20.3 C
São Paulo

Facebook diminuirá exposição de material político no Brasil

É Pop!

Dona do Facebook, a Meta anunciou, na última quinta-feira (7), a medida de reduzir o conteúdo de teor político exposto no feed de notícias da plataforma no Brasil. Com sucesso em outros países, a intervenção é uma resposta a pesquisas feitas com usuários que tinham o desejo de visualizar menos conteúdo deste tipo na rede social.

“A partir de hoje [quinta-feira], daremos menos ênfase a comentários e compartilhamentos para determinar a distribuição de conteúdo político no Facebook do país”, pontua a Meta, em comunicado oficial divulgado à imprensa.

Ainda de acordo com a companhia, a mudança no feed vai acontecer gradativamente nas próximas semanas. Na contemporaneidade, o país acumula cerca de 142 milhões de usuários no Facebook. Além disso, existe uma conexão entre material de política e publicações que estimulam discursos de ódio.

“Embora tenhamos times dedicados e políticas para esses temas, essa mudança no ranking também ajuda a lidar com esse tipo de conteúdo problemático”, reforça a empresa.

A princípio, os testes para diminuir o conteúdo político no feed do Facebook no Brasil estão em vigência desde fevereiro de 2021. A Meta, naquela oportunidade, buscava começar um processo de reabilitação de imagem depois das controversas eleições de 2016 nos Estados Unidos, assim como a polêmica da Cambridge Analytica.

Por fim, a alteração nas características de alcance ocorre a três meses do período de eleição presidencial no Brasil. Porém, a companhia reforça que não possui instruções direcionadas ao prazo eleitoral. Ainda assim, existe um acordo de cooperação com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que leva em consideração o estabelecimento de um canal de denúncias para a entidade.

- Advertisement -spot_img

Leia também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias