Cientistas criam super HD que pode durar 13 bilhões de anos
Pesquisadores da Universidade de Southampton, na Inglaterra, criaram um super HD que já está sendo considerado uma das formas mais seguras de se proteger arquivos e documentos. O chamado 5D é um mini-disco do tamanho de uma moeda capaz de armazenar até 360 terabytes. Ele é tão resistente que os especialistas ainda não conseguiram prever quanto tempo vai durar para que o objeto pare de funcionar em condições normais. Para conseguir queimar o produto, por exemplo, seria preciso expô-lo a uma temperatura de 1.000 °C.
O 5D é formado por nanoestrturas de quartzo, a qual, segundo os cientistas, pode permanecer intacta por cerca de 13,8 bilhões de anos – mais do que o triplo da idade da Terra. Para conseguir tamanho de armazenamento e resistência em uma superfície tão pequena, especialistas afiram ter usado cinco dimensões. Além do diâmetro, largura e profundidade, a leitura dos dados também leva em conta a forma e velocidade com que lasers emitidos por leitores entram no objeto.
Entre os documentos mais importantes “eternizados” no 5D estão a Bíblia, Óptica (livro escrito por Isaac Newton), a Magna Carta, e a Declaração dos Direitos Humanos. “É emocionante pensarmos que criamos uma tecnologia para preservar documentos e informações que podem ser armazenadas no espaço para futuras gerações. Essa tecnologia pode servir como uma última evidência de nossa civilização: tudo que aprendemos não será esquecido”, afirmou em comunicado Peter Kazansky, professor da Universidade e responsável pelo projeto.
últimas do POP
-
03/03/2016 Jout Jout representa o Brasil em nova campanha do YouTube