Estação Espacial Internacional testará robô de cirurgia remota em 2024
A NASA, em parceria com a empresa Virtual Incision, vai testar um robô cirúrgico remoto. Chamadopor MIRA (assistente robótico miniaturizado), ele está em fase de este. Caso seja aprovado, o objeto será utilizado nas viagens tripuladas para Marte.
Elaborado há cerca de duas décadas, o robô tem, dentre os equipamentos, dois braços de instrumentos, que podem ser gerenciados para realizar cirurgias invasivas e procedimentos odontológicos.
Essa alternativa deve ser essencial para qualquer tipo de missão que tenha uma duração longa, visto que podem ocorrer emergências com os astronautas no espaço. A MIRA vai ter os testes iniciado em 2024, na Estação Espacial Internacional (ISS).
De acordo com o CEO da Virtual Incision, John Murphy, a plataforma teve elaboração para que a intervenção cirúrgica por robô assistida (RAS) conseguisse ser acessada em várias salas de operação do planeta.
“Trabalhar com a NASA a bordo da estação espacial testará como a MIRA pode tornar a cirurgia acessível até mesmo nos lugares mais distantes”, relatou.
Os testes vão ser realizados em um armário de experimentos comparados a um forno de micro-ondas. Neles, diversos procedimentos parecido com os usados durante uma cirurgia, como cortar tecido simulado e manusear pequenos objetos, vão ser executados.