Cientistas afirmam saber identidade real de Banksy
Desde que Banksy ficou reconhecido internacionalmente como o maior artista de rua do mundo, os boatos sobre sua identidade real não pararam de circular por aí – “Ele é ela, na verdade?”, “ele é um coletivo de artistas?”. Agora, essas e outras especulações podem estar com os dias contados. Cientistas da Queen University of London, na capital inglesa, dizem finalmente ter acabado com o mistério por trás da persona de Banksy. Usando uma técnica conhecida como “Profiling Geographic”, que ajuda a capturar assassinos em série, os especialistas afirmam ter descoberto o verdadeiro nome do artista. O já cotado candidato, Robin Gunningham.
Os pesquisadores afirmam ter rastreado Banksy por meio da identificação de um padrão entre os locais onde suas obras de arte aparecem com mais frequência. Ao todo, foram analisados o endereço de 140 grafites. De acordo com as análises, Gunningham é a opção mais provável para a verdadeira identidade do artista.
Mas apesar de toda a investigação, mesmo se Gunningham for realmente a pessoa por trás dos inúmeros grafites já feitos ao redor do mundo, pouco se sabe sobre ele. E também, é preciso se perguntar por que é tão importante sabermos quem é o “real” Banksy. Afinal de contas, o que é a vida sem alguns mistérios?