquanto, o Brasil ainda não divulgou sua proposta às Nações Unidas e não se pronunciou sobre o documento apresentado pelo Observatório do Clima. O país tem até outubro para entregar seu plano ambiental e estará presente em dezembro, na COP 21 de Paris, onde será feito o acordo final sobre o assunto.

comente
- Advertisement -spot_img

Leia também

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias