Viena é eleita a melhor cidade do mundo para se viver
A tradicional pesquisa anual realizada pela empresa de consultoria Mercer elegou a capital austríaca Viena como cidade com melhor qualidade de vida no mundo inteiro. A 18ª edição da lista ainda consagrou outra cidade onde se fala alemão, Zurique, na Suíça, e a neo-zelandesa Auckland nas demais posições do top 3. O ranking leva em consideração indicadores de acesso à saúde, qualidade da educação e fatores relativos a habitação e ao meio ambiente.
Das 230 cidades analisadas, havia quatro brasileiras. A melhor colocada foi Brasília, que aparece num tímido 106º lugar. Rio de Janeiro e São Paulo ficaram em posições próximas: 117 e 121, respectivamente. Logo depois, vem a capital do Amazonas, Manaus, na 125ª posição.
Sete dos 10 lugares com a melhor qualidade de vida estão na Europa, e quatro deles, na Alemanha. Munique, Dusseldorf e Frankfurt aparecem em 4°, 6º e 7º, respectivamente. A capital dinamarquesa Copenhague, recentemente considerada a cidade mais felizes do mundo para morar, vem em 9º. Apesar do alto custo de vida, a suíça Genebra e a australiana Sydney também figuram na lista.
Confira o top 10:
1º Viena (Áustria)
2º Zurique (Suíça)
3º Auckland (Nova Zelândia)
4º Munique (Alemanha)
5º Vancouver (Canadá)
6º Dusseldorf (Alemanha)
7º Frankfurt (Alemanha)
8º Genebra (Suíça)
9º Copenhague (Dinamarca)
10º Sydney (Austrália)