15.1 C
São Paulo

Relato de Charlie Sheen ajudou na prevenção ao HIV

É Pop!

1Relato de Charlie Sheen ajudou na prevenção ao HIV

 

Pesquisadores da Universidade Estadual de San Diego, nos Estados Unidos, concluíram que o depoimento do ator de Hollywood Charlie Sheen auxiliou na luta contra o vírus HIV. Em novembro do ano passado, o ex-astro da série “Two and a Half Men” veio a público revelar que era soropositivo. O estudo publicado na revista da Associação Médica Americana observa que houve 2,75 milhões pesquisas a mais do que o esperado na internet no dia em que o ator revelou sua história na TV norte-americana.

Na comparação com tendências anteriores, o estudo aponta que as buscas sobre o HIV foram 417% mais frequentes do que o esperado no dia da revelação do artista. Algumas palavras-chaves relacionadas também tiveram alta expressiva. Pesquisas como “onde comprar camisinha” aumentaram 75%, por exemplo, enquanto buscas mais específicas como “sinais de HIV” ou “onde fazer testes de HIV”, cresceram 540% e 214% respectivamente. Os dados são referentes ao dia da entrevista do ator e aos três dias seguintes.

Pesquisas na internet relativas ao HIV aumentaram até 540% após o anúncio de Charlie Sheen (iStock).

Um dos professores da universidade envolvido na pesquisa, John Ayers declara que, apesar de ninguém ser forçado a revelar que é HIV positivo e de todos os diagnósticos serem trágicos, “a revelação do ator Charlie Sheen trouxe benefícios à saúde pública por, potencialmente, ajudar muitas pessoas a aprender sobre HIV e sua prevenção”.

O ator norte-americano Charlie Sheen, de 50 anos, concedeu uma entrevista ao programa “Today”, na rede NBC em novembro de 2015, na qual confirmou ter o vírus HIV. “Estou aqui para admitir que, de fato, sou HIV positivo”, disse ao apresentador Matt Lauer. “Tenho que colocar um fim a essa enxurrada de ataques, meias-verdades e de histórias danosas que afetam a saúde de tantas outras pessoas”, declarou referindo-se aos boatos sobre sua saúde que têm aparecido na imprensa dos Estados Unidos nos meses anteriores.

comente
- Advertisement -spot_img

Leia também

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias