Cadeira de rodas sobe escadas automaticamente
Uma cadeira de rodas motorizada foi desenvolvida por um grupo de estudantes suíços com o objetivo de amenizar um incômodo frequente na vida dos cadeirantes: as escadas. A Scalevo é uma cadeira de rodas elétrica que dá mais liberdade e autonomia para os deficientes.
A equipe quis criar uma cadeira que pudesse ser usada normalmente durante o dia com o diferencial de subir e descer escadas sem ajuda de pessoas ou de outros objetos. O funcionamento se deve a faixas de borracha que ficam entre as duas rodas, lembrando bastante o robô do filme “Wall-e”.
A equipe do projeto contava com alunos de engenharia mecânica e elétrica do Instituto Federal Suíço de Tecnologia e da Universidade de Zurique das Artes. Apesar de projeto ser apenas um protótipo sem planos para ser produzido em larga escala, a ideia e a realização satisfatória abrem portas para novas tecnologias voltadas para melhorar a qualidade de vida dos deficientes.
A importância de projetos assim pode ser vista na quantidade de pessoas que seriam beneficiadas. No Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 45 milhões de brasileiros declaram ter alguma deficiência. Desses dados, a deficiência motora aparece como segunda mais relatada com mais de 13 milhões de pessoas.
Em 2012, um outro equipamento que possibilitava ao deficiente subir e descer escadas já havia chegado ao Brasil. O projeto conta com três rodas que giram entre si, que travam nos degraus para que a cadeira não volte para trás. No entanto, a cadeira precisava da ajuda de uma terceira pessoa para subir, não dando toda a independência para o cadeirante.
últimas do POP
-
04/04/2016 Empresa quer bloquear internet de quem faz download pirata