Instagram recebe multa da Irlanda por uso de dados de crianças

Uma multa recorde avaliada em 405 milhões de euros foi instaurada pelo regulador de privacidade de dados da Irlanda contra o Instagram. O fato aconteceu após uma investigação sobre o uso de dados de crianças. A análise começou em 2020.

Menores entre 13 e 17 anos, os quais tinham permissão para operar contas comerciais foram os alvos da operação. A atitude facilitou a divulgação do número de telefone e/ou endereço de e-mail dos usuários.

“Adotamos nossa decisão final na sexta-feira passada e ela contém uma multa de 405 milhões de euros”, frisa o porta-voz do Comissário de Proteção de Dados (DPC) da Irlanda, que é o principal regulador da controladora do Instagram, Meta.

Google homenageia bicentenário de independência no Brasil

A página oficial do Google, chamada por “Doodle”, adaptou a logomarca para uma homenagem aos 200 anos da Independência do Brasil, na última quarta-feira (07). Ao clicar no gadget, o internauta foi automaticamente encaminhado a uma página específica que divulga resultados acerca da história e das comemorações do 7 de setembro.

Além disso, o link também ampliou o leque de adequações, quando passou a responder “Qual é o significado do 7 de setembro”, além de outros questionamentos, como por exemplo: “Qual o motivo para comemorar o Dia da Pátria no dia 7 de setembro?”.

Uma das notícias mais atualizadas do 7 de setembro envolveu o desfile realizado pelo presidente Jair Bolsonaro e manifestações contrárias ao seu governo. Outra medida recente lançada pelo Google no ambiente da política nacional foi a publicação de novas notícias acerca do suporte para os eleitores, além de contribuir para a integridade das Eleições Presidenciais de 2022.

Ministério da Justiça aplica multa de mais de R$ 10 milhões à Apple

O Ministério da Justiça definiu a suspensão de venda de iPhone fabricado sem carregador e gerou multa de R$ 12 milhões para a Apple. O despacho já foi divulgado no Diário Oficial da União (DOU) da última terça-feira (06).

“Aplicação de sanção de multa no valor de R$ 12.274.500 (doze milhões duzentos e setenta e quatro mil e quinhentos reais), cassação de registro dos smartphones da marca iPhone introduzidos no mercado a partir do modelo iPhone 12 e suspensão imediata do fornecimento de todos os smartphones da marca iPhone, independentemente do modelo ou geração, desacompanhados do carregador de bateria”, diz o texto do comunicado oficial.

No entanto, o MJ tomou a decisão de não aplicar prontamente a multa diária uma vez que a Apple sequer suspenda as vendas dos celulares sem carregador. Dessa forma, a pena será aplicada posteriormente, caso seja verificado que a empresa driblou a proibição.

A Apple relatou que planeja recorrer da decisão e que continuará trabalhando para sanar as preocupações da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), departamento relacionado ao Ministério da Justiça que decidiu pela multa. 

Honda fecha parceria para fabricação de metais usados em baterias

A Honda decretou uma parceria com a empresa de trading Hanwa para selar estabilidade na fabricação de metais usados em baterias de veículos elétricos. É o que garantiu a montadora japonesa na última terça-feira (06). Dessa maneira, a empresa vai poder adquirir metais essenciais como níquel, cobalto e lítio por meio da parceria entre médio a longo prazo.

Os elementos serão comprados estará no meio dos vários desafios com o intuito das montadoras em todo o mundo ficarem sacramentadas, isso porque regulamentações ambientais mais protetivas estão acelerando a produção, assim como as vendas de carros eletrificados e menos poluentes.

Em síntese, a Honda relata que optou pela Hanwa em função da força na aquisição de recursos. Ainda neste ano, a Honda definiu uma meta de lançar 30 modelos de veículos eletrificados globalmente e fabricar mais de 2 milhões de unidades por ano no segmento até 2030.

Por fim, a proposta é comercializar somente veículos totalmente elétricos e veículos elétricos a célula de combustível até 2040.

TikTok rebate crítica sobre vazamento de dados

O TikTok enfrentou um amplo vazamento de dados recentemente, de acordo com informações obtidas por especialistas de segurança como a BeeHive e publicadas pela revista Bloomberg. Contudo, a empresa negou que os dados teriam sido vazados.

Dessa maneira, um grande pacote de informações da plataforma estará sendo comercializado em um fórum da dark web. Rumores indicam que informações de usuários estariam sido publicadas, porém, senhas não teriam sido divulgadas até o momento.

Acima de tudo, a amostra de dados publicada acumula 74 arquivos envolvendo o TikTok, bem como registros do PayPal e tags populares entre usuários. Conforme a Bloomberg, algumas informações presentes no pacote podem ser públicas, porém existe a chance de o vazamento conter dados pessoais.

Por fim, a Microsoft identificou uma grave vulnerabilidade de segurança na rede social. Em resumo, a falha em questão possibilitava roubar dados de usuários com poucos cliques. Do contrário, a ByteDance, proprietária da rede social, nega que os dados teriam sido retirados dos servidores da empresa.

Instagram recebe multa milionária por violação de privacidade na UE

O Instagram recebeu a sanção para quitar uma dívida avaliada em 405 milhões de euros. Pertencente ao grupo Meta, a rede social contempla um recorde acerca de falhas no tratamento de dados pessoais de menores de idade. O anúncio foi feito, na última segunda-feira (05), pelo o regulador irlandês, que atua em nome da União Europeia (UE).

“Adotamos nossa decisão final na sexta-feira passada e prevê uma multa de 405 milhões de euros. Os detalhes serão publicados na próxima semana”, falou um representante da Comissão Irlandesa de Proteção de Dados (DPC), em entrevista à AFP.

A decisão pode ser considerada como a mais rígida decretada por esta autoridade nos últimos quatro anos. Na oportunidade, o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) entregou mais poder aos reguladores para proteger os consumidores frente à dominação do Facebook, Google, Apple e Twitter.

Empresa-mãe do Instagram e do Facebook, a DPC é supervisionada pela UE da Meta, tem sua sede regional na Irlanda. Além disso, um porta-voz da Meta indicou ao canal uRTE que o grupo visa recorrer à decisão, justificando que a investigação teve foco em parâmetros que foram alterados há um ano.

Conheça projetos NFTs da Copa do Mundo 2022

Os fãs da Copa do Mundo e do universo digital têm motivos para comemorar. A FIFA anunciou o lançamento de uma plataforma NFT e o World Cup Fans, marketplace de NFTs do evento, foi lançado na semana passada. 

FIFA lança plataforma NFT

Na última sexta-feira (dia 2), a FIFA anunciou que vai lançar a FIFA+ Collectible, plataforma baseada no blockchain Algorand, em que os usuários vão poder colecionar NFTs da Copa do Mundo, tanto da edição masculina, quanto da feminina. Os NFTs vão incluir artes, imagens e vídeos de momentos icônicos das partidas. A plataforma deve ser lançada ainda em setembro, mas o anúncio não especificou a data. A FIFA também contou que mais detalhes de projetos e coleções futuras devem sair em breve. Para saber mais notícias, você pode acompanhar as redes oficiais do projeto, que já conta com Twitter, Facebook e Instagram, além de uma comunidade no Discord com mais 1,6 mil membros. 

Romy Gai, Chefe de Negócios da FIFA, afirmou que a comunidade dos fãs de futebol está mudando e está procurando novas formas de engajar com o esporte. Gai ainda disse que “este empolgante anúncio torna os colecionáveis da FIFA disponíveis para qualquer fã de futebol, democratizando a habilidade de possuir uma parte da Copa do Mundo FIFA. Assim como itens esportivos e figurinhas, esta é uma oportunidade acessível para fãs ao redor do mundo se engajarem com seus jogadores preferidos, momentos e mais nas novas plataformas”.

Sean Ford, CEO da Algorand, blockchain em que a plataforma se baseia, explicou que o projeto é a primeira representação da parceria anunciada entre a FIFA e a Algorand. “O compromisso que a FIFA fez em criar uma ponte para a Web3 possibilitada pela Algorand, é uma prova do seu espírito inovador e desejo de se engajar com fãs de futebol ao redor do mundo direta e perfeitamente”, afirmou Ford. 

World Cup Fans

A plataforma baseada no blockchain Polygon transforma vídeos de momentos icônicos da Copa em NFTs, cada um com um número único de edição, que podem ser adquiridos e negociados no marketplace. A ideia é um pouco semelhante ao famoso projeto da Dapper Labs com a NBA, o NBA Top Shot, que coleciona momentos das partidas em tokens não fungíveis. 

Os NFTs se dividem em quatro categorias com diferentes níveis de raridade e de preço. Quanto mais raros forem os tokens, maior o acesso do usuário dentro do metaverso do World Cup Fan:

  • Legendary Moments 
  • Rare Moments 
  • Fandom Moments
  • Common Moments 

A cada dia o usuário terá um limite de tempo para adquirir os tokens de categorias mais raras. Os primeiros NFTs da categoria Legendary Moments foram lançados para comemorar o lançamento da plataforma na semana passada com o pacote “Hands of God” (Mãos de Deus). A longo prazo, o objetivo do WCF é continuar a lançar novos NFTs, coleções com desafios jogáveis, e outras utilidades para os donos dos itens. 

Para começar sua coleção, você precisa ter pelo menos 18 anos, ser residente de um dos países que vão participar do torneio e criar a sua conta no site oficial do WCF.

Ásia: Robôs servem café e suportam malas

A Rice Robotics lançou no mercado tecnológio alguns robôs que atuam como entregadores de café e carregador de malas de viagem. Eles têm trabalhado pelos corredores do centro de inovação Cyberport, em Hong Kong. Um dos objetos se chama Rice Robot.

Caracterizado por ser um cubo branco de pequeno porte, ele é semelhante ao robô R2D2 de Star Wars na forma. Por outro lado, o objeto possui olhos arregalados semelhantes ao de WALL-E, da Pixar. No café HFT Life, o robô entrega bebidas por meio de um compartimento em sua “cabeça”. Esse trecho é desbloqueado pelo cliente com um código enviado via celular.

Em Hong Kong e no Japão, por exemplo, o compacto robô oferece mais opções de serviços. No hotel Dorsett Wanchai, em Hong Kong, o robô é um carregador de malas e também oferece serviço de quarto aos hóspedes. Já na capital japonesa, ele entrega lanches para os funcionários na sede do Grupo SoftBank, direto da loja de conveniência 7-Eleven localizada no prédio.

Para Viktor Lee, fundador e CEO da Rice Robotics, Rice é considerado “o robô amigo da vizinhança”. O gestor ainda acredita que ele possa ajudar o setor de hospitalidade a combater a fraqueza de mão de obra que vai de encontro ao envelhecimento da população.

“Mesmo depois da Covid, as pessoas estão prestando muita atenção às formas de contato”, diz Lee.

Apple libera atualização para iPhone lançado em 2013

Na última quarta-feira (31), a Apple libertou uma atualização do iPhone 5S. O detalhe é que, o modelo, foi lançado há quase nove anos, mais precisamente em novembro de 2013. Além disso, outros lançamentos antigos também vão poder ser contemplados pelo o iOS 12.5.6.

É o caso, por exemplo, dos seguintes modelos: iPhone 5s, iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPad Air, iPad mini 2, iPad mini 3 e iPod touch (6ª geração). No entanto, vale lembrar que esses aparelhos estão sem receber atualizações a partir do iOS 13 em diante. A novidade ainda corrige uma falha no sistema anterior, que possibilitava a operação de códigos maliciosos ao software da empresa.

Do mesmo modo, outra vulnerabilidade, a qual estava presente no WebKit, está relacionada a aplicação de pesquisa por trás do browser Safari. Lançado em 2013, o iPhone 5S surgiu como smartphone topo de linha da Apple, ao lado do iPhone 5C, opção mais barata.

Na oportunidade, o 5S chegou ao mercado com a novidade do leitor biométrico para destravar o aparelho por meio da utilização das impressões digitais do usuário e um processador mais rápido, de 64-bit.

Pesquisa indica assinatura abaixo da metade de WhatsApp Premium

Encomendada pela Mobile Time, uma pesquisa concluiu que pouco menos da metade dos brasileiros têm interesse em pagar a versão premium dos recursos extras no WhatsApp. Cerca de 43% dos participantes responderam que assinariam uma modalidade “premium” do popular aplicativo de mensagens.

O questionamento que ficou é: “Se o WhatsApp lançasse uma versão ‘premium’, com funcionalidades exclusivas e melhor performance, você assinaria?”. Algumas faixas de preço estariam disponíveis, onde grande parte do público poderia pagar apenas R$ 5 mensais. Um total de 2% dos entrevistados aceitariam pagar até R$ 50 ao mês.

Apesar da ausência da citação sobre quais seriam as “funcionalidades exclusivas”, aproximadamente 43% dos entrevistados acreditam que o investimento seria proveitoso. A maioria deles não pagaria por uma versão “premium” do WhatsApp, o que gera 57% dos participantes.

O levantamento foi realizado de 13 a 27 de julho. No máximo, 2.073 pessoas foram entrevistadas, com mais de 16 anos e possuidoras de um smartphone com acesso à internet. A margem de erro é de 2,1 pontos.