16.7 C
São Paulo

A evolução dos autorretratos de Picasso dos 15 aos 90 anos

É Pop!

Desde 1896, ainda com 15 anos de idade, até os últimos anos de vida, o pintor espanhol Pablo Ruiz Picasso produziu autorretratos expressivos e que dizem muito sobre cada momento de sua trajetória. Nascido na cidade de Málaga, o artista se representou de diversas formas, e as diferenças entre a primeira e a última pintura são gritantes. “Quando eu tinha 15 anos sabia desenhar como Rafael, mas precisei de uma vida inteira para aprender a desenhar como as crianças”, diz sua frase célebre.

Apesar de considerarmos o passar dos anos como “evolução”, o próprio Picasso tinha um conceito bem oposto de suas próprias fases ao longo da vida. “Os diferentes estilos que eu tenho usado em minha arte não devem ser vistos como uma evolução, ou como degraus em direção a um ideal desconhecido de pintura”, dizia o pintor.

Diferentes temas inevitavelmente requerem diferentes métodos de expressão. Isso não implica nem evolução nem progresso; é uma questão de seguir a ideia que se quer expressar e o modo como se deseja expressá-la.

comente
Ler a próxima matéria

Vídeo faz Chandler, de “Friends”, dançar “Hotline Bling”

- Advertisement -spot_img

Leia também

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias