Estudantes fumam mais maconha do que cigarro, diz pesquisa
Pela primeira vez em 35 anos, o número de estudantes que fumam maconha regularmente superou o daqueles que consomem cigarro todos os dias. A pesquisa, divulgada pela University of Michigan’s Monitoring the Future, apontou que cerca de 5,9% dos americanos em idade universitária usam maconha frequentemente. Enquanto isso, apenas 5,2% dos universitários confessou ter fumado cigarro nos últimos 30 dias.
O estudo indica que os altos índices de consumidores de maconha podem ser um reflexo de uma mudança no pensamento da sociedade sobre o uso da erva. De acordo com os pesquisadores, os universitários não vêem mais a maconha como algo prejudicial.
Segundo uma pesquisa feita pela Eureka Alert, apenas 35% dos americanos entre 19 e 22 anos entrevistados em 2014 acreditam que a maconha faz mal. O número ficou bem abaixo dos 55% jovens que responderam a pesquisa em 2006.
O principal pesquisador do estudo, Lloyd Johnston, explica que nos últimos oito anos houve um crescimento do uso de maconha em todo o país e, devido a isso, o número de usuários nas universidades e colégios também cresceu.
Já uma explicação para o declínio do cigarro pode ser o crescimento nas vendas de cigarros eletrônicos, já que 9,7% dos universitários confessaram ter usado esse tipo de dispositivo nos últimos 30 dias.