20.3 C
São Paulo

Investimento em vacinas tem retorno 44 vezes maior

É Pop!

Uma pesquisa realizada por Sachiko Ozawa, cientista assistente da Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, dos Estados Unidos, afirma que os governos devem continuar seus investimentos em vacinas. A constatação parece óbvia, mas os motivos, nem tanto. Além da conhecida vantagem de prevenir diversos tipos de doença, os ganhos provenientes das vacinas podem se estender à economia, gerando um retorno até 44 vezes superior ao valor investido.

A primeira vacina da história foi criada pelo naturalista e médico britânico Edward Jenner, que possibilitou uma imunização contra a varíola no século 18, e desde então este é o método mais eficaz de prevenir contrações de doenças e possíveis epidemias. Por meio da análise de países de baixa e média renda e de gastos diretos e indiretos em relação a doenças que podem ser prevenidas, foi possível constatar um retorno econômico efetivo.

Analisando países de baixa e média renda e seus devidos gastos com doenças, foi possível constatar uma economia de até 44 vezes a unidade investida inicialmente (iStock).

Apenas nas despesas diretas de atendimento ao paciente, verificou-se uma economia de 16 dólares para cada dólar investido inicialmente (transformando os valores em reais, a proporção continua a mesma). Indo além, e examinando os benefícios indiretos, como maiores expectativa e qualidade de vida e a redução dos gastos do governo com tratamentos, observa-se que a redução de investimentos pode chegar a 44 por unidade investida. Essa quantia economizada, então, pode ser aplicada em diversos setores que tragam outras vantagens para a população.

A grande quantia economizada pelo governo pode, então, ser aplicada a diversos outros setores (iStock).

Para alcançar esse resultado surpreendente, o estudo examinou apenas 10 tipos de vacina, incluindo as de febre amarela, hepatite B, HPV e sarampo, o que já demonstra o extenso benefício do método para a saúde pública, de forma geral.

comente
Ler a próxima matéria

Ilustrações retratam a beleza da vida solitária

- Advertisement -spot_img

Leia também

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias