22.1 C
São Paulo

Facebook lança plataforma que descreve fotos para cegos

É Pop!

O Facebook acaba de anunciar a sua mais nova plataforma para a inclusão de deficientes visuais na rede. Trata-se de uma ferramenta que descreve, em forma de áudio, as imagens da tela. O mecanismo informa ao usuário o número de curtidas, comentários e compartilhamentos das postagens e ainda consegue identificar os diferentes tipos de comida, atividades, paisagens e até mesmo se a foto é uma selfie ou não. A tecnologia foi batizada de Automatic Alternative Text (texto automático alternativo), e é uma inteligência artificial desenvolvida a partir do algoritmo do próprio Facebook.

Nova função do Facebook, o Automatic Alternative Text, descreve automaticamente imagens em áudio para usuários com deficiência visual. (Foto: Divulgação)

Para conseguir identificar os mais diferentes tipos de imagens, a ferramenta foi programada da seguinte forma: no caso de uma foto de praia, por exemplo, os especialistas alimentaram a tecnologia com milhares de fotos da paisagem, até que ela conseguisse fazer a associação correta.

Depois que o Automatic Alternative Text reconhece os diferentes tipos de objetos ele cria uma legenda descritiva a partir do seu banco de dados. Então, esta descrição é lida aos usuários por meio do recurso de voz do celular.

Contudo, a ferramenta ainda precisa de melhorias. Ela ainda não consegue ir muito além das figuras básicas na imagem, e também pode dar a descrição errada, caso haja muita informação na foto. Por enquanto, o Automatic Alternative Text só está disponível para iOS, e apresenta apenas legendas em inglês.

De acordo com informações do Facebook, a tecnologia ainda está em fase de testes e, aos poucos, ela será melhorada e disponibilizada para todas as línguas e sistemas operacionais.

O recurso foi desenvolvido pelo grupo de acessibilidade da rede social, que contou com a ajuda de um dos engenheiros do grupo, Matt King. Por ser cego, a experiência de King foi de extrema importância, pois serviu de base para todo o estudo em torno da nova ferramenta.

Confira o vídeo, que mostra o recurso sendo usado pela primeira vez:

comente
- Advertisement -spot_img

Leia também

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias