Implante promove recuperação de movimentos em pessoas paralíticas

Cientistas da NeuroRestore evidenciaram, em um estudo publicado na última semana na revista científica Nature, na Suíça, que conseguiram apresentar a eficácia de um implante de estimulação elétrica peridural em pacientes que ficaram paralisados por lesões da medula espinhal.

Sendo assim, a estimulação foi referente à área responsável pelo controle do movimento das pernas, o que despertou alguns efeitos positivos em alguns participantes. No geral, os cientistas utilizaram a técnica para ajudar a recuperar movimentos de nove pacientes, que apresentaram funções motoras melhoradas  após o encerramento da estimulação do implante.

Além disso, o tratamento provocou um processo de neurorreabilitação onde as fibras nervosas usadas para caminhadas foram responsáveis por se reorganizar. Ainda conforme os cientistas, o estudo auxiliar a entender melhor acerca da reorganização neuronal.

Essa intervenção é importante para o desenvolvimento de tratamentos mais avançados para pacientes paralisados. Nesse sentido, os pesquisadores desejam  manipular esses neurônios para realizar uma regeneração da medula espinhal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *