16.7 C
São Paulo

Conheça a primeira fazenda controlada por robôs no mundo

É Pop!

 

O Japão não para de surpreender. Depois de anunciar a construção da maior usina solar flutuante do mundo, o país deverá ter, em breve, a primeira fazenda inteiramente controlada por meio de inteligência artificial. A empresa Spread já testou o mecanismo com sucesso em escala menor, em Kameoka, e agora espera colher a primeira plantação de alface, o principal produto da chamada Fábrica de Vegetais, já para a primavera – no Hemisfério Norte – de 2017.

A expectativa é de que o local, localizado na Cidade da Ciência de Kansai, seja capaz de produzir cerca de 11 milhões de pé de alface por ano. A companhia assegura que a fazenda coberta de 4.400 metros quadrados é um ambiente totalmente sustentável: sua construção foi 25% mais barata e o gasto de energia será 30% menor em comparação com outras hortas para o cultivo de alface.

Por ser inteiramente automatizada, a nova fazenda conseguirá produzir 9 mil cabeças de alface a mais do que a sede mais antiga, em Kameoka. De acordo com o site oficial da empresa, o desafio é “cultivar vegetais locais em qualquer lugar do mundo criando um sistema de baixo custo e sustentável que favoreça a expansão global”. O índice de reciclagem de água da Fábrica de Vegetais deverá ser de 98%, o que propiciará um uso de apenas 110 ml de água por pé de alface produzido. Em Kameoka, para efeitos de comparação, são necessários 852 ml de água para cada pé.

Imagens: Divulgação

comente
Ler a próxima matéria

Existe Carnaval em outros países?

- Advertisement -spot_img

Leia também

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias