17.1 C
São Paulo

Escritora Harper Lee morre aos 89 anos

É Pop!

A escritora norte-americana Nelle Harper Lee, que ganhou o Prêmio Pulitzer de Ficção em 1961 pela obra “O Sol é Para Todos” (“To Kill a Mockinbird”), morreu aos 89 anos de idade. A notícia foi dada primeiramente por um site de notícias locais do estado de Alabama, nos Estados Unidos, sendo confirmada na sequência pela agência Reuters. Harper Lee morava em uma casa de repouso em sua cidade natal, Monroeville, e sofria de deficiências visuais e auditivas.

Em 2007, Harper Lee recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade do então governante Gorge W. Bush (Getty Images).

A obra-prima da autora, que vendeu mais de 30 milhões de cópias e foi escolhido pelo Library Journal como o melhor romance do século 20, emocionou jovens e adultos de diversas gerações ao tratar de temas polêmicos como racismo e a injustiça presente no sul dos Estados Unidos na era da depressão. “Lee escreve com uma afeição gentil, um humor rico e uma profunda compreensão da vida familiar de uma cidade pequena do Alabana”, diz uma resenha do jornal The New York Times do ano de 1960. “Os diálogos das personagens variadas e revigorantes da Senhorita Lee são um deleite constante em sua autenticidade e rápida revelação de personalidade”.

Após o lançamento de “O Sol é Para Todos”, a autora se recolheu da vida pública, tendo se recusado a dar entrevistas nas últimas décadas. Depois de todos esses anos sem publicar outro livro, foi lançado em 2015 o romance “Vá, Coloque um Vigia” (“Go Set a Watchman”) pela editora Harper Collins, após ter sido encontrado o manuscrito da autora no ano anterior. A recente publicação dá continuidade à história anterior, com os mesmos personagens, mas 20 anos mais tarde. Sucesso de lançamento, o livro teve a maior pré-venda dos Estados Unidos desde “Harry Potter”, com a soma de 1,6 milhão de exemplares em papel.

O recém-publicado “Vá, Coloque um Vigia” foi sucesso de pré-vendas nos Estados Unidos, com a soma de 1,6 milhão de exemplares em papel (Getty Images).

Segundo um amigo próximo, Wayne Flynt, a escritora teria trabalhado em um terceiro romance, até então não divulgado. O motivo exato da morte de Harper Lee ainda não foi comunicado oficialmente.

comente
- Advertisement -spot_img

Leia também

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias