Designer imagina o futuro dos shoppings com realidade virtual

Allison Crank é um designer e cineasta britânico e, para ele, o futuro dos shopping centers está relacionado à realidade virtual. Em sua tese de mestrado, Crank propôs a ideia do “The Reality Theater: Shopping In the Ludic Century”, um centro de compras com uma paisagem psicodélica, cheia de neons e imagens holográficas. Para o designer, por meio de dispositivos de realidade aumentada, o público poderia usufruir de um espaço que une o mundo virtual e o real.

Allison Crank acredita que a realidade virtual pode reestruturar o lado social dos shoppings. (Foto: Reprodução/Vimeo)

Em 1956, Victor Gruen inventou o conceito do shopping center, com o objetivo de oferecer às pessoas um lugar para socializar e fazer compras. Hoje, as práticas de e-commerce já começaram a mudar o hábito de consumo da população. E enquanto a facilidade de um clique cumpre o propósito consumista de Gruen, ele ignora o elemento de lazer. Segundo Crank, a realidade virtual é uma maneira de reestruturar o lado social dos centros de compras.

Certa ou não, a ideia de Crank não está assim tão distante da nossa realidade. Com os avanços tecnológicos que temos hoje, não seria difícil construir este espaço maluco imaginado pelo designer.

Tags

comente
Ler a próxima matéria

Passo a passo: Faça uma massagem facial antiflacidez