Irmã Wachowski conta por que se assumiu transexual
Seguindo o exemplo de sua irmã Lana, Lilly Wachowski veio a público no mês de março anunciar que é transgênero e deixará de usar o nome Andy, com o qual ficou mundialmente famosa junto de sua irmã em 1999, com a ficção “Matrix”. Em sua primeira aparição em eventos após se declarar trans em um artigo de jornal, Lilly explicou melhor aos jornalistas que cobriam o GLAAD Media Awards por que ela tomou a decisão de falar abertamente sobre o assunto:
Sendo transgênero, eu tenho me escondido durante toda a minha vida. Estou indo contra todos os seus instintos, cada fibra do meu ser, para estar aqui agora e falar sobre a minha transexualidade. Mas eu tenho que fazer isso. Eu preciso porque as pessoas estão morrendo.
Na sequência, a cineasta esclareceu que se referia ao crescente número de pessoas trans assassinadas nos Estados Unidos ao longo dos últimos anos. E se a situação está difícil lá, imagine aqui no Brasil, que possui o péssimo status de país que mais mata transexuais no mundo inteiro. “Nós vamos encarar de frente e garantir o que é nosso em termos de dignidade básica de direitos humanos”, concluiu. Lilly subiu ao palco para receber o prêmio de melhor série dramática para “Sense8”.