20.1 C
São Paulo

Exposição com obras icônicas de Frida Kahlo chega ao Brasil

É Pop!

Os fãs da artista Frida Kahlo tem o que comemorar! A exposição “Frida Kahlo e as mulheres surrealistas do México” que estava prevista para chegar ao Brasil no segundo semestre deste ano, está confirmada para setembro. As obras serão exibidas no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo.

A exposição ainda não tem data de abertura confirmada, mas será realizada no mês de setembro. (Foto: Reprodução/Getty Images)

Como o próprio nome sugere, a mostra conta não só com obras de Frida, mas com produções de artistas como Remedios Varo, Lenora Carrington e Maria Izquierdo. Ainda não há muitos detalhes sobre a exposição deste ano, mas, pela repercussão que Frida costuma fazer com o público brasileiro, já podemos esperar um grande sucesso.

No ano passado, a exposição “Friha Kahlo – As suas fotografias” em Curitiba, que mostrava a vida íntima e a trajetória da artista, bateu recorde de visitações. Mais de sete mil pessoas foram conferir o acervo do Museu Oscar Niemeyer, que contava com 250 retratos da artista em momentos pessoais com a família e amigos.

A artista, que é considerada uma das maiores pintoras do século 20 e um ícone do poder feminino, é conhecida por seus autorretratos com cores vibrantes e traços surrealistas. (Imagem: Reprodução/Facebook)

Em suas obras é possível observar as emoções que passaram por sua vida, que foi marcada por tragédias. Aos 18 anos, Frida sofreu um grave acidente e teve que fazer trinta operações durante a vida. Nesse meio tempo, a artista criou a tela “Autorretrato” em vestido de veludo, um grande marco de sua carreira.

As mulheres realistas do México

“El Idilio” – Maria Izquierdo, 1946. (Imagem: Reprodução/Museo Blaisten)

Dentre as outras artistas que terão suas obras expostas ao lado das de Frida Kahlo estão Remedios Varo, Lenora Carrington e Maria Izquierdo. Maria Izquierdo, que é a única nascida no México, foi a primeira mexicana a expor suas obras fora do país, no ano de 1930,em Nova York.

Obra de Leonora Carrington. (Imagem: Reprodução/Leonora Carrington)

Leonora Carrington é da Inglaterra, mas viveu no México a maior parte de sua vida e foi escritora, escultora e pintora surrealista.

Já Remedios Varo é uma pintora surrealista espanhola que depois de ter se mudado para Maria durante a Guerra Civil Espanhola, foi exilada e se mudou para a capital mexicana.

“El Hambre” – Remedios Varo, 1938. (Imagem: Reprodução/Remedios Varo)

As datas de abertura e de encerramento ainda não foram confirmadas, mas você já pode ir procurando passagens de setembro para fazer uma visitinha para a capital paulista.

comente
- Advertisement -spot_img

Leia também

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias