Empresa quer bloquear internet de quem faz download pirata
Uma companhia norte-americana pretende cancelar o acesso de um usuário à internet caso ele tenha o costume de baixar filmes, séries ou músicas ilegalmente. A Rightscorp é uma empresa antipirataria que cobra direitos autorais para seus clientes, que são estúdios de cinema, gravadoras e desenvolvedores de jogos. Um plano está sendo desenvolvido para que a navegação dos usuários que baixam pirataria só seja liberada após pagamento.
A mando dos proprietários de direitos autorais, a Rightscorp rastreia os endereços IP de quem baixou os produtos culturais por torrent e em seguida lhes envia cartas ameaçando processá-los. Por fim, a empresa um acordo extrajudicial com um valor relativamente baixo.
O modelo de negócios é quase extorsão e não tem dado muito certo, já que a empresa operou no prejuízo em 2015. Por isso, a Rightscorp agora quer convencer os provedores de internet a bloquear o navegador dos internautas até que a “multa” seja paga. “Se uma conta de internet receber um certo número de avisos ao longo de um determinado período de tempo, a tela não poderá ser ignorada até que o pagamento seja recebido”, explicam os responsáveis, em um comunicado.
Até o momento, não há registros de nenhuma empresa que tenha realizado um bloqueio e pedido dinheiro para removê-lo. Mas isso não desmotiva a Rightscorp, que tenta convencer os provedores a se tornarem mais rígidos: “[os provedores] precisam trabalhar com detentores de direitos autorais para reduzir infratores reincidentes… ou enfrentar dívidas significativas”.
últimas do POP
-
04/04/2016 Empresa quer bloquear internet de quem faz download pirata