17.1 C
São Paulo

Cientistas fazem bateria ecossustentável a partir de folhas

É Pop!

 

Você já cogitou a possibilidade de que as folhas que preenchem uma árvore podem ser, na verdade, pequenas baterias? Essas estruturas armazenam energia para que a árvore utilize em um momento posterior. Alguns cientistas têm aproveitado esse processo natural do reino dos vegetais para criar literalmente baterias de folhas, uma alternativa ecossustentável às amplamente utilizadas pilhas e baterias de lítio.

Pesquisadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, estavam curiosos para encontrar um veículo perfeito e barato para servir como terminal negativo (ou ânodo) das baterias, e no final das contas, só precisaram olhar para o terreno que estava ao redor. “Folhas são tão abundantes. Tudo que tivemos que fazer foi escolher uma do jardim aqui no campus”, disse Hongbian Li, autor do estudo e membro atual do Centro Nacional de Nanociência e Tecnologia de Pequim.

A folha de carvalho foi a escolhida para o experimento, mas os cientistas vão atrás de outras espécies que possam armazenar ainda melhor a energia (iStock).

“A forma natural de uma folha já corresponde às necessidades de uma bateria”, explicou Fei Shen, outro autor da pesquisa. Isso porque a folha, por si só, possui uma área de superfície pequena e estruturas internas que podem abrigar os eletrólitos de sódio que são utilizados. Os cientistas queimaram uma folha de carvalho a 1.000°C para desfazer as estruturas de carbono existentes, mantiveram-na por uma hora a 16°C negativos, para criar novas nanoestruturas e, então, introduziram os eletrólitos aos poros naturais da folha para absorção. O ânodo da bateria composta pela folha foi capaz de armazenar 360 mAh por grama de seu peso. Apesar de ser uma quantidade pequena, trata-se apenas de um experimento inicial para verificar modos novos de utilizar o sódio em vez do lítio, e que pode evoluir para uma grande alternativa ecossustentável.

O grupo continuará os experimentos com outras folhas, de várias formas e tamanhos, para descobrir qual a melhor estrutura de armazenamento energia. Apesar disso, sabe-se que outros materiais naturais também podem funcionar, como musgo de turfa e cascas de banana e de melão. Consegue se imaginar carregando seu smartphone com uma barata e ecologicamente correta bateria de folha? É possível que, em um futuro não tão distante, isso seja uma realidade.

Tags

comente
Ler a próxima matéria

Estudantes criam jaqueta especial para ajudar refugiados

- Advertisement -spot_img

Leia também

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias