15.2 C
São Paulo

Ruídos do tráfego prejudicam a saúde de animais selvagens

É Pop!

meio-ambiente-saiba-como-ruídos-do-tráfego-stão-prejudicando-a-saúde-de-animais-selvagens

 

Não há dúvidas de que o ruído do trânsito das grandes cidades é uma experiência pra lá de estressante para a vida selvagem. Mas um estudo recente, apresentado por pesquisadores da Universidade de Boise State, nos Estados Unidos, revela que estas condições também causam danos físicos às aves que se mantêm em contato o barulho dos automóveis. Segundo eles, os pássaros chegam a parar de comer e ficam mais magros, apenas por conta do som estrondoso ao qual estão expostos.

O barulho das grandes cidades tem afetado diretamente a saúde das aves. (Foto: Flickr/Ron Knight)

Para chegar a esta conclusão, a equipe de pesquisa, liderada por Jesse Barber, montou uma “estrada fantasma” próximo a um local tranquilo de parada de aves migratórias. Lá, eles instalaram auto-falantes para simular os sons produzidos em uma avenida movimentada. Ao eliminar a poluição do ar e todas as outras intervenções características do meio urbano, foi possível perceber qual o impacto que os ruídos provocam aos animais isoladamente.

O barulho de carros, gravado a partir de uma estrada real, foi mantido ligado durante quatro dias no local da experiência. O resultado? As aves diminuíram drasticamente a quantidade de alimentos consumida normalmente e sua condição geral do corpo, que foi classificada pelos cientistas como “severamente emagrecidos”.

A explicação de Barber para este fenômeno é a de que o barulho coloca os pássaros em alerta constante, pois eles perdem a capacidade de auditiva de verificar a presença de predadores no local. Este estado faz com que as aves tenham menos tempo para procurar alimento. Ele ainda deixa um alerta: “se continuarmos com esse ritmo, vamos matar gradativamente estes animais”.

Tags

comente
- Advertisement -spot_img

Leia também

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias