20.3 C
São Paulo

Engenheiros criam tênis capaz de carregar dispositivos móveis

É Pop!

Já imaginou poder usar a energia produzida pelo seu próprio corpo para carregar seus dispositivos móveis? Esta é proposta de uma dupla de engenheiros da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos. Tom Krupenkin e J. Ashley Taylor desenvolveram o protótipo de um tênis capaz de usar a energia proveniente do impacto da pisada e transformá-la em energia elétrica. O InStep Nanopower funciona por meio de uma pequena bateria escondida na sola, que armazena esta energia gerada durante uma corrida ou uma caminhada.

O InStep Nanopower pode armazenar a energia gerada durante uma corrida ou uma caminhada e transformá-la em energia elétrica. (Foto: Divulgação)

Segundo Krupenkin, estimativas mostram que o impacto de uma caminhada pode produzir até 10 watts por sapato, mas que normalmente essa energia é desperdiçada em forma de calor. Um total de 20 watts seria bastante significante para a vida dos usuários, uma vez que um smartphone opera em média com menos de dois watts.

O sistema utiliza nanopartículas de metal líquido, localizadas dentro de pequenas bolsas instaladas no solado, próxima dos dedos e no calcanhar, para poder transformar o calor em energia elétrica. Depois de terminar o treino, basta o indivíduo conectar seu smartphone, tablet ou outro dispositivo diretamente no calçado por meio de um cabo micro-USB.

Uma caminhada pode produzir até 10 watts por sapato, o suficiente para carregar um smartphone ou qualquer outro dispositivo móvel. (Foto: Divulgação)

Atualmente, Krupenkin e Taylor estão à procura de parceiros para ajudá-los a comercializar o InStep Nanopower.

comente
- Advertisement -spot_img

Leia também

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias