Veja as melhores dicas para proteger sua Wallet de Criptomoedas

Um dos diversos motivos do qual as Criptomoedas nos últimos três anos viraram um fenômeno, se dá pela sensação de controle total do seu patrimônio, isso porque, os donos das Criptos atuam como seus próprios bancos, sem uma “mão maior” trabalhando pelo seu dinheiro. Muito disso se deve as Wallets, traduzido literalmente do inglês, carteira, onde tem de estar situado as Criptomoedas do usuário.

No entanto, apesar de benéfica, tal liberdade traz algumas consequências que fazem com que os portadores de Criptomoedas tenham de tomar cuidado redobrado em uma rede que apesar de segura, não é totalmente dominada como o sistema bancário comum.

Sendo assim, é muito importante que antes de entrar nesse universo seja pesquisado e medidas de proteção sejam tomadas, aprendendo a proteger sua Wallet de golpes e hackers que estão na rede.

O que é uma Wallet?

Resumindo, a Wallet é literalmente uma carteira no qual as Criptomoedas são armazenadas, como em uma espécie de conta corrente ou algo do tipo.

As Wallets além da função de armazenar dinheiro, também serve como ferramenta para interagir diretamente com uma rede blockchain, depositando dinheiro em Jogos NFT, comprando Tokens Não Fungíveis (NFTs) ou até mesmo adquirindo outros ativos.

Existem vários tipos de Wallets, mas que inicialmente, são basicamente divididas em três grupos: as de software, de hardware e as paper wallets.

Cada uma delas possui seu sistema de mecanismo de funcionamento próprio, do qual se criam outros subgêneros, as Wallets “quentes” ou “frias” (hot/cold wallets), sendo que cada uma delas oferece níveis de segurança diferentes.

No geral, a maioria das Wallets são baseadas em software, por ser o método menos complexo e mais abrangente quanto a público.

Já as Wallets baseadas em hardware tem seu foco voltado a ser uma alternativa mais segura, com um sistema de segurança mais sofisticado porém mais complexo.

Agora, a paper wallet, é literalmente uma “carteira” impressa em um pedaço de papel, que inclusive é pouco utilizada, devido a seu uso obsoleto e nada confiável a efeito de comparação com as duas anteriores citadas.

Medidas importantes para proteger as Wallets de Criptomoedas

Tendo a alisado os tipos de Wallets, é importante ressaltar que independente da escolha feita pela adoção da carteira do usuário, é necessário tomar uma série de cuidados quase que globais para manter a Wallet segura, passando por sistemas que envolvem camadas de segurança, senhas e frases que ajudam a tornar únicas e livres de hackers cada um desses setores.

Dentre esses sistemas de segurança, o primeiro a ser citado é o de chave privada, que consiste na ideia de cópia de uma chave real, que desbloqueia as criptomoedas dentro da Wallet para uso.

Nesse sistema, a chave é composta por uma combinação de números enorme propositalmente grande e aleatória o suficiente para que ninguém seja capaz de adivinhar. É recomendado pelas principais carteiras, que essa sequência seja guardada de forma física, para evitar invasões no computador ou meio tecnológico que esteja sendo usado para acessar a Wallet.

Outro sistema famoso é o de Seed Phrases, que colocam como forma de acesso um conjunto de palavras aleatórias usado para gerar tais chaves.

Da mesma forma que a senha numérica, as redes recomendam que a seed phrase não seja salva em um dispositivo conectado à internet, sendo adotado um armazenamento literalmente offline.

Além desses sistemas de senha citados para manter a segurança da Wallet, especialistas ressaltam que existem outros fatores a serem levados em conta na hora de proteger as Criptomoedas.

Para citar alguns deles, estao inicialmente a atenção quanto ao envio de dinheiro da Wallet, tomando muito cuidado ao enviar Criptomoedas a usuários que não conhece. Sendo crucial a verificação da identidade de qualquer envolvido na transação.

Outro cuidado a ser tomado está quanto a e-mails e links falsos, que geralmente associados corretoras e exchanges falsas, causam um ataque hacker avassalador, levando desde a identidades falsas, chantagem e esquemas de pirâmide.

Tudo isso também de alguma forma leva as promessas de dinheiro fácil, principalmente envolvendo uma tecnologia em evolução como é o caso dos ativos digitais, o que leva a cuidados já tomados dentro de um sistema financeiro tradicional.

Nova coleção de uniformes do Vasco vira NFTs

Na última sexta-feira (dia 09), o Vasco da Gama lançou seu terceiro novo uniforme. A novidade foi um sucesso, então o time ainda transformou o novo uniforme em tokens não fungíveis, os NFTs. “Composta por três versões, a coleção é tão completa que tem lançamento físico e digital. É coisa de vascaíno para vascaíno”, afirmou o time.

O uniforme se inspira nas raízes portuguesas do time e, segundo o anúncio do clube, “tem como objetivo unir em apenas uma camisa diversos elementos que traduzem a paixão do vascaíno pelo Club de Regatas Vasco da Gama”. Os fãs do time devem achar diversas referências espalhadas pelas novas camisas. O lançamento também é uma homenagem ao estádio São Januário, no Rio de Janeiro, que completa 95 anos em 2022. Os novos uniformes já estão disponíveis para compra na Vasco Store e em todas as lojas Gigante da Colina. As camisas vêm em três cores: branco, preto e vinho.

 Marcelo Azalim, chefe do setor de marketing do Vasco, afirmou que “é sempre uma responsabilidade enorme captar todos esses detalhes nos traços de nossa história e aplicar nos nossos uniformes oficiais. O resultado final desse terceiro uniforme superou minhas expectativas em todos os detalhes, mas esse trabalho fica mais fácil com apoio constante da Kappa Itália e Brasil além de todos os setores do marketing do Clube.”

As camisas viraram três itens colecionáveis NFTs que podem ser adquiridas por R$29,90 no site oficial do clube. Vale lembrar que a compra de camisa física e digital não dependem uma da outra. 

O clube explicou que “através da plataforma oficial de NFTs do Vasco é possível comprar, visualizar, manusear o item em 3D e até listar para venda. Os torcedores não precisam ter criptomoedas para adquirirem suas camisas em NFT. A transação pode ser feita de forma simples, realizando o pagamento em reais, via pix ou cartão de crédito”. 

Em comunicado à imprensa, o time explicou que vem investindo em tecnologia, principalmente nos NFTs, como forma de engajar os torcedores. 

Vasco no mundo dos NFTs

O Vasco já vem investindo em projetos envolvendo NFTs desde o ano passado com o boom da tecnologia. 

Em junho deste ano, o time se tornou o primeiro time brasileiro a investir em ingressos NFT. O ingresso colecionável 3D conta com três imagens de arquivo da trajetória do clube. O site dá alguns exemplos: “as joias do Almirante, uma imagem da revista de 1940 que faz alusão ao navegador, foto da equipe de remo de 1901, uma aquarela em homenagem ao bicampeonato de 1905 e 1906”. 

Os NFTs se dividem em três lançamentos: “espaço Experiência, local interativo e multimídia construído na antiga Sala de Troféus; o Tour da Colina, visita guiada oficial, ambas na sede do clube, em São Januário, e o combo que contempla as duas atrações”. Você pode comprar os ingressos no site https://vasco.tibs.app, onde o Vasco vende todos os seus colecionáveis digitais. 

O time também já possui sua própria criptomoeda, a $VASCO, lançada em parceria com a plataforma Socios.com. Para Fábio Monterosso, gerente de Marketing do Vasco, comentou que o token é uma forma de aproximar os fãs do time, ainda mais em um momento em que os ativos digitais ganham destaque no mercado esportivo. 

NBA e Sorare vão criar jogo NFT de basquete

A NBA, maior liga de basquete dos Estados Unidos, e a Sorare, startup francesa, vão criar um jogo NFT de basquete. A NBPA, associação de jogadores da organização, também faz parte da parceria. A liga anunciou a colaboração no dia 7 de setembro. O jogo será lançado em paralelo à temporada 2022/2023 da NBA, marcada para começar no dia 18 de outubro, mas você já pode entrar na lista de espera no site sorare.com/NBA.

O que já sabemos sobre o jogo

O jogo será baseado em cards NFTs de jogadores da liga, parecido com os modelos que já conhecemos da Sorare, que já tem um jogo de futebol no estilo e um de beisebol em parceria com a MLB. Colecionando os cards, os usuários criam um time para participar de competições e torneios online, ganhando outras recompensas por seu desempenho no jogo. Os cards de jogadores se baseiam na performance dos atletas no mundo real.

O jogo é baseado no modelo “free-to-play”, de graça para jogar, ou seja, você não precisa comprar um NFT para começar a jogar, já que eles também podem ser conquistados em competições internas. Os cards também podem ser negociados em mercados secundários. 

O que disseram sobre a parceria

Segundo o anúncio oficial, o jogo é uma nova oportunidade para os fãs interagirem com a liga, além de participarem de uma experiência de jogo única. O comissário da NBA, Adam Silver, afirma que, com a plataforma NFT emergente da Sorare, a liga enxerga oportunidades de ampliar a comunidade de fãs e divulgar o basquete da NBA ao redor do mundo. 

Tamika Tremaglio, diretor executivo da NBPA, reafirmou a empolgação pela parceria e pelo efeito que a Sorare terá no aumento dos jogadores e do game globalmente. Ele ainda elogiou a startup, afirmando que ela “tem criado uma experiência jogável inovadora que cria um jeito totalmente novo para os fãs de todo o mundo interagirem e aprenderem mais sobre os nossos jogadores. 

“Basquete é um dos esportes mais populares no mundo e nós estamos empolgando de trazer os fãs para ainda mais perto de seus times e jogadores preferidos através da Sorare: NBA”, afirmou Nicholas Julia, cofundador e CEO da Sorare. “A NBA esteve na vanguarda das experiências e dos colecionáveis digitais e o nosso jogo dá aos fãs de basquete a melhor experiência esportiva de entretenimento, onde eles podem jogar como gerentes, possuir o jogo, e criar conexões no mundo real”, completou.

NBA e o mundo da Web3

Este não é o primeiro investimento da NBA no mundo dos NFTs. No ano passado, em parceria com a DapperLabs, a liga lançou o projeto NBA Top Shot, que transforma clipes de momentos marcantes de partidas em tokens não fungíveis, os NFTs. 

O que é a Sorare?

Fundada em 2018, a Sorare é uma startup francesa e uma plataforma de jogos esportivos baseados em cards NFTs que já acumula mais de 1,8 milhão de usuários. O jogo de futebol conta com mais de 280 times oficialmente licenciados. No final de junho deste ano, o jogador francês e craque do Paris Saint-Germain, Mbappe, tornou-se embaixador oficial da plataforma. A plataforma ainda tem parceria com a MLB, maior liga de beisebol dos EUA. 

Brasil alcança topo do ranking de Mercado de Criptomoedas na América Latina

Sempre emergente e destaque quando o assunto é avanços tecnologicos, o Brasil mais uma vez provou ser um dos países que demonstra ser mais participativo quanto a inovações e novas tecnologias. Isso porque, de acordo com a empresa especialista em análise do mercado Blockchain, a Chainalysis, o país hoje ocupa a primeira posição dos países que mais consomem/adotam Criptomoedas.

O índice usado pela Chainalysis como métrica para calcular esse ranking, é baseado em diversos fatores, sendo eles: atividade de usuário, atividade total com criptomoedas do país, volume de comércio e volume de transações.

Com base nesses quesitos, é criado um índice de adoção, que é medido de 0 a 1. O Brasil atingiu a marca de 0.562, o que colocou o país também em um ótimo patamar mundial.

Brasil é 7° no mundo na adoção de Criptomoedas

Ainda de acordo com o ranking de análise da Chainalysis, o Brasil além de potência no mercado latino-americano, é hoje também um dos grandes nomes no ambiente de criptomoedas em todo o mundo no ano de 2022.

Atrás de Vietnã, Filipinas, Ucrânia, Índia, Estados Unidos e Paquistão, respectivamente, o Brasil viu seu índice de adoção crescer grandes números do ano passado para 2021, que o colocaram nesse patamar.

Fechando o Top 10, atrás do Brasil ainda aparecem a Tailândia em 8°, a Rússia em 9°, e a China em 10°.

No ano passado, o índice do Brasil era de 0.16, ocupando apenas a 14ª posição no ranking global da Chainalysis e ainda a 4ª na América Latina.

De acordo com as análises da empresa Blockchain, um dos motivos para o Brasil estar numa posição alta do ranking na adoção de Criptomoeda, está por pertencer a um bloco econômico considerado “médio alto”, que ao lado do “média baixo”, vem se destacando no segmento de cripto ativos pois no geral, consomem e usam as criptomoedas para preservar as suas economias, já que a economia mundial vive tempos de grande volatilidade das moedas fiduciárias.

“Uma tendência que observamos no ano passado só ficou mais forte este ano: os mercados emergentes dominam o índice. O Banco Mundial classifica os países em uma das quatro categorias com base nos níveis de renda e no desenvolvimento econômico geral: renda alta, renda média alta, renda média baixa e renda baixa”, avaliou em anúncio do estudo.

“Usando essa estrutura, descobrimos que as duas categorias do meio dominam o topo do nosso índice. Dos nossos 20 principais países classificados: Dez são de renda média baixa: Vietnã, Filipinas, Ucrânia, Índia, Paquistão, Nigéria, Marrocos, Nepal, Quênia e Indonésia. Oito são de renda média alta: Brasil, Tailândia, Rússia, China, Turquia, Argentina, Colômbia e Equador. Dois são de renda alta: Estados Unidos e Reino Unido”, completou a análise.

Veja o Top 10 de 2021:

1- Vietnã (1)

2- Índia (0.37)

3- Paquistão (0.36)

4- Ucrânia (0.29)

5- Quênia (0.28)

6- Nigéria (0.26)

7- Venezuela (0.25)

8- Estados Unidos (0.22)

9- Togo (0.19)

10- Argentina (0.19)

Conheça projetos NFTs da Copa do Mundo 2022

Os fãs da Copa do Mundo e do universo digital têm motivos para comemorar. A FIFA anunciou o lançamento de uma plataforma NFT e o World Cup Fans, marketplace de NFTs do evento, foi lançado na semana passada. 

FIFA lança plataforma NFT

Na última sexta-feira (dia 2), a FIFA anunciou que vai lançar a FIFA+ Collectible, plataforma baseada no blockchain Algorand, em que os usuários vão poder colecionar NFTs da Copa do Mundo, tanto da edição masculina, quanto da feminina. Os NFTs vão incluir artes, imagens e vídeos de momentos icônicos das partidas. A plataforma deve ser lançada ainda em setembro, mas o anúncio não especificou a data. A FIFA também contou que mais detalhes de projetos e coleções futuras devem sair em breve. Para saber mais notícias, você pode acompanhar as redes oficiais do projeto, que já conta com Twitter, Facebook e Instagram, além de uma comunidade no Discord com mais 1,6 mil membros. 

Romy Gai, Chefe de Negócios da FIFA, afirmou que a comunidade dos fãs de futebol está mudando e está procurando novas formas de engajar com o esporte. Gai ainda disse que “este empolgante anúncio torna os colecionáveis da FIFA disponíveis para qualquer fã de futebol, democratizando a habilidade de possuir uma parte da Copa do Mundo FIFA. Assim como itens esportivos e figurinhas, esta é uma oportunidade acessível para fãs ao redor do mundo se engajarem com seus jogadores preferidos, momentos e mais nas novas plataformas”.

Sean Ford, CEO da Algorand, blockchain em que a plataforma se baseia, explicou que o projeto é a primeira representação da parceria anunciada entre a FIFA e a Algorand. “O compromisso que a FIFA fez em criar uma ponte para a Web3 possibilitada pela Algorand, é uma prova do seu espírito inovador e desejo de se engajar com fãs de futebol ao redor do mundo direta e perfeitamente”, afirmou Ford. 

World Cup Fans

A plataforma baseada no blockchain Polygon transforma vídeos de momentos icônicos da Copa em NFTs, cada um com um número único de edição, que podem ser adquiridos e negociados no marketplace. A ideia é um pouco semelhante ao famoso projeto da Dapper Labs com a NBA, o NBA Top Shot, que coleciona momentos das partidas em tokens não fungíveis. 

Os NFTs se dividem em quatro categorias com diferentes níveis de raridade e de preço. Quanto mais raros forem os tokens, maior o acesso do usuário dentro do metaverso do World Cup Fan:

  • Legendary Moments 
  • Rare Moments 
  • Fandom Moments
  • Common Moments 

A cada dia o usuário terá um limite de tempo para adquirir os tokens de categorias mais raras. Os primeiros NFTs da categoria Legendary Moments foram lançados para comemorar o lançamento da plataforma na semana passada com o pacote “Hands of God” (Mãos de Deus). A longo prazo, o objetivo do WCF é continuar a lançar novos NFTs, coleções com desafios jogáveis, e outras utilidades para os donos dos itens. 

Para começar sua coleção, você precisa ter pelo menos 18 anos, ser residente de um dos países que vão participar do torneio e criar a sua conta no site oficial do WCF.

NFTs de Tom Brady vão dar acesso a um fã clube e a um evento com o jogador

A Autograph, empresa especializada em NFTs, anunciou mais uma coleção em parceria com o seu cofundador, o jogador Tom Brady. De acordo com a empresa, os novos NFTs dão acesso a um fã clube exclusivo e até a eventos com o próprio jogador. 

A coleção irá contar com 2.500 tokens não fungíveis que vão custar $750 cada. Os itens irão mudar visualmente ao longo da temporada atual da National Football League, a NFL, que começa no dia 8 de setembro, de acordo com o desempenho de Brady no seu time, o Tampa Bay Buccaneers da Flórida. O lançamento está previsto para o mesmo dia do começo da temporada.

Apenas os donos dos NFTs terão acesso ao The Huddle, novo projeto da Autograph, que é uma espécie de fã clube fechado. Através dele, os usuários podem acessar eventos exclusivos e interagir virtualmente com o jogador, além de concorrer a itens, tanto do mundo físico quanto do digital, criados especificamente para a comunidade.

Como adquirir os NFTs

Infelizmente, os fãs que estão no Brasil não vão poder adquirir os NFTs inicialmente, já que eles estarão disponíveis no Autograph.io, apenas para consumidores nos EUA e no Canadá. 

A Autograph enviou emails para alguns usuários que já compraram NFTs, disponibilizando descontos na hora de resgatar os novos itens. Alguns colecionadores mais ativos na comunidade vão ganhar, inclusive, a chance de adquirir um NFT gratuitamente, como forma de recompensar sua participação. 

Autograph

A Autograph, empresa especializada em colecionáveis digitais de celebridades, foi lançada em julho do ano passado. A empresa tem o objetivo de criar não apenas experiências únicas e extremamente personalizadas para os fãs de esportes, mas também de tornar o universo dos NFTs e das criptomoedas mais acessível para iniciantes. Um exemplo é na colaboração com a DraftKings, em que os NFTs puderam ser adquiridos com cartão de crédito e não apenas com criptomoedas. A investida no universo da Web3 parece estar trazendo bons resultados. 

Em janeiro, a empresa concluiu uma rodada de investimento de US$170 milhões comandada pelos investidores Andreessen Horowitz e Kleiner Perkins.

Em abril deste ano, a Autograph anunciou uma parceria com o canal esportivo internacional ESPN para lançar uma coleção de NFTs homenageando os 22 anos de carreira de Tom Brady. O projeto utilizou como base a série de documentários Man in the Arena: Tom Brady e ainda contou com parceria da empresa Religion of Sports, também cofundada por Brady. A coleção contou com três itens representando capas de revista da ESPN com conquistas do jogador. 

Mas a empresa não conta apenas com projetos homenageando o seu cofundador. A Autograph já lançou coleções de outros nomes, como Tiger Woods, Naomi Osaka, The Weeknd e Simone Biles. 

Um dos anúncios mais recentes é de que o skatista Tony Hawk está investindo na criação de um metaverso de skate em parceria com a Autograph e com o metaverso The Sandbox. A ideia é criar a “maior pista de skate” da realidade virtual. A Autograph deve ficar responsável por criar avatares e itens NFTs para serem adquiridos e negociados dentro do metaverso. 

Relembre o caso da NFT de uma pedra comprada por valor milionário

Prova máxima de que 2021 foi o ano do boom dos NFTs, há cerca de um ano atrás, um Token Não Fungivel que contava com a imagem de uma pedra foi comprado por mais de 2,8 milhões de dólares, cerca de 14 milhões de reais na cotação da época.

O comprador em questão foi um usuário do Twitter, conhecido por ser um colecionador de NFTs, com o nome de @PuffYatty na rede social.

A coleção Ether Rock, que trazia diversas versões de rochas, ganhou fama não por suas belas artes, ou por trazer algo de inovador para o cenário de ativos digitais, mas sim, pelos altos valores que eram cobrados pelas peças.

Além disso, algo que também causou certo “espanto” na comunidade, foi que investidores realmente estavam dispostos a pagar valores altíssimos por tais peças.

Ao todo, 100 versões diferentes de rochas foram criadas e colocadas à disposição no marketplace oficial da iniciativa.

A desvalorização da coleção Ether Rock

Apesar de um enorme investimento feito sobre a peça da coleção Ether Rock, os compradores e principalmente o comprador da peça mais cara já vendida, não contava com o crash no mercado de Criptomoedas.

Apesar da coleção manter um floor peixe alto mesmo durante o inverno cripto, podendo ser vendida a 199 ETH (Ethereum) cerca de R$ 1,7 milhão na atual cotação, o valor ainda é 9 vezes menor do que “PuffYatch” pagou em sua Rocha.

As últimas peças da coleção Ether Rock inclusive, sequer chegaram a ser vendidas em seu floor peixe, sendo negociados em média entre 101 e 125 ETH, valor bem abaixo do esperado.

Lançado em 2017, o Ether Rock só foi explodir de fato durante o hype dos Tokens Não Fungíveis. Na época de sua criação, mais de 5 anos atrás, os NFTs da coleção eram vendidos em média por menos de um ETH, sendo o primeiro a ser negociado inclusive, vendido por 0,01 ETH.

Em contrapartida, no seu auge – tirando a maior venda, uma peça de Ether Rock chegou a ser avaliada em 888 ETH, mais de 7 milhões de reais na cotação atual, sendo que na época esse valor podia ser até 8 vezes maior.

Prova da queda de tal ativo, foi que em seu Twitter, no início de agosto, o comprador da peça por mais de 14 milhões de reais, publicou que ainda não tinha conseguido vender a peça, mesmo com o mercado em baixa e o valor 9 vezes menor do que o de um ano atrás.

“Ainda não vendi minha NFT. Inteligente ou burro pra cara*** na minha decisão? Eu acho que a web3 está tendo um começo “pedregoso”, publicou o colecionador.

Após cair num certo ostracismo, no início de 2022 a coleção Ether Rocks voltou a ser relembrada e comentada por conta de um fato curioso e trágico.

Isso porque, o projeto voltou a ganhar atenção da mídia especializada por conta de um investidor que sem querer vendeu uma de suas ‘Rocks’, avaliada em mais de um milhão de dólares, por centavos, após ser desatento e listar erroneamente o preço desejado.

O fim das Memecoins? Duas das maiores Criptomoedas “Memes” despencam no mercado

Consideradas um nicho dentro de outro nicho, que são o das Criptomoedas, as memecoins surgiram literalmente de memes da internet, e hoje, duas delas se consolidaram num mercado disputado de grandes nomes como Bitcoin, Ethereum e Tether, sendo elas a Dogecoin e a Shiba Uni. No entanto apesar de suas popularidades sempre terem sido maior do que suas rentabilidades, tais Criptomoedas “Memes” se encontram em mal momento

A mais valiosa dentre as duas, DOGE, ou, Dogecoin caiu quase 5% em média nas últimas semanas, em um valor de mercado instável mas que, no entanto, sobe e desce nos padrões de queda.

Precificada atualmente em 0,34 reais, segundo dados coletados do site especializado em Cripto Ativos ‘CoinMarketCap’, a moeda enfrenta uma queda de 1,25% nas últimas 24h.

No incio de julho, a Dogecoin até chegou a registrar um grande aumento em sua rentabilidade, isso devido ao lançamento da Dogechain, uma rede blockchain baseada Polygon Edge, totalmente focada na memecoin. No entanto, a alta não perdurou por muito tem, e em questão de 3 semanas já se encontrava em baixa novamente.

Quanto a SHIB, ou Shiba Inu, que aparece logo atrás da DOGE em precificação e popularidade, a tendência foi a mesma da “parceira” memecoin.

Cotada atualmente em 0,00006733 reais, a SHIB chegou a perder cerca de 15% de seu valor no último mês, com uma queda de 30% de movimentação de mercado, o que despencou e quase derreteu a cripto. Nas últimas 24h, a Memecoin registrou queda de 1,24% em seu valor de acordo com dados da CoinMarketCap.

A Shiba Inu junto da Dogecoin dispararam junto no mercado de Criptomoedas, causando um boom imediato em seu lançamento por conta da questão da novidade em cima de uma nova modalidade de Ativo Digital.

Na época de maior hype das duas Criptos, foi divulgado uma novidade que prometia juntar força de ambas as memecoins, em uma só, criando assim o que os especialistas chamam de “produto de escalabilidade em segunda camada”, que seria chamado de Shibarium.

Sem uma data prévia de lançamento desde seu anúncio, meses se passaram e o produto segue sem ser lançado.

Shiba Inu já chegou a superar o Ethereum

Em outubro de 2021, no auge da popularidade da Shiba Inu, os desenvolvedores se surpreenderám ao ver o ativo subir de valor em uma semana mais de 220%, chegando a superar o ETH (Ethereum). O motivo de tal valorização teve nome, Elon Musk.

O dono da Tesla e cabeça de projetos como Space X, o multi bilionário foi capaz de em um dia, fazer com que o ativo digital SHIBA subisse 65%, tudo por conta de um post no twitter com a foto de seu cachorro.

Isso porque, o cachorro de Elon é da raça Shiba, que inspira e dá nome a Memecoin desenvolvida em 2018.

Apesar de que sem intenção, por conta de sua alta influência no mundo dos investimentos e relevância mundial quando o assunto se trata de ganhar dinheiro com novas tecnologias, o sul-afeicano acabou colocando a moeda entre os Trends da internet e dos investidores.

Apesar de não ser uma Cripto para investimento rentável de de renda frequente, a Shiba Inu tem boa influência no mercado. Com uma capitalização que ultrapassa os 7 bilhões de dólares (35 bilhões de reais), a SHIB é a 12º Criptomoeda com maior número de transações na história dos Ativos Digitais.

Rams, time da NFL, fecha parceria com empresa NFT

O Los Angeles Rams, time da NFL, fechou uma parceria com a empresa NFT responsável pelo NBA Top Shot, a Dapper Labs, para a temporada de 2022. Esta é a primeira parceria da empresa com um time da liga de futebol americano por uma temporada inteira.  

A Dapper Labs já vem trabalhando com a NFL, com a criação do marketplace NFL ALL DAY. O Rams vai virar tema de NFTs que dão vantagens exclusivas aos seus donos dentro do marketplace. 

Primeira coleção de NFTs do Rams

A primeira coleção de NFTs do Rams dentro da parceria é a edição limitada dos NFTs representando os anéis da última edição do Super Bowl, do qual o Rams foi campeão. Os jogadores, treinadores e equipe receberam o item pela vitória do time. 

Jen Prince, chefe comercial do Los Angeles Rams, comentou que as reações ao anel foram de cair o queixo. “A magnitude e beleza do anel e do que ele significa apresentou uma oportunidade incrível para preservar uma memória para a vida toda – não apenas na forma física, mas agora em forma de NFT para os fãs”, afirmou Prince. 

A coleção já está à venda desde 11 de agosto na plataforma NFL ALL DAY. Os itens se dividem em três categorias: Starter Ring, All-Star Ring and Hall of Fame Ring, com os preços variando de $9 até $699. 

Futuro da parceria

Ao longo da temporada outros itens do time devem ser lançados. A Dapper Labs também vai participar de conteúdos do Rams, como o Moment of the Month, que mostra a jogada preferida dos fãs todo mês. Além disso, as duas marcas vão criar conteúdos educativos a respeito de NFTs e do marketplace na NFL. 

“Nós estamos empolgados em trabalhar com a Dapper Labs para dar aos fãs do Rams uma oportunidade de ser parte da história e de celebrar nossa vitória no Super Bowl de uma forma sem precedentes”, afirmou Jen Prince, do Los Angeles Rams. Ele ainda afirmou que “esta parceria de primeira classe é um ótimo caso de estudo para como esta tecnologia transformadora vai nos permitir alcançar nossos fãs e engajar novas, tanto aqui na Califórnia quanto ao redor do mundo”. 

Dave Feldman, vice-presidente sênior da NFL ALL DAY, elogiou o Rams, afirmando que o time é uma das franquias esportivas mais proeminentes de todas. “Nós estamos ansiosos para trabalhar com o LA RAMS para amplificar a experiência dos fãs através de colecionáveis únicos e de eventos que aproximem os fãs do seu time e jogadores favoritos mais do que nunca”, completou Feldman. 

O que é o NFL ALL DAY?

Criado pela empresa NFT Dapper Labs, o marketplace do NFL ALL DAY transforma momentos importantes da NFL, a maior liga de futebol americano do mundo, em colecionáveis digitais. Outro projeto muito parecido, também da Dapper Labs, é a NBA Top Shot, que transforma momentos da NBA em NFTs. De acordo com o site oficial, desde seu lançamento, a plataforma já alcançou 186 mil usuários que adquiriram 500 mil pacotes.

NFL e os NFTs

Os NFTs também estiveram presentes na edição do Super Bowl deste ano. Alguns dos que compraram ingressos para a partida ganharam NFTs exclusivos de acordo com seus assentos como lembranças digitais do jogo.

Socios investe €100 milhões no Barça Studios

A Socios é uma das maiores plataformas de criptomoedas e NFTs do mundo, com parcerias com diversos clubes de futebol. Recentemente, o espanhol FC Barcelona anunciou a plataforma como sua parceria oficial para tecnologia blockchain, NFTs e ativos digitais. Como parte do acordo, a Socios investiu €100 milhões para comprar 24,5% do Barça Studios, centro de criação de conteúdo digital do clube.

De acordo com Alexandre Dreyfus, CEO da Chiliz e da Socios: “o Barça Studios agora pode alavancar nossa tecnologia, experiência e escala global para ajudar a implantar a estratégia de conteúdo Web3 do clube e fornecer novos fluxos de receita de longo prazo que beneficiarão o time pelas próximas temporadas”.

Para Dreyfus, tecnologias como os NFTs são uma forma de aproximar os torcedores do time e de construir comunidades dentro da torcida. “A tecnologia blockchain pode fornecer aos fãs uma função e associação com suas comunidades que não podem ser removidas ou revogadas, gastas ou expiradas”, afirmou o empresário.

“Além disso, a aplicação da tecnologia blockchain pode levar a experiência do torcedor muito além de uma estrutura de recompensa e engajamento baseada em aplicativo e fornecer utilidade e conectividade em todo o metaverso, fornecendo uma maneira de conectar um número ilimitado de projetos na Web3”, completou o CEO da Socios. 

A Socios já trabalhou com o Barcelona

Porém esse não é o primeiro projeto do time com a plataforma. Em fevereiro de 2020, o Barcelona lançou o seu primeiro Fan Token, o $BAR. O dono do token podia concorrer a ingressos VIP, produtos oficiais exclusivos, eventos e promoções. Segundo a Socios, desde seu lançamento, o token já movimentou mais de US$40,07 milhões.

Repercussão do anúncio

De acordo com o Cointelegraph, dois tokens dispararam após o anúncio. O CHZ, o token de utilidade da Chiliz, empresa detentora da Socios, e o $BAR, Fan Token do time, aumentaram seu valor no dia do anúncio, 1º de agosto. De acordo com dados do CoinMarketCap, a CHZ chegou a ter um aumento de 22,5%, enquanto o $BAR aumentou 14,6%. 

O que é o Barça Studios?

O Barça Studios comanda as iniciativas do time em relação ao uso da tecnologia blockchain e produz o conteúdo digital do time. Em 2020, o centro lançou o desenho animado Talent Explorers em canais do Youtube. A iniciativa foi uma parceria com a Sony Music Latin Iberia. O objetivo foi criar um produto familiar para crianças que estavam começando a aprender mais sobre o time.

O que é a Socios?

A Socios é uma plataforma de ativos digitais esportivos, que inclui sistemas de votação, engajamento e recompensas para os fãs. Os usuários podem comprar os tokens com a criptomoeda da Chiliz, a CHZ, e até negociar os tokens entre si. 

A empresa fundada em 2018 já possui parcerias com mais de 160 organizações esportivas. Dentro do futebol espanhol, a plataforma já conta com seis times que disputam o Campeonato Espanhol. Além do futebol, a Socios fez parcerias com times da NFL, a liga de futebol americano dos EUA, da NBA, associação de basquete, UFC, tênis e fórmula 1.