Acessórios feitos com frutas que iriam para o lixo
Alunos de design do Willem de Kooning Academie, no sul da Holanda, criaram assessórios feitos a partir de frutas que iriam para o lixo. O trabalho dos estudantes rendeu a confecção de bolsas feitas com mangas até abajures criados com polpas de pêssego. Os alimentos utilizados por eles são aqueles que o mercado descarta por não terem um padrão adequado para as vendas, como as frutas mais maduras ou deformadas, por exemplo.
Para criar as peças, os designers se inspiraram em uma técnica utilizada por chefs, em um processo para secar frutas. Com isso eles conseguiram criar um novo tipo de couro ecológico, comercialmente viável. Mas o processo de manufatura ainda está em constante aprimoramento, com o objetivo de achar as combinações de alimentos que formam o tipo de fibra mais resistente para seus produtos.
Segundo dados da ONU, estima-se que 1,3 bilhão de toneladas de alimentos sejam desperdiçadas anualmente. De acordo com o diretor executivo do programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), Achim Steiner, um terço da produção mundial vai parar no lixo. Mas a maior parte da comida que jogamos fora ainda serve para o consumo humano e poderia alimentar mais de 800 milhões de pessoas no planeta.
últimas do POP
-
04/04/2016 Empresa quer bloquear internet de quem faz download pirata
Ler a próxima matéria