Snoop Dog e Eminem irão homenagear coleção de NFTs em música no MTV Awards

Dois dos maiores nomes da história do rap e da indústria da música no geral, Eminem e Snoop Dog serão uma das principais atrações no evento que premia artistas da música nos Estados Unidos, o MTV Awards, ou, VMAs (Vídeo Músic Awards). No entanto, a novidade quanto a presença dos ídolos do rap fica pelo conteúdo de uma de suas apresentações no espetáculo, já que em conjunto, irão montar uma performance inspirada no Metaverso e focada na coleção de NFTs do Bored Ape Yacht Club (BAYC).

A escolha de Eminem e Snoop Dog para tal apresentação não é à toa, ambos são nomes da mídia que recentemente se viram atuando em projetos ou até mesmo como usuários da web3.

Eminem por exemplo, no fim de 2021 comprou um BAYC avaliado em 123 ETH (Ethereum), aproximadamente 1 milhão de reais na cotação atual. Além disso, Eminem também é dono de sua própria coleção de Tokens Não Fungíveis (NFT), os Shady_Holdings, do qual conta com 28 peças inspiradas em ideias, músicas e temáticas do rapper.

Já Snoop Dog é uma das celebridades que conta com uma parceria com o sistema de Metaverso The Sandbox, onde dentro do próprio universo também possui sua própria coleção de NFTs, os ‘The Doggies’. Além disso, Snoop também possui um Bored Ape em seu nome, adquirido quase na mesma época que Eminem.

Apresentação ao vivo e o Metaverso no MTV Awards

As performances de Eminem e Snoop Dogg apesar de inovadoras e únicas no evento da MTV, também estreiam uma categoria que promete entrar para história da indústria da música, a “Melhor Performance do Metaverso”, que nesse ano já estreia com nomes de peso como Justin Bieber e Ariana Grande, e a banda indie Twenty One Pilots.

Por traz de todo esse sentimento de inovação e tecnologia, a apresentação de Eminem e Snoop Dogg também deve ser destaque pelo fator musical, claro, já que este single, irá marcar a primeira colaboração entre os dois artistas em mais de 20 anos.

Prova do fator histórico que essa dupla pode causar, antes mesmo da apresentação, os dois rappers já estão concorrendo ao prêmio de “Melhor Hip Hop”. Isso porque, o videoclipe da música já foi apresentado, e além da qualidade sonora, o produto como audiovisual também agrada, com várias referências ao universo dos tokens não fungíveis.

Recentemente Snoop Dogg apareceu em colaboração num projeto parecido, em um single de nome BAYC, assim como o da coleção, da cantora Esther Anaya, que apresenta um clipe com estética de desenho animado Bored Apes e outros NFTs famosos da comunidade.

Quanto a apresentação em si, o que se sabe antecipadamente é que Snoop e Eminem trarão características do Metaverso de Otherside, um projeto de tecnologia dos que mais promete inovações no mercado web3. O palco do VMA seria totalmente transformado em sua estética, assim, ambos os rappers cantariam o single ‘From the D 2 the LBC’.

Os detalhes específicos como a interação com a plateia, alguma presença no próprio Metaverso em dia ainda não foram divulgadas, assim como outros fatores da performance que são escassos até o momento.

NFTs Esportivos se juntam a cultura Pop em projeto que dá ativos digitais como brinde

Parte de uma revolução no mercado de NFTs, que deixa de trazer o sentido de supervalorização e puxa mais para um sentimento de fã e item exclusivo, a loja de brindes e serviços para fãs da cultura Pop, Fanstation, passou a focar seus esforços na produção de tokens não fungíveis (NFT).

Partindo para o segmento de artistas, celebridades e atletas profissionais, a Fanstation hoje conta com mais de 6 milhões de reais em itens no seu catálogo. A projeção para até o fim do ano, é de bater a casa dos 10 milhões de reais.

Dentre os nomes mais emblemáticos dos esportes já confirmados estão o ex-piloto Emerson Fittipaldi, os ex-jogadores de futebol Túlio Maravilha e Luizão, além do técnico também de futebol, Joel Santana.

A Fanstation surgiu em 2019 com uma ideia promissora de fazer na época o que hoje estudam as NFTs do segmento, aproximar, da e idolo. No entanto com a chegada da Pandemia de covid-19 que se alastrou severamente por 2 anos, planos tiveram de ser interrompidos. Até que em 2022, Andréa Farias, COO da Fanstation, decidiu que o caminho para reerguer a empresa antes mesmo de erguê-la de fato, era entrar no mundo dos ativos digitais com Cripto e NFTs.

“Nosso line-up de celebridades desde o começo é 100% brasileiro, então nossa prioridade é desenvolver uma plataforma em que o usuário pudesse pagar pelos NFTs com PIX”, contou em entrevista ao portal do ‘G1’.

Baseados em uma rede Blockchain de ETH (Ethereum), o cliente que estiver interessado em comprar algum dos NFTs, precisa primeiramente entrar na plataforma e escolher o item desejado. Depois disso, deve ser depositado uma quantia em reais com o PIX, os convertendo para stablecoin atrelada ao real Bitfan, a criptomoeda da plataforma.

Cumprindo esses passos, já é possível ter o tão desejado NFT em mãos.

“A carteira fica dentro da plataforma e o NFT fica disponível para você dentro da plataforma da fanpage, sem precisar de uma wallet externa”, explicou o COO da Fanstation.

Os benefícios do NFT da Fanstation

Além de contar com ativos digitais raros na carteira, que podem ser usados em troca de Criptos ou até mesmo outras NFTs, os tokens da Fanstation seguem a máxima de benefícios dados pelos mesmos NFTs.

Esses benefícios consistem desde memorablias, até acesso a clubes privados que contam com shows, e presença de artistas da coleção, e também presença em eventos de jogadores e até mesmo jogos comemorativos.

Além disso, os portadores dos ativos ganham acesso a um servidor exclusivo no Discord, no qual estão os desenvolvedores do projeto, que ao lado dos parceiros fazem sorteios e drops de ingressos e até outros NFTs.

“Fazemos um trabalho de pesquisa de toda a carreira de uma celebridade e exploramos os produtos que podemos comercializar como NFT. Teremos clubes privados no Discord, dando desconto em ingresso e sorteio de ingressos, além da conversa com celebridades, que por contrato terão que fazer contato com os fãs em horário marcado”, informou Andréa.

Olhando para o futuro, a FanStation pensa num investimento e benefícios dentro de um ambiente no metaverso, oferecendo desde a criação de um avatar próprio até a criação do espaço para usuário.

Atualmente com cerca de 30 funcionários na empresa, o COO da marca diz que já trabalha por demanda na criação de um Metaverso, apesar da promessa de apenas no futuro implementar tal tecnologia para todos.

“Se uma cliente quiser ter um ambiente no metaverso a equipe da Fanstation faz esse desenvolvimento”, declarou.

Hulk ganha coleção de NFTs para preservação da Amazônia e da Mata Atlântica

Toda semana um novo nome do futebol brasileiro entra para o mundo dos NFTs. O Hulk, jogador do Atlético Mineiro e da seleção brasileira, é mais um a virar tema de coleção, além de embaixador oficial. A Amazon League Club vai lançar sua primeira coleção de tokens não fungíveis homenageando o jogador. O objetivo do projeto brasileiro é ajudar a preservar a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica, entre outros biomas do país. 

A Collection Hulk e a Collection Hulk Exclusive vão contar com 3.377 itens no formato de cards colecionáveis. Você pode encontrá-los na plataforma OpenSea pelo preço inicial de US$100. A cada NFT vendido, o projeto preserva uma área de 10 m² de uma propriedade privada dentro do bioma. Com a coleção do Hulk, o plano é preservar um hectare de terra, destinando parte do lucro para o pagamento de serviços ambientais. Os cards também disponibilizam privilégios como airdrops, sorteios de viagens e o acesso à comunidade.  

Dentro da coleção, 77 NFTs são itens raros. Através deles, o usuário ganha um acesso VIP ao ecossistema do projeto que conta com fotos exclusivas do paraibano Toddy Holland.

Os NFTs do Hulk são os primeiros de uma série homenageando diversas personalidades brasileiras, compondo a chamada “liga de super-heróis”. Clynson Oliveira, o CEO da Amazon League Club, afirmou que a coleção “busca criar uma utilidade sustentável e de preservação para tokens não-fungíveis. Além de representarem um investimento no mercado cripto, os NFTs podem ajudar a preservar nossa maior riqueza, os biomas”.

Hulk falou sobre a sua participação na liga em uma entrevista exclusiva à EXAME, afirmou que o seu papel “é inspirar outras pessoas a se envolverem com as causas que acreditam, a exercitarem seu lado heróico nas pequenas coisas, a darem valor a estes símbolos naturais”.

O jogador comentou que não conhece muito sobre NFTs e o universo da Web3, mas explicou de forma simples a importância do projeto. Através da comercialização dos NFTs, a floresta ganha valor sem nenhum tipo de dano ao meio ambiente. Hulk explicou que o projeto quer mostrar a proprietários de terra, marcas e empresas as vantagens de uma economia criativa que se esforça para preservar a natureza.

O Amazon League Club é uma iniciativa dos empreendedores Bruno Souza, Mano Mendes, Kaleb Melo e Clynson Silva de Oliveira. 

NFTs para preservação ambiental

A tecnologia blockchain e dos NFTs oferece uma ampla gama de usos. Surgiram diversos projetos que utilizam os tokens como forma de preservar o meio ambiente. 

Um exemplo também no Brasil é o projeto Power Jags, disponível na plataforma OpenSea. A coleção de 10 mil tokens era de artes digitais inspiradas na onça pintada Ousado, que foi vítima dos incêndios no pantanal. A ong AMPARA Silvestre resgatou o animal e o devolveu à natureza. 40% dos lucros da comercialização dos tokens eram revertidos para a ONG. A coleção recebeu o apoio de celebridades, como a modelo Isabeli Fontana e o skatista Bob Burnquist. 

Porém, uma das críticas feitas à tecnologia blockchain é justamente o seu impacto negativo no meio ambiente. Afinal, minerar as criptomoedas utilizadas nas transações cripto tem um alto gasto de energia, liberando grandes quantidades de carbono. Este gás é o responsável por fenômenos como o efeito estufa e a acidificação dos oceanos.

Atletas da NBA estão entrando para a web3 e o mercado de NFTs

NFTs e o metaverso podem fornecer uma fonte de renda muito tempo depois que os jogadores se desligam. 

À medida que a Web3 surge como uma tecnologia com benefícios financeiros, os atletas profissionais têm a chance de mudar esse triste padrão de vida na aposentadoria. Afinal, os jogadores da NBA em geral são rápidos em adotar novas tecnologias e muitas vezes levam as massas a adotar tecnologias emergentes.

Pense no enorme marketing de produtos que a Beats by Dre experimentou nos Jogos Olímpicos de Pequim de 2008, quando LeBron James equipou todo o time de basquete masculino olímpico dos EUA com os fones de ouvido exclusivos. James, visto por muitos como apenas um atleta na época, estava fazendo investimentos iniciais silenciosos em um produto transformador emergente que lhe rendeu um impacto financeiro descomunal na ordem de US$ 700 milhões.

Hoje, a Web3, o metaverso e a indústria de criptomoedas ainda estão tomando forma, o que significa que a maioria dos investidores ainda está bem cedo, e um grupo crescente de jogadores da NBA está entre eles.

Muitos jogadores da NBA que iniciam organizações de caridade nos primeiros anos de se tornarem profissionais estão se preparando para utilizar suas plataformas para prolongar seus anos de alta renda e alimentar iniciativas de enriquecimento da comunidade. 

Terance Mann, o swingman do quarto ano do Los Angeles Clippers, que fez parceria com a Chibi Dinos, uma coleção esgotada de 10.000 tokens não fungíveis (NFT) que se tornou uma empresa de jogos Web3. Ele está aproveitando sua plataforma emergente em um mercado estabelecido da NBA para entrar em um mercado emergente de jogos Web3 para construir sua marca e beneficiar as comunidades que ele cuida, conforme expresso em uma recente entrevista à diretoria ao lado de seu parceiro de negócios Julian Aiken, fundador e CEO da W3 Sports.

“A tecnologia Blockchain está revolucionando nossa economia, esportes e entretenimento, o mundo da arte e como nos relacionamos uns com os outros”, disse LeBron James em um comunicado. “Quero garantir que comunidades como a de onde venho não sejam deixadas para trás”.

LeBron James também entrou na Web3 por meio de uma parceria Crypto.com com sua organização de caridade. A escola “I Promise” de James irá expor os alunos a este mercado emergente, ensinando-lhes os fundamentos da tecnologia blockchain como parte de uma estratégia de longo prazo para equilibrar as probabilidades na vida desses jovens desfavorecidos.

“Embora nosso próprio projeto, Rumble Kong League, seja inicial, também estamos olhando para outros jogadores estabelecidos que começaram a entrar no espaço como criadores de caminhos que indicam um futuro sustentável no qual vale a pena investir. será um dos principais impulsionadores da adoção do blockchain, e os colecionáveis ​​digitais são uma parte importante desse processo.”

A tecnologia Web3 é valiosa para marcas, atletas e as comunidades que eles cuidam. A Kevin Durant Charity Foundation (KDCF), parte da Durant’s Thirty Five Ventures, também é a empresa-mãe da Boardroom TV, um canal que compartilha histórias detalhadas da perspectiva do atleta nas interseções de esporte, negócios e cultura. O KDCF fez parceria com a Coinbase em maio passado para dar a 50 estudantes de minorias ansiosos para aprender sobre as crescentes indústrias de blockchain e Web3 uma oportunidade de fazê-lo na “Crypto University”.

FC Barcelona lança o primeiro NFT retratando o gol lendário de Johan Cruyff

O FC Barcelona cunhou o primeiro NFT na história do clube e está disponibilizando o token e uma associação especial do clube para venda em leilão na Sotheby’s New York em 29 de julho. Este é o primeiro de 10 tokens não fungíveis planejados em produção da LaLiga casa de força.

A ficha audiovisual retrata Johan Cruyff, o homônimo do estádio do Barça para suas equipes femininas e de base, marcando sem dúvida o gol mais famoso da história do clube. Em 22 de dezembro de 1973, Cruyff teria voado pelo ar, com a perna direita estendida, para marcar um gol importante contra o Atlético de Madrid.

O NFT é chamado In a Way, Immortal e é o resultado de mais de 10.000 horas de produção de 40 membros da equipe da BCN Visuals. O estúdio digital rendeu o gol em animação de ouro derretido, com uma orquestra de 30 peças, fornecendo a trilha sonora original em um videoclipe de 40 segundos. Incluídos no lote do leilão estão quatro NFTs de imagens estáticas do projeto.

Além da propriedade da NFT, quem vencer o leilão também se torna um Embaixador Digital do Barça com privilégios exclusivos para participar de sessões de treinamento, meet and greets e outras hospitalidades. Os lances estão disponíveis online e pessoalmente, e o preço de compra pode ser pago em várias criptomoedas.

O Clube de Futebol de Barcelona, também conhecido como Barcelona e popularmente como Barça, é um clube de futebol profissional, com sede em Barcelona, na Catalunha. Para a temporada 2021–22, a equipe disputa a La Liga, na Espanha.

Nacionalmente, o Barcelona conquistou 26 vezes a La Liga, 30 a Copa del Rey, 13 a Supercopa da Espanha, três a Copa Eva Duarte e duas a Copa da Liga Espanhola, sendo o detentor do maior número de troféus nas quatro últimas competições citadas. No que diz respeito ao futebol internacional, o clube sagrou-se vencedor da Liga dos Campeões da UEFA cinco vezes, e cinco triunfos da Supercopa da UEFA e quatro a Taça dos Clubes Vencedores de Taças, três a Taça das Cidades com Feiras, três a Copa do Mundo de Clubes da FIFA. 

O Barcelona esteve na primeira posição do ranking mundial de clubes da IFFHS em 1997, 2009, 2011, 2012 e 2015, e atualmente ocupa a segunda posição no ranking de clubes da UEFA. A principal rivalidade do time é com o Real Madrid, onde as partidas disputadas entre as duas equipes é chamada de El Clásico.

O Barcelona é um dos clubes com o maior número de torcedores ao redor do mundo, se tornando a equipe com o maior número de seguidores em redes e mídias sociais entre todos os esportes. Os jogadores do Barcelona possuem o recorde de maior número de conquistas do prêmio de Futebolista do Ano na Europa, com sete vitórias, bem como o de Melhor jogador do mundo pela FIFA, com quatro no total onze vitórias.

Em 2010, o clube fez história quando três de seus jogadores disputaram o título de melhor jogador do mundo, sendo eles: Lionel Messi, Andrés Iniesta e Xavi, sendo escolhidos como os três melhores jogadores do mundo no FIFA Ballon d’Or de 2010.

O clube é um dos membros fundadores da La Liga, e também um dos únicos três que nunca foram rebaixados para a Segunda Divisão, juntamente com o Real Madrid e o Athletic Bilbao. Em 2009, o Barcelona se tornou a primeira equipe espanhola a vencer a tríplice coroa, conquistando a La Liga, a Copa del Rey e a Liga dos Campeões da UEFA, e adicionalmente, fez história ao ser o primeiro clube no mundo a vencer as seis competições que disputou, sendo que completou o sêxtuplo triunfando na Supercopa da Espanha, na Supercopa da UEFA e na Copa do Mundo de Clubes.

Skatista Tony Hawk entra para o Metaverso e terá coleção de NFTs

Tony Hawk, um dos nomes mais importantes no digital, na indústria de videogames de skate, está entrando para um grande projeto no Metaverso.

Hawk anunciou no início de julho a sua parceria com uma grande empresa do Metaverso, a The Sandbox.

Baseado em uma blockchain de Ethereum, o jogo tem como objetivo a compra de terrenos a partir de criptomoedas que em algum momento se tornam seus ativos.

O plano da empresa de Metaverso e do skatista Tony Hawk é construir a maior skatepark no meio digital já feita no mundo.

A parceria entre a empresa e Hawk tem como objetivo gerar fundos para uma colaboração com a Autograph, uma plataforma de tokens não fungíveis (NFTs) que costuma focar em grandes nomes do esporte.

A Autograph é bastante conhecida também por causa de Tom Brady, astro da NFL que é um de seus acionistas, bem como muitos outros nomes como parceiros do seu Marketplace.

A coleção do skatista Tony Hawk tem como base avatares digitais que os usuários do The Sandbox vão poder comprar na plataforma, ganhando a exclusividade de ter uma peça rara e, também, de brinde, o acesso ao skatepark virtual de um dos maiores skatistas de todo o mundo, onde vão poder encontrar também outras pessoas que fizeram o mesmo investimento.

Irá ficar disponível para compra uma réplica digital exata do skate que Tony Hawk usou em um dos momentos mais importantes de sua vida e carreira, quando se tornou o primeiro skatista a executar um 900 (manobra de grande dificuldade) no X Games de 1999, sendo este um dos NFTs mais raros.

Em entrevista para anunciar o seu novo projeto, Tony Hawk disse o quão animado está em trabalhar ao lado da The Sandbox.

“Sempre fui fã de novas tecnologias, desde os primeiros videogames e computadores domésticos com recursos de CGI, por isso sou fascinado pelo metaverso. E estou animado para trazer nossa cultura para o cenário virtual do Sandbox”, disse Tony.

Tony Hawk, desde 1999, continua sendo o garoto propaganda da série de games “Tony Hawk: Pro Skater” que também leva o seu nome. Até hoje em dia, a série de games já teve 7 continuações e também muitos fãs que se sentiram influenciados pelo jogo, assim, fazendo nascer uma paixão pelo esporte nessas pessoas.

Anthony Frank Hawk (Carlsbad, 12 de maio de 1968), mais conhecido como Tony Hawk, é um skatista de base goofy de grande destaque na modalidade vertical do esporte radical, um dos fundadores da marca Birdhouse Skateboards e o primeiro atleta a realizar a manobra “900”. Por fim, muito conhecido por dar nome a franquia de jogos digitais, Tony Hawk’s, originalmente desenvolvido pela Neversoft.

Em 1999, após onze tentativas mal sucedidas, o atleta realizou o primeiro giro de 900 graus completos em pleno X Games e ganhou o prêmio na competição de melhor manobra. Logo em seguida se aposenta oficialmente para dedicar sua vida à divulgação do esporte. No mesmo ano, a empresa de desenvolvimento de jogos de computador, Neversoft, aproveita o estouro de popularidade do atleta e o convida para dar nome ao seu novo jogo, que então foi chamado de Tony Hawk’s Pro Skater.

Hawk se tornou um nome comercial, aparecendo em uma série de comerciais para uma variedade de companhias, incluindo a Apple Computer e a Domino’s Pizza. Também figurou em diversos filmes e animações, como Jackass – The Movie e The Simpsons.

Com a criação da Tony Hawk Foundation, Hawk tem trabalhado para retribuir ao que o esporte radical tanto lhe deu. Criada para promover e financiar pistas públicas em comunidades carentes, a fundação distribuiu mais de um milhão de dólares para entidades sem fins lucrativos construírem parques e pistas por todo os Estados Unidos.

Coleção de NFTs reúne lendas dos esportes

Não é novidade que os mais diversos esportes estão entrando para o mundo dos tokens não fungíveis (NFTs), pois é um mercado que está crescendo muito e que ainda ajuda a criar conexões entre fãs e seus ídolos esportivos. O projeto BlockAsset Legends reúne lendas de vários esportes e promete ser um sucesso entre o público.

A BlockAsset tem como objetivo se tornar uma das maiores coleções de tokens não fungíveis (NFTs) da atualidade, por meio de seu enorme engajamento. A empresa está surgindo de uma maneira bem chamativa no mercado, oferecendo um capital de risco nem tão alto junto de sua parceria com seus usuários.

O projeto BlockAsset possui ainda um canal no YouTube com vários vídeos que chegam a ultrapassar milhões de visualizações,eles focam no anúncio de parcerias e também produções muito bem feitas direcionadas para o seu público. É uma ótima maneira de ganhar público e trazer ele mais para perto, essa forma anima os investidores da plataforma que tem uma grande comunidade ao seu lado e, também, nomes de peso como NFTs.

Entre os grandes nomes que terão os seus próprios tokens não fungíveis (NFTs), teremos: Wayne Rooney (ex-jogador de futebol da Inglaterra), Shaquille O’Neil (astro da NBA), Chiellini (zagueiro da Juventus da Itália) e Muhammad Ali (ex-boxeador). Uma curiosidade legal é que, Shaquille O’Neil, comprou um NFT na plataforma antes de se tornar um dos parceiros da BlockAsset.

O projeto também conta com a colaboração de outros nomes da indústria da web3. Grupos já consolidados no mercado, como a Animoca e Solana, apoiam a BlockAsset em forma de iniciativa, dando prêmios para quem comprar os ativos.

Um desses prêmios é conhecer o atleta de perto e, caso ele ainda esteja exercendo a sua profissão, a pessoa poderá acompanhar um dia de treino ao lado do atleta. E outra grande parceria da BlockAsset é a colaboração com Dobrask, artista digital irlandês que está produzindo os tokens não fungíveis (NFTs).

A presença do artista no ramo do esporte ainda é nova, mas ele possui diversas artes em vários projetos de tokens não fungíveis, o que pode despertar a curiosidade das pessoas em querer descobrir como serão os NFTs do artista nesse ramo.

A BlockAsset, apesar de promissora, pode ter um certo problema com os fãs de esportes que desejam ter um token não fungível (NFT) do seu astro, mas não entende muito de ativos digitais, ou seja, essa acessibilidade e facilidade, ou a falta dela, pode atrapalhar aqueles que querem comprar os ativos digitais. 

O token já não está sendo mais um dos mais valorizados no mercado, o que pode dificultar a entrada de novas pessoas nesse universo, os tokens não fungíveis (NFTs) podem ser adquiridos em uma rede que usa o token SOL nas compras.

Apesar disso, o projeto BlockAsset tem suas limitações e sabe disso, o seu objetivo é que possa disponibilizar os itens no OpenSea, o maior Marketplace de tokens não fungíveis (NFTs) atualmente.

No OpenSea você encontra muitos dos grandes tokens não fungíveis (NFTs) que, nos dias de hoje, movimentam milhões de dólares

Com a entrada dos NFTs nesse Marketplace, é certeza que as suas peças ficarão ainda mais populares e, aqueles que não entendem muito desse universo, conseguirão comprar tranquilamente. 

Marido de Serena Williams divulga arte NFT dela

Conhecida por ser uma tenista talentosa, Serena Williams alcançou um enorme sucesso em sua vida. No início de sua carreira no tênis, ela se esforçou muito para dominar o esporte. E hoje em dia temos que dizer que o seu trabalho duro valeu a pena, pois ela se tornou uma das maiores jogadoras de tênis e permanece assim até hoje. Embora todos saibamos de suas façanhas no tênis, Serena também teve sucesso fora das quadras.

A irmã mais nova de Williams é a fundadora de muitos empreendimentos comerciais como o Serena Ventures e também o S by Serena. Recentemente, seu marido, Alexis Ohanian, teve uma surpresa maravilhosa para a lenda do tênis que todos admiram e muitos outros se inspiram.

O cofundador do Reddit, Alexis Ohanian, foi em sua conta do Twitter, uma rede social famosa na Internet, para divulgar a criação da arte digital em NFT envolvendo Serena e sua filha, Olympia. 

Ele disse: “Encomendei com a incrível @AmandaRantsAlot para criar esta arte NFT personalizada de Serena & Olympia para elas. A primeira ferramenta de comissões digitais da @zestworldcomics. Agora estamos criando quadrinhos na Web3.

No mês passado, Serena anunciou seu retorno de simples no Campeonato de Wimbledon 2022, o que alegrou os torcedores da tenista. A 23 vezes campeã de Grand Slam recebeu uma entrada curinga para participar do torneio Grand Slam de grama.

Foi sua primeira partida de simples desde a sua aposentadoria na primeira rodada em Wimbledon do ano passado, depois de sofrer uma lesão no tendão. No entanto, seu retorno foi de curta duração, pois ela caiu lutando contra o Harmony Tan da França na rodada de abertura.

Após sua derrota na primeira rodada de Wimbledon, a ex-número 1 do mundo usava um olhar desanimado em sua possível última partida no torneio. No entanto, ela revelou sobre jogar no US Open ainda no final deste ano. Falando sobre isso, Serena disse: “Definitivamente, há muita motivação para melhorar e jogar em casa”.

Enquanto isso, Serena deve sair do ranking da WTA depois de Wimbledon. Ela perderá todos os seus pontos de classificação como resultado de sua ausência por lesão e também os pontos de classificação não estarão disponíveis no Wimbledon deste ano.

Serena Williams é a mais nova de cinco irmãs, nasceu em uma pequena cidade de Michigan nos Estados Unidos mas foi em Compton na Califórnia, com 3 anos de idade, que começou a jogar tênis. A família se mudou para a Flórida quando tinha 9 anos e então ela passou a frequentar uma academia; Quando estava na nona série, seus pais a tiraram da academia de tênis para poder focar mais nos estudos e desde então passou a treinar em casa.

A mídia a apelidou de rainha das quadras, foi listada como número 1 do ranking mais de 6 vezes e é atualmente a atleta (masculino e feminino) que mais possui títulos do Grand Slam, são 35 no total sendo 20 de simples, 13 de duplas e 2 de duplas mistas. Foi 5 vezes vencedora do WTA Finals e já ganhou quatro medalhas de ouro em olimpíadas (1 de simples e 3 de duplas).

Serena também faz sua parte para ajudar os mais necessitados. Tem uma fundação, Serena Williams Foundation, que promove o acesso à educação de qualidade para crianças cujas famílias foram vítimas de crimes violentos, participou de diversas campanhas e fez muitas doações para as regiões do mundo que recentemente sofreram grandes desastres naturais, como o terremoto no Haiti. Em 2008 ajudou a angariar fundos para uma escola secundária no Kenya que leva o seu nome.

Jogador da Malásia Safee Sali lança a sua coleção de NFTs

Não é novidade que o mundo dos esportes está se fundindo com o mundo das criptomoedas e NFTs, o que acontece é que os clubes e os atletas estão percebendo o quão lucrativo isso pode ser e, claro, não querem ficar para trás. Safee Sali é um jogador de futebol da Malásia, bem famoso por sinal, e caso você não o conheça, aqui você encontra um breve resumo de sua história.

O jogador de 38 anos já jogou pela Malásia 76 vezes e é considerado o maior artilheiro de todos os tempos no país no Campeonato AFF com nove gols. Safee Sali joga na superliga da Malásia, clube do Kuala Lumpur City, como atacante, e jogou na seleção da Malásia até a sua aposentadoria, que foi em 2017.

Na semana passada, em 22 de junho, quarta-feira, o atacante Sali lançou a sua série de NFTs, chamada de SEPULUH, que é o número 10 em malaio, mas, principalmente, também conhecido como o número de sua camisa atual. E como você deve ter adivinhado, a série também é composta por 10 colecionáveis ​​de edição limitada e foi a leilão no OpenSea, uma plataforma de negociações bastante conhecida no mercado de criptomoedas e NFTs. 

A coleção SEPULUH, de Safee Sali, foi lançada em colaboração com a Prime Sports NFT, uma divisão de esportes NFT da Prime Sports International.

E de acordo com um artigo do The Star, Safee Sali disse que estava interessado em explorar o mundo digital durante o período da Ordem de Controle de Movimento (MCO).

Minha visão para o SEPULUH é capturar minha memória mais querida com a camisa do Harimau Malaya por meio de arte digital e permitir que os fãs possuam um pedaço da minha história como colecionável”, comentou ele durante o lançamento de sua coleção.

A Associação de Futebolistas Profissionais da Malásia (PFAM), da qual Safee Sali faz parte como presidente, também desempenha um papel nas NFTs “SEPULUH“.

Uma parte dos lucros do leilão da coleção de Safee será doada para promover e também proteger o interesse de todos os jogadores profissionais de futebol na Malásia.

Os NFTs foram desenhados por um artista de 20 anos de Penang, Nicholas Chuan. Apesar de ter sido a sua primeira vez trabalhando em um projeto colaborativo de NFT, ele trabalhou com muitos outros nomes reconhecíveis no passado, incluindo Liverpool, Red Bull, UEFA e muito mais.

Ele postou em sua conta no Twitter que Safee Sali é o seu herói de infância e também compartilhou imagens do evento de lançamento da coleção do jogador.

De acordo com a descrição dos NFTs no OpenSea, as NFTs “SEPULUH” comemora o gol histórico de Safee Sali na partida semifinal da Copa Suzuki da AFF de 2010 contra o Vietnã. Semelhante a um cartão, o NFT também é assinado pela Safee. 

Além da arte, os detentores dos NFTs também terão benefícios exclusivos, como uma oportunidade exclusiva de compartilhar o pitch com Safee Sali.

O leilão termina em 11 de julho, então se você é fã, ainda há tempo se você espera jogar futebol com o lendário jogador de futebol.

Estrelas do esporte e do entretenimento investem nas NFTs

A chegada de Kylian Mbappé no mundo do NFT marca mais um passo no mundo do esporte. O “NFT” de “token não fungível“, é um formato digital que possibilita a associação a qualquer objeto virtual, seja uma imagem, foto, animação, vídeo ou música, um certificado de autenticidade registrado em uma cadeia de blocos, ou “blockchain”, a tecnologia que serve de base em particular para criptomoedas como bitcoin. 

Dois grandes anúncios em rápida sucessão, sinal da aceleração de uma tendência iniciada no ano passado: menos de uma semana após a formalização de uma parceria “exclusiva” e “plurianual” entre a plataforma para criar uma série de coleções NFT, é a vez de Kylian Mbappé revelar seu interesse pelo mundo da “web3“, a nova internet.

O craque da seleção da França unirá forças como “investidor e embaixador exclusivo” com a startup francesa Sorare , criadora de um jogo online para troca de emblemas esportivos na encruzilhada de setores mais dinâmicos: objetos digitais únicos (NFT) e ligas esportivas virtuais (“esportes de fantasia”).

Depois da campeã de tênis Serena Williams, que se tornou “assessora” do conselho de administração e sócia da Sorare desde janeiro passado, e dos investidores do futebol Gerard Piqué, Rio Ferdinand e Antoine Griezmann, o unicórnio francês oferece um novo recruta de escolha.

Minha relação com os fãs é muito importante para mim, então a ideia de trazer experiências inéditas e acesso através dessa plataforma NFT (com a Binance) é algo que eu queria fazer parte”, disse Cristiano Ronaldo, um dos atletas mais seguidos do mundo com mais de 500 milhões de seguidores nas redes sociais. 

Se o jogador de basquete francês Rudy Gobert apoia “The Metaverse Marauders”, uma coleção de 12.000 NFTs que representam todo um painel de criaturas extraterrestres, outras estrelas do esporte, como Neymar, Eminem e Paris Hilton mostraram sua participação no “Bored Ape Yacht Club“, um círculo fechado dos detentores de NFT vinculados a imagens exclusivas de macacos, que foram vendidos por mais de 200.000 mil dólares cada unidade, que é equivalente a pouco mais de 1 milhão de reais.

É realmente como no mundo real (dos colecionadores): temos pessoas em NFT que sabem muito sobre isso, e se interessam e passam um tempo lá, e depois tem outros que surfam um pouco em uma onda e compram um pouco o que eles mandam comprar“, explica à AFP John Karp, presidente da NFT Factory e especialista no setor, comparando o interesse no “Bored Ape Yacht Club” ao dos ‘novos ricos’.

E isso é totalmente contrário ao caso de Snoop Dogg. O rapper americano disse no mês de setembro do ano passado que ele se escondia por trás de um perfil desconhecido chamado ‘Cozomo de Medici’, um famoso colecionador no mundo dos NFTs por  comprar várias obras de arte famosas, o que vai muito além da ‘Bored Ape Yacht Club’.

Entendemos que havia um espaço bastante autêntico, um verdadeiro conhecimento. Seus conselhos contam, seu ponto de vista é importante. É reconhecido como uma pessoa informada“, destaca Karp. 

Mas por outro lado existem diversos casos de ‘influencers’ que lançam as suas coleções de NFTs para monetizar o seu público, embora vários desses exemplos tenham nos mostrado que os ativos perdem valor muito rápido nos mercados secundários, onde a receita esperada não é produzida.

Segundo a consultoria Chainalysis, o mercado de NFTs apresentou um declínio de 75% no volume de gastos entre fevereiro e abril, depois de gerar mais de 44,2 bilhões de dólares em 2021.