16.7 C
São Paulo

Por robô ‘faxineiro’, Brasil conquista concurso mundial de robótica

É Pop!

Estudantes brasileiros conquistaram o topo do mundo em uma categoria no RoboCup 2022. Realizado em Bangkok, na Tailândia, neste mês, a competição abrangeu confrontos de robótica. A equipe pertence ao Centro Universitário FEI, localizado em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.

O time deixou para trás 45 rivais com a apresentação de Hera, um robô com linguagem de Inteligência Artificial, a qual faz tarefas domésticas como servir pessoas, remover a mesa, deslocar o lixo para fora, além de outras funções.

Na oportunidade, mais de 3 mil participantes participaram do torneio. Os robôs da categoria At_Home, na qual o Brasil acabou na liderança, são construídos para fazerem atividades relacionadas a serviços, com foco em trabalhos domésticos.

Por consequência, na apresentação aos jurados técnicos, os robôs precisam pegar e manipular distintos objetos, além de mapear ambientes através de sensores, por exemplo. Os comandos são aplicados por meio de um sistema de navegação autônoma.

“Ele [o robô] usa seus sensores, câmera, motores e garras para navegar nos ambientes, manipular objetos e interagir com as pessoas. Durante a competição, as situações não são totalmente pré-configuradas. Embora a casa seja conhecida pelo robô, os objetos, móveis e até o cesto de lixo podem estar em locais diferentes do original. E, mesmo assim, o robô deve localizá-los corretamente para executar as tarefas definidas. Sempre de forma autônoma, sem qualquer intervenção humana”, explica o professor Plínio Aquino Junior, chefe do Departamento de Ciência da Computação e um dos coordenadores do projeto na FEI.

- Advertisement -spot_img

Leia também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias