13.3 C
São Paulo

Saiba mais sobre os figurinos da quinta temporada de "Game of Thrones"

É Pop!

Em entrevista à Fashionista, a premiada figurinista Michele Clapton conta sobre as mudanças de figurino que aconteceram na mais recente temporada de “Game of Thrones” e como cada roupa foi cuidadosamente pensada para aquela personagem e o seu momento na série. Agora com um episódio faltando pra finalizar essa temporada (e mil fãs intrigados e ansiosos para saber como a quinta temporada vai ser), apontamos as características predominantes dos looks das personagens femininas da série mais badalada do momento. A quinta temporada será a última que contará com os figurinos de Michele Clapton, que estará iniciando um novo projeto.

Daenerys Targaryen

A cada temporada, a Daenerys está portando uma roupa diferente, o que simboliza o seu status e circunstância dentro de Westeros. Ela começou a primeira temporada usando o cabelo solto ou com penteados mais simples e mais roupas escuras e agora, no final da quinta temporada, está com vestidos claros, em tons de branco ou cinza, penteados elaborados e colares feitos para parecer armadura. Segundo Clapton, as cores utilizadas simbolizam o seu novo poder e sensação de imortalidade, além da sensação que agora ela está removida da realidade e intocável. Em muitas cenas dos episódios mais recentes, o contraste da Daenerys de branco, em relação às outras pessoas de Mereen em cores mais quentes, é muito representativo de seu afastamento desses personagens.

Na quinta temporada, a Daenerys só utiliza vestidos longos em tons claros, que simbolizam o seu status de poder e a sua trajetória ao longo da série. (Divulgação: HBO)

Outro detalhe interessante de seus vestidos é que debaixo deles, a Rainha dos Dragões sempre está de calças e botas, mesmo em vestidos mais longos. O raciocínio disso é a sensação de perigo eminente que ronda a sua personagem e o raciocínio de que, a qualquer momento, ela pode precisar fugir. Clapton diz: “Eu gosto dessa sensação de ‘Posso ser essa rainha, mas também posso fugir.’” Outros elementos visuais marcantes são os decotes em V que se fecham em cima, além das mangas que não cobrem os braços mas cobrem os ombros, que é como se fosse revelar algo, mas sem revelar. “Ela quer ser atraente e interessante, mas ao mesmo tempo, quer estar em controle.”

Sansa Stark

O final da quarta temporada foi de grande mudança para a personagem da filha mais velha da família Stark, já que ela foge de King’s Landing, pinta seu cabelo ruivo de preto e tem uma alteração de estilo. Isso tudo simboliza que Sansa deixa seu papel de vítima e passa a tomar conta de seu destino. Também há simbolismo no colar que a personagem usa. Sobre isso, Clapton diz: “A ideia por trás do colar é que a Arya tinha Agulha, sua espada. No final do colar, tem uma ponta afiada, como se fosse uma versão menor da Agulha, mas que pertence à Sansa. É uma representação em joia da Agulha.”

Os episódios mais recentes mostraram a Sansa em vestidos mais escuros e pesados, representativos para a transformação na história. (Divulgação: HBO)

Um look memorável desta temporada foi o seu vestido de casamento, que é uma das peças favoritas da figurinista, apesar de ser incluído em um dos episódios mais tensos da temporada. O vestido contém vários elementos que representam Winterfell, sua cidade, e a sua família, como a gola de pelo que seu pai e seus irmãos usavam quando iam para batalha ou para pescar, e o seu formato foi inspirado nos vestidos que sua mãe usava. O vestido também foi criado tendo em mente a cena controversa de estupro, de tal forma que é foi feito com algodão fácil de ser rasgado e depois costurado de volta. Clapton não estava presente quando filmaram a cena, mas estima que precisaram gravar entre três e quatro takes.

Por ser tão pesado, o vestido também criou um pequeno problema na hora de filmar: ele ficava empurrando a neve em volta e limpava o caminho. Eles tiveram que refazer o caminho com neve a cada take. (Divulgação: HBO)

Myrcella Lannister

Depois de ficar sumida por alguns episódios, nessa temporada Myrcella, filha de Cersei, reaparece crescida, com alguns episódios mostrando a sua vida em Dorne. Tendo em mente que Dorne é considerado um local mais liberal que King’s Landing, suas roupas refletem bem isso: Clapton quis dar a impressão que esses eram vestidos leves, fáceis de tirar e também que Jaime ficasse um pouco “horrorizado” com suas roupas provocantes quando finalmente encontrasse sua sobrinha/filha.

Depois de um tempo sem aparecer, a filha de Lannister surge já crescida e com trajes mais provocantes. (Divulgação: HBO)

Margaery Tyrell

Depois de se casar com Tommen, Margaery conseguiu se tornar rainha e com isso, vem um guarda-roupa novo. As roupas dela estão mais pesadas e cobertas, tendo o mesmo aspecto dos vestidos da Cersei, como se fosse uma “armadura metálica.” Clapton explica: “Margaery não precisa mais jogar o joguinho de ‘oh, não estou vestindo praticamente nada e sou tão novinha!’ Ela pode realmente dizer ‘Sou uma rainha agora’”. Tendo isso em vista, o contraste é sentido ainda mais quando [spoiler!] ela é presa e passa a usar trapos, o cabelo solto e desarrumado, e uma aparência suja de prisioneira.

Na quinta temporada, Margaery se torna rainha e passa a usar vestidos que combinam mais com o seu novo título em King’s Landing. (Divulgação: HBO)

Arya Stark

A filha mais nova dos Starks passou muitos episódios fugindo e usando a mesma roupa – nessa nova temporada, ela queima suas roupas antigas e passa a utilizar roupas que assemelham o papel que ela está interpretando, e não a sua personalidade. “Ao contrário de Sansa, que escolhe mudar e se expressar, a Arya adota roupas ou papéis que são apropriados para a situação que ela está. O seu traje não tem a ver com a Arya, mas sim com a pessoa que ela está interpretando”, que é exemplificado bem em seu papel de Lanna, a menina que vende ostras, esclarece Clapton.

Depois de algumas temporadas disfarçada de menino e fugindo, finalmente Arya teve a oportunidade de trocar o seu visual. (Divulgação: HBO)

Com só um episódio até o final da temporada, estamos ansiosas para conferir o desfecho da quinta temporada e as mudanças que surgirão na próxima temporada, além dos figurinos novos, agora comandados por uma nova figurinista.

comente
- Advertisement -spot_img

Leia também

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias