17.1 C
São Paulo

Anatel cede dois meses a mais para o começo da era do 5G em 3,5 GHz

É Pop!

O lançamento da rede 5G na faixa de 3,5 GHz foi adiado pelo O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Dessa maneira, a divulgação da nova tecnologia será no dia 29 de setembro deste ano por causa do atraso na limpeza da nova faixa. A princípio, o prazo se encerraria no próximo dia 31 de julho deste ano.

De forma antecipada, o setor de coordenação do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (GAISPI) havia solicitado, em maio, a prorrogação da data limite.

A proposta, até então, era abranger mais tempo para ampliar a segurança do serviço, além de promover mais tranquilidade de trabalho ao setor de telecomunicações e para as companhias clientes de satélite, segundo o conselheiro Moisés Moreira.

Para garantir a limpeza total da banda de 3,6 GHz-3,7 GHz, a instalação de filtros precisa estar efetivada nas antenas parabólicas utilizadas pelas empresas de satélite. Todavia, essas ferramentas enfrentaram escassez, gerando atraso na execução dos prazos.

Conforme comunicado, a Anatel conferiu o assunto ao “lockdown na China, à escassez de semicondutores, às limitações do transporte aéreo e à demora no desembaraço aduaneiro”.

Por fim, qualquer operação nesse sentido só pode ser permitida antes dos 60 dias adicionais, ainda que os aparelhos para limpeza retomem às suas disponibilidades.

- Advertisement -spot_img

Leia também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias