Gorilix (SILVA): Um herdeiro do sucesso da Dogecoin repleto de recursos?

Dogecoin (DOGE) deixou para trás sua origem como uma piada para se tornar uma das criptomoedas mais lucrativas de 2021. Gorilix (SILVA) parece estar prestes a seguir uma trajetória similar, em parte devido à força de suas semelhanças com DOGE: acessibilidade, facilidade de uso e apoio de uma base de usuários entusiasmada e motivada.

Inicialmente, Dogecoin se distinguiu como uma paródia para o alvoroço que existia em torno das demais criptomoedas. “A intenção original era parodiar todas as moedas clone ‘sérias’ que estavam se esforçando para se diferenciar, mas que acabavam sendo todas iguais”, informou o cofundador da Dogecoin, Billy Markus, em 2021. “Dogecoin era só mais uma moeda clone, mas em vez de se levar a sério, era apenas a Dogecoin”.

Porém, Dogecoin não foi apenas uma rápida piada. Sua abordagem bem-humorada atraiu muitos seguidores e suas barreiras de entrada deliberadamente baixas ajudaram os investidores de primeira viagem a ter um gostinho das criptomoedas de forma fácil e acessível. Investidores veteranos de criptomoedas gostaram do estilo direto do projeto, o que preparou o terreno para sua ascensão meteórica em 2021. No outono de 2022, a SpaceX planeja lançar uma missão à lua parcialmente financiada com Dogecoin.

Apesar de todo o sucesso de Dogecoin, suas possibilidades de uso ainda permanecem um pouco incertas e a característica que a distingue das outras alternativas continua sendo sua acessibilidade. A moeda teve dificuldade em ganhar tração em algumas áreas e sua valorização pode estar atrelada ao mesmo tipo de alvoroço – em grande parte promovido pelas celebridades na mídia – que ela originalmente zombava.

Gorilix fica feliz em deixar as paródias por conta da Dogecoin. Mas seu forte desempenho até o momento pode indicar sua ascensão como um complemento sério à Dogecoin, talvez até mesmo um concorrente.

Assim como Dogecoin, Gorilix foi projetado para ser acessível e orientado à comunidade. Enquanto Dogecoin se posicionou como uma forma fácil e despretensiosa de ingressar no mundo dos criptoativos, Gorilix oferece um conjunto maduro de serviços tanto para investidores novatos quanto experientes.

O ponto central da proposta de valor de Gorilix é seu suporte às funções bancárias tradicionais, incluindo a funcionalidade de tomar ou oferecer empréstimos e suporte à liquidez na forma de incentivos baseados nas taxas de juros das contas em moedas fiduciárias.

De forma efetiva, Gorilix permite que os investidores operem como se possuíssem seus próprios bancos. Quando a liquidez for necessária, os proprietários de Gorilix poderão oferecê-la, seja diretamente ou por meio de DApps dentro do ecossistema Ethereum. Quando os usuários de Gorilix precisarem tomar fundos emprestados – para financiar novos investimentos, por exemplo – eles poderão fazê-lo usando seus portfólios como garantia.

Até mesmo os proprietários menos agressivos se beneficiam do protocolo Gorilix. Quando a demanda aumentar, a redução na liquidez fará com que as taxas de juros subam, recompensando os investidores que possuírem montantes não alavancados de SILVA.

Com mais de duas semanas restantes no primeiro estágio da pré-venda de Gorilix, os resultados são animadores. Quase 12 milhões de tokens SILVA já foram vendidos e Gorilix espera atingir sua meta muito antes do lançamento de sua IDO na Uniswap, previsto para 6 de setembro de 2022. O preço do token já subiu de seu valor inicial de US$0,008 para mais de US$0,019, um aumento de 147%.

Dogecoin provou que a facilidade de uso para os usuários é capaz de superar qualquer grande alvoroço. Gorilix quer provar que um token realmente centrado no usuário é capaz de seguir o sucesso de seu antecessor.

Para comprar seus tokens SILVA ou saber mais sobre a Gorilix DeFi, acesse Gorilix.io.

Para se registrar na pré-venda: https://cabinet.gorilix.io/sign-up.

Para acompanhar o projeto no Telegram, Twitter e Instagram: https://linktr.ee/Gorilix.

Time mexicano Pumas vai produzir NFTs com a Mobile Streams

Mais um time importante de futebol entra para o universo da Web3. O clube mexicano Pumas vai produzir NFTs em parceria com a Mobile Streams PLC. A empresa britânica anunciou ontem (dia 04) que assinou um contrato de cinco anos com o time para ser a produtora e distribuidora exclusiva do tokens não fungíveis do clube. 

O acordo define que a empresa terá autorização de usar a propriedade intelectual e comercial do time mexicano na distribuição e produção dos NFTs ou outras mercadorias baseados em blockchain; Isso inclui cartas de jogadores para serem trocadas, colecionáveis do clube e formas de engajamento dos fãs. 

O presidente do time Pumas desde 2019, Leopoldo Silva, disse: “estamos encantados de trabalharmos junto com a Mobile Streams para os nossos NFTs. Por meio deste contrato, o Pumas está empolgado para desenvolver e entregar uma nova geração de produtos digitais para os nossos fãs. Estamos ansiosos por uma longa e bem sucedida parceria”. 

O time já vinha anunciando a intenção de investir no setor desde o ano passado, além de já ter lançado coleções de NFTs com peças limitadas, Platinum, Silver e Black. 

A companhia com base em Londres disse que o mercado dos NFTs de esportes é um dos que mais cresce no setor. Ainda de acordo com a empresa, o setor dos tokens não fungíveis deve valer $122 bilhões em 2028, com $35 a serem gerados ainda este ano. 

Mark Epstein, chefe executivo da Mobile Streams, anunciou que eles estão “extremamente orgulhosos de assinarem este contrato com o Pumas. Este contrato ganho com uma grande marca de esportes demonstra o progresso que nossos negócios fizeram. Agora nós estamos muito bem posicionados neste espaço e estamos ansiosos para aumentarmos nossa presença no conteúdo de Web3, nos ativos digitais e no setor NFT”.  

Inicialmente, os tokens do Pumas serão vendidos em um marketplace que a MOS está desenvolvendo, que pode ser acessado pelos pontos digitais do clube, pelo site oficial e pelas redes sociais deles. Os produtos também estarão disponíveis em sites parceiros da Mobile Streams e, futuramente, ela pode negociar com outras plataformas. 

No anúncio da empresa, ela destaca que “eles (os NFTs) não serão comercializados apenas pelo clube ao qual todos os fãs do Pumas têm acesso, mas também online ao redor do mundo para fãs globais do Pumas, incluindo os EUA onde há um população mexicana e uma fanbase significativa do Pumas”.  

Saiba mais sobre o Pumas

O Pumas, ou Club Universidad Nacional, é um dos quatro maiores times de futebol do México, juntamente com o América, o Chivas e o Cruz Azul. 

Hugo Sánchez, o maior jogador de futebol mexicano do último século, começou sua carreira no Pumas.

O que são NFTs?

Nas palavras da Mobile Streams: “NFTs são dados digitais armazenados em uma blockchain, uma forma de registro distribuído. A propriedade de um NFT é gravada na blockchain, e pode ser transferida pelo proprietário, o que permite que NFTs sejam vendidos e trocados. Ou seja, os produtos da companhia são mercadorias digitais.”

Os NFTs e o mundo dos esportes

Mesmo com a crise atual do mercado dos NFTs e das criptomoedas, a área dos esportes continua investindo bastante no setor. Diversos times e atletas estão anunciando parcerias para criarem suas próprias coleções de tokens. Na semana passada, o brasileiro Richarlison e o craque português Cristiano Ronaldo anunciaram investimentos no setor. 

Manchester United fecha acordo com exchange de criptomoedas

O Manchester United fechou um acordo milionário com a Tezos, uma exchange de criptomoedas, que irá estampar os uniformes de treino do clube.

Não foi divulgado de quanto tempo será o contrato, mas o que se sabe é que será de 27 milhões de dólares no total, o que equivale a mais de 120 milhões de reais. O contrato permite a utilização do logo da Tezos nos equipamentos de esporte dos Diabos Vermelhos, mas, parece que também existe um rumor de uma colaboração entre ambos para a criação de um ambiente no Metaverso, inspirado no clube, assim como outros projetos na web3.

O que já é realidade no mundo dos esportes, uma vez que o time português, Porto, criou o seu estádio no ambiente do Metaverso com vantagens e benefícios exclusivos para aqueles que fizeram uma parceria através de Fan Tokens ou também a compra de artigos do clube, que estão inseridos nesse novo universo, mas tudo isso só foi possível por causa do acordo que o time fez com uma exchange de web3.

A exchange de criptomoedas, Tezos, possui grandes nomes em seu portfólio como as equipes de F1, como a McLaren e Red Bull Racing, além de seu novo parceiro, o Manchester United.

Em todos os seus acordos, a exchange Tezos atua como parceira das marcas na criação de blockchains e também tokens não fungíveis (NFTs).

E como diversos clubes de diferentes esportes estão fazendo isso, os torcedores do Manchester United também podem esperar por cards colecionáveis, tokens não fungíveis (NFTs), criptomoedas ou até mesmo Fan Token. É possível dizer que eles chegaram atrasados nesse mundo, uma vez que diversos outros grandes nomes do futebol já tiveram um lucro de milhões com as vendas de seus criptoativos.

Mas o Manchester United ainda pode lucrar muito bem com isso, pois com os seus fãs ansiosos por eles finalmente aderirem a essa tecnologia, o que não vai faltar é torcedor querendo cards colecionáveis e tokens não fungíveis (NFTs).

A Premier League é outra que entrou para esse mundo de criptomoedas e tokens não fungíveis (NFTs) e muitos times já estão inseridos nesse novo universo com empresas de web3.

Há diversos times que possuem os seus próprios Fan Tokens e, dentre eles, podemos citar o Arsenal, Wolverhampton e também o Manchester City, e eles lucram bastante com o seu objetivo que é dar benefícios exclusivos aos seus fãs e diversos torcedores. Uma boa parte desse negócio vem da Socios.com, bem conhecida no mercado e que já possui diversos negócios com grandes ligas do esporte, até mesmo no Brasil.

O Watford foi um dos primeiros na Inglaterra a estampar em seu uniforme de jogo a imagem de uma criptomoeda, e eles são bem menores que o Manchester United, o que nos leva a pensar que eles realmente estão atrasados nessa nova onda.

A equipe estampou nas mangas e também nas costas a logo da Dogecoin (DOGE), que é uma das principais criptomoedas do mundo atualmente, na temporada de 2021/2022, é bem famosa e ficou famosa pelos memes, além de já ter sido comentada pelo bilionário Elon Musk.

Essas tecnologias como as criptomoedas, os tokens não fungíveis (NFTs) e entre outros, estão cada vez mais presentes no mundo dos esportes e ninguém pode negar isso, e nem que, futuramente, teremos muito mais acordos esportivos com empresas de tokens não fungíveis (NFTs), criptomoedas e web3.

Os times estão lucrando bastante com esses acordos milionários, que vão desde sites de apostas até mesmo Fan Tokens que também são bastante lucrativos para os times que, anteriormente, dependiam de patrocínios tradicionais.

Aqui no Brasil, temos 12 clubes que possuem os seus próprios Fan Tokens (tokens não fungíveis utilitário), uma modernidade que ainda não chegou a muitos outros grandes times esportivos, mas que, com toda certeza, chegará em breve, pois esse é uma nova forma de lucrar e que está indo muito bem para muitos times.

Time brasileiro cria própria plataforma de NFTs

Cada dia mais inserido no meio dos esportes, principalmente no futebol, os NFTs também chegaram para ficar no Brasil. O país do futebol claro não poderia ficar de fora de uma invocação dentro do esporte, tendo isso em vista, diversos times passaram a adotar o esquema de cripto ativos, seja por meio dos Fan Tokens ou como fez o Bahia, criando sua própria plataforma de tokens não fungíveis (NFTs).

Em uma parceria com a Block4 fantech, gerenciadora de plataformas que criam os colecionáveis digitais, um dos times mais tradicionais do nordeste semanalmente irá colocar à venda objetos virtuais que representam a história do clube.

As primeiras peças a serem lançadas chegaram junto ao lançamento da plataforma, que apresentaram também os novos uniformes do Bahia para a temporada 2022, se transformando em NFTs.

Como adquirir os NFTs do Bahia

Os tokens não fungiveis que trarão a história do Esquadrão de Aço para a web3, poderão ser encontrados no site, ecbahia.tibs.app. Site esse, gerido pela Blcok4, sendo um dos mais respeitados no ambiente de criptomoedas e NFTs.

Em anúncio da parceria, o presidente do Bahia Guilherme Belintani, avaliou a introdução do time nordestino na nova era de investimentos e entretenimento da web3, projetando um negócio de sucesso do clube com sua torcida, aproximando ambos.

“A era dos NFTs veio para ficar e o Bahia não pode ficar de fora. A ideia é aproximar e recordar ainda mais nossos torcedores do clube. Nesse projeto, alguns itens remetem à nossa história e outros são inéditos, desenvolvidos especialmente para esse lançamento. Vem mais história por aí”, declarou Belintani.

Os TiBs, como são conhecidos os NFTs produzidos na plataforma da Block4, nesse caso irão atuar como qualquer outro ativo digital, tendo uma espécie de selo associado ao item que garante a autenticidade e possibilidade de compra, troca e venda dos tokens. Ou seja, apenas o dono de cada NFT do Bahia poderá ter acesso ao conteúdo exclusivo que aquele item dá e também negocia-lo da forma que achar melhor nas plataformas disponíveis.

As vantagens e exclusividades que serão geradas pelos NFTs do tricolor baiano ainda não foram divulgados. Mas, pelas perspectivas do CEO da Block4, Thiago Cannelas, a proximidade entre o adepto ao time e o clube em si, sereno foco dessa parceria.

“Essa iniciativa com o Bahia visa trazer para o universo dos NFTs a paixão do torcedor com o seu clube de coração. Mais do que lembranças de momentos incríveis, queremos integrar a tecnologia a um clube tão rico em história com a sua torcida, trazendo a massa tricolor para mais perto do time”, revelou Cannelas.

Desde o mês de abril em funcionamento, os TiBs do Bahia estão sendo separados em três categorias/raridades, que normalmente ditam o valor de cada peça. Atualmente existem, comuns, especiais, raras e lendárias, sendo o a última mais rara e a primeira literalmente mais comum.

TiBs lendários são criados de forma única em coleções específicas, tendo seu ‘drop’ feito de forma restritas e dando a possibilidade do torcedor de passar por experiências únicas.

Enquanto isso, os TiBs comuns são emitidos em várias quantidades. Cada emissão tem um número máximo de peças já pré-definidos, no entanto, diferente dos lendários, os comuns são ilimitados.

Mais um time da Premier League investe em NFTs

Mais um time da Premier League investe em NFTs conforme noticiado pelo The Athletic. O inglês Southampton F.C. anunciou que irá lançar três NFTs como celebração dos seus kits “Bold and Brave” (2022/2023), as novas camisetas oficiais do time. De acordo com o Southampton, o fato de serem apenas três tokens “torna cada um deles um item verdadeiramente colecionável para colecionadores de camisetas de futebol”. 

Os tokens não fungíveis estão disponíveis na OpenSea, a maior plataforma de negociação de NFTs do mundo .Você pode adquiri-los participando de um leilão e os lances devem ser feitos usando criptomoedas. As negociações começaram na quinta-feira (29) e continuam até metade de agosto. Os usuários que conseguirem adquirir os tokens também ganharão a nova camiseta do time. 

O clube declarou que os NFTs “foram criados para mostrar digitalmente o desenho e o design original de cada kit, que são mais ousados e corajosos do que jamais se viu antes”. O time ainda enfatizou que os tokens são itens para colecionar, que não devem ser vistos como uma fonte de investimento. Porém, a plataforma OpenSea até incentiva a troca e a negociação dos ativos digitais. 

A maioria dos times que entrou no mundo dos NFTs os desenvolveu em parceria com alguma empresa do setor. No entanto, o Southampton não mencionou nenhuma em sua divulgação.

Mesmo com o setor de NFTs e criptomoedas se tornando cada vez mais conhecido, muitas pessoas ainda não conhecem ou não adquirem os produtos digitais. Sarah Batters, diretora de marketing e de parcerias do clube inglês se mostrou consciente dessa limitação. “Mesmo compreendendo que nem todo mundo está pronto para mergulhar no mundo dos NFTs, nós queremos ser ousados e dar aos nossos fãs a escolha de explorar essa empolgante nova área”, explicou Batters.

Mas não é a primeira vez que o Southampton se aventura no mundo da Web3. No ano passado, a Sportsbet.io, plataforma de apostas esportivas online, doou duas Bitcoins para o Fundo Crypto para Fãs. Quatro meses depois, o time também lançou uma competição em que os fãs precisavam encontrar Bitcoins escondidas em QR codes pela cidade, mídias sociais e em desafios inspirados na tecnologia de blockchain. 

A crise dos NFTs

Embora o mercado dos NFTs e das criptomoedas continue recebendo muitas iniciativas e investimentos, os valores caíram nos últimos meses. Um exemplo são as próprias Bitcoins oferecidas pelo time na competição, que caíram quase metade do preço desde fevereiro deste ano. 

O site The Athletic investigou como os times da Premier League foram afetados por essa baixa no mercado. Em todos os casos, quem comprou os tokens dos times esperando revendê-los por um preço mais alto se decepcionou. Um representante da Socios, plataforma parceira de vários clubes da liga, ressaltou que os tokens não devem ser um investimento econômico. “O propósito dos tokens é dar aos fãs novas formas de se engajarem com seus clubes, de se entreterem e ganharem recompensas que não podem ser encontradas em nenhum outro lugar”, explicou o representante ao site The Athletic. 

Apenas esta semana, dois grandes atletas anunciaram coleções em NFTs. Cristiano Ronaldo fechou uma parceria com a Binance e o jogador da seleção brasileira, Richarlison, já lançou os cards criados pela International Digital Group (IDG).

No Brasil, essas iniciativas são vistas como uma possível solução para times de futebol em crise por causa da pandemia e da diminuição de tempo na televisão. 

Time próximo de ser comprado por Criptomoedas vale uma bolada; Confira o valor

O modelo de SAF no Brasil, principalmente no futebol, começou a ser uma novidade recentemente. Times com donos começaram a surgir com o Red Bull Bragantino e hoje com alguns exemplos espalhados pelo país, tem tudo para ser uma tendência no esporte nos próximos anos. No entanto, esse modelo de gestão é algo comum a décadas no Estados Unidos e com o avanço tecnológico, principalmente das Criptomoedas, a NFL pode ter o primeiro time a ser adquirido com as coins da web3.

Um dos times de futebol americano mais tradicionais do país, o Denver Broncos, pode ser adquirido por uma DAO (sigla em inglês para organizações autônomas descentralizadas), através de angariação de fundos e Criptomoedas.

As metas das DAOs são exatamente juntar dinheiro a partir de uma iniciativa e ceder uma parte do investimento de volta àqueles que investiram. O objetivo dessa vez é comprar o Denver Broncos e literalmente dar a equipe aos torcedores, no entanto, a tarefa não será fácil.

Isso porque, a DAO BuyTheBroncosDAO, terá de arrecadar 4 bilhões para adquirir o time da cidade de Denver.

“Sabemos que isso é um pouco maluco, mas também é um pouco ‘fodão’. Basicamente, o propósito é criar uma infraestrutura para que fãs de todas as idades possam ser donos do Denver Broncos”, declarou Sean O’Brien, líder do projeto BuyTheBroncosDAO em entrevista a rede americana CNBC.

Com a desvalorização da cripto e consequentemente da web3, a tarefa se torna muito mais em algo a longo prazo do que para uma atitude para a próxima temporada. Até por isso, um plano B já é colocado em prática caso a iniciativa tome forma e não atinja o valor de 4 bilhões necessários.

DAO de Criptomoedas conta com plano B e parceiros

A meta inicial estipulada pela equipe que comanda o projeto, é angariar 25% do valor total dos 4 bilhões de dólares no mínimo, ou seja, 1 bilhão.

Batendo essa marca e analisando a projeção de mais fundos, a BuyTheBroncos irá decidir se para por aí e, inicia um movimento de investimento tradicional, que vai tentar lucrar com os 1 bilhão de dólares que já tem, até o valor total. Ou, se mantém o sistema de arrecadação ara chegar o mais próximo possível do 100%.

Diferente do projeto de algumas DAOs, a iniciativa de comprar o Denver Broncos vem sendo bem recebida pela comunidade do Colorado, estado onde está situado a equipe.

O próprio governador do Estado, Jared Polis, também em entrevista a CNBC, prestou o apoio e ofereceu ajuda ao projeto.

“O desafio será arrecadar muito dinheiro, mas… Quer saber de uma coisa? Se sua imaginação é grande o suficiente, então isso pode acontecer. E qualquer coisa que eu puder fazer para ajudar, eu estaria feliz em fazer”, comentou Jared.

As DAOs já estão a algum tempo no mercado de cripto, no entanto nenhuma sonhou tão longe como com a compra de um time da NFL.

Recentemente, algo relacionado aconteceu com a DAOSuperDAO‘, que tentou adquirir direitos de anúncio de um projeto chamado “Crypto Bowl“, que visava trazer ainda mais patrocínio do mundo das Criptomoedas para a NFL, fazendo algo que já acontece na liga de basquete NBA, que conta com o domínio de exchanges de criptos em anúncios nas arenas.

Ainda em entrevista a rede americana CNBC, Sean O’Brien, continuou sobre as metas de seu projeto. E assim como diversas outras inciativas, admitiu que também vê a BuyTheBroncos serve como uma espécie de aprendizado as pessoas.

“Queremos que essa iniciativa basicamente abra os olhos das pessoas para o que uma DAO pode fazer no mundo real e fazer uma conexão tangível entre essa vida da Web 3 e o mundo real”, completou.

Famoso skatista brasileiro lança o CriptoCria

Bob Burnquist, famoso skatista brasileiro, lança o CriptoCria, projeto social para ensinar jovens de comunidades carentes sobre criptomoedas, blockchain e tokens não fungíveis, os NFTs. As plataformas ShapeShift, Giveth e Impact contribuíram para o desenvolvimento do projeto. 

O objetivo do CriptoCria é ensinar sobre essas novas tecnologias da Web3 para ajudar os jovens no mercado de trabalho. Burnquist deu uma entrevista ao Valor Econômico em que falou sobre o projeto: “a tecnologia toma conta das coisas, então é importante direcionar para algo que permita que a pessoa leve recursos para a comunidade”.

Este não é o primeiro projeto social do skatista. Em 2020, o atleta criou o Instituto Skate Cuida na Ilha de Gigoia, Rio de Janeiro, com o apoio do Banco BV. De acordo com o site oficial da instituição, ela promover ações em torno do universo do skate com viés colaborativo e integrado com as áreas da Saúde, Educação e Ciência.” Durante a pandemia da Covid-19, o Skate Cuida também arrecadou cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade social. 

Como surgiu o CriptoCria

Em matéria publicada no Valor Econômico, Burnquist contou que a ideia do programa começou em 2017, quando seus amigos californianos o convenceram a comprar uma criptomoeda. Posteriormente ele vendeu as Bitcoins por dez vezes o valor que tinha comprado. 

Assim surgiu o interesse do atleta no universo da Web3 e ele se tornou um investidor e um criador na área. Em outubro do ano passado, ele lançou a coleção de NFTs “Burnquist Gold” baseado no blockchain da Tezos (XTZ). Os tokens eram inspirados na proporção áurea, conhecida como proporção divina na matemática. Os 1.618 itens estavam disponíveis no marketplace brasileiro Hic et Nun com o preço inicial de 1,618 XTZ (63,52 reais).

Bob Burnquist também se tornou embaixador do PowerJags, uma coleção de NFTs em forma de criptoartes inspiradas pelas onças pintadas. O objetivo do projeto é ajudar a preservar o animal, então 40% dos lucros do projeto seriam revertidos para a ONG AMPARA SILVESTRE. 

O skatista ainda está participando do NFT.Rio, evento no Parque Lage Rio de Janeiro do dia 29 de junho a 3 de julho. Este é o primeiro evento internacional dedicado inteiramente a tokens não fungíveis, NFTs, no Brasil. Na quinta-feira (dia 30), Burnquist estava no painel “A próxima jogada: esportes e NFTs”. A discussão também conta com o diretor de desenvolvimento de negócios da plataforma Socios no Brasil, Felipe Ribbe e com Felipe Baracchini, do Surf Junkie Club, projeto que mistura NFTs e experiências para os fãs. 

O esporte na Web3

Mesmo com a desaceleração do mercado das criptomoedas e dos NFTs, os projetos não param de chegar, principalmente no mundo do esporte. Cada vez mais times e atletas investem no universo da Web3 como uma forma de integrar e interagir com os fãs. 

Nas últimas semanas, os jogadores de futebol, Cristiano Ronaldo e Richarlison, anunciaram que irão lançar coleções de NFTs celebrando momentos de suas carreiras. Outros nomes importantes envolvidos na área são o jogador de basquete Michael Jordan, a tenista Serena Williams e o brasileiro Neymar Jr. 

Astro do futebol mundial é o novo parceiro da Sorare

Considerado entre os melhores jogadores de futebol no mundo da atualidade e dono de um dos maiores contratos da história do esporte, o francês Kylian Mbappé, é agora o novo embaixador e investidor da rede Blockchain Sorare.

Mbappé se junta a diversos outros atletas de alto nível que já começam a se introduzir no meio da Web3. Recentemente, Cristiano Ronaldo, outro grande nome do futebol, virou parceiro da Binance, exchange de criptomoedas. E ainda Lionel Messi, jogador que atua ao lado de Mbappé no PSG, que se juntou a Socios.com, Blockchain de Fan Tokens.

Além de ter os companheiros de profissão já inseridos nesse meio, o atacante francês vai contar com Serena Williams e Pique, juntos a ele exatamente na Sorare.

O que é a Sorare?

Com sedes em Paris e Nova Iorque, a Sorare é uma empresa que gere o game Fantasy Football, que tem o mesmo nome da empresa, Sorare.

Utilizando a tecnologia Blockchain baseada em ETH (Ethereum), o Sorare foi lançado em 2018 com a proposta de negociar cards versão tokens não fungiveis (NFT) dos principais jogadores do mundo, permitindo assim com que os players montassem seus próprios elencos milionários.

Com cards divididos nas classes raros, super-raros e únicos, a rede de transações Sorare movimenta milhões de euros mensais.

Tendo diversos times do mais alto escalão do esporte licenciados, a empresa pode contar com fotos, dados e imagem dos jogadores de forma exclusiva os vendendo com a estratégia de oferta e demanda.

Mbappé e Sorare com parceria pela solidariedade

Além de se tornar garoto propaganda da Sorare e ceder de forma ainda mais completa a sua imagem para o game da empresa, um dos focos de Mbappé com a parceria é o beneficiamento de sua associação filantrópica By KM.

Fundada pelo jovem francês buscando desenvolver projetos educacionais também envolvendo o futebol, a IBKM como é conhecida, receberá todo o apoio da Sorare para trazer materiais, formação e um diploma especial, educando jovens sobre a tecnologia Web3.

Uma das maiores formas de possibilitar o acesso a angariar fundos para a instituição, será a venda de um carro especial de Mbappé na Sorare, que terá o valor arrecado convertido totalmente para a IBKM.

Em anúncio da parceria com a Sorare, Mbappé falou sobre o foco ser em sua instituição filantrópica e como a tecnologia irá atuar fortemente junto aos jovens.

“Fora de campo, o mais importante para mim é ajudar a capacitar os jovens, que podem não ter acesso ao tipo de oportunidades que outros têm para realizar e realizar seus sonhos e potencial. E com as novas tecnologias apresentando oportunidades tão profundas, eu queria fazer parceria com uma marca de tecnologia global ambiciosa que ressoasse com os jovens cujos sonhos estamos apoiando”, declarou Mbappé.

O astro francês também fez questão de exaltar a Sorare e se mostrou entusiasmado em fazer parte do projeto.

“Sorare foi o ajuste perfeito, e eu estava além de inspirado pelo entusiasmo da empresa pelo futebol, fãs e construção de um mundo melhor e mais inclusivo. Mal posso esperar para começar e causar um impacto global com eles como seu primeiro embaixador de jogadores”, completou o atacante.

 

5 casas de apostas esportivas que aceitam Bitcoin

A nova moda que chegou bombando ao Brasil são as casas de Bet, ou, as casas de apostas. Dando a possibilidade ao torcedor de não só torcer para o seu time e acompanhar o futebol como um todo, mas também aumentando a emoção de assistir a partida e ganhar um dinheiro em cima da paixão. Atrelado a isso, muitos sites aderiram a outro investimento que vem ganhando cada dia mais espaço na web3, as criptomoedas, mais necessariamente, as Bitcoins.

Cripto mais famosa e valorizada do mundo, com uma cotação atual de 100 mil reais por moeda, isso na baixa, pois o segmento vem passando por uma crise, as Bitcoins parecem ter chegado pra ficar no ramo de apostas esportivas.

Confira abaixo as 5 melhores casas de apostas na visão e avaliação de usuários e especialistas, que aceitam Bitcoin como forma de injeção de dinheiro.

1- 1xBit

Desde 2016 no mercado, a 1xBit já é considerada como um criptocassino, já consolidado no ramo e especializada quando o assunto são jogos e criptomoedas.

Além do Bitcoin, a casa aceita diversas outras moedas como ETH (Ethereum), Litecoin, DOGE (Dogecoin), TRON e etc.

Com uma variedade de 25 criptos a serem usadas, já a algum tempo a 1xBit vem aceitando apenas as moedas digitais em suas apostas, devido a toda segurança quanto rastreio e proteção, além de lucro que oferecem.

Sendo uma das mais bem avaliadas pelos usuários, com ótimo desempenho também de cassino, não necessariamente apenas no esporte, a casa conta também com o fácil acesso, tendo um aplicativo para todos os tipos de celulares e sistemas operacionais.

2- Sportsbet.io

Uma das queridinhas da comunidade brasileira no momento, muito por conta da sua interação com o público e patrocínios com grandes clubes, como Flamengo e São Paulo, onde inclusive é o patrocínio master, a Sportsbet.io se introduziu recentemente no mundo do Bitcoin e Criptomoedas, porém, já vem se saindo muito bem.

Bem avaliada por sua segurança e constantes promoções que “turbinam” as odds (sistema de chances de aposta), a casa está entre as mais avaliada e com maior número de usuários do gênero.

O único fator que faz a Sportsbet.io sair atrás da concorrente 1xBit é a especialização nas criptos. Enquanto uma só aceita essa forma de pagamento e já algum tempo domina essa forma de apostas, a Sportsbet.io só conta com 5 variações de criptos, se baseando muito no Bitcoin.

3- PlayZilla

Considerada recente ainda no mercado, a PlayZilla é mais uma daquelas que ganha destaque pelos seus bônus e promoções.

Sendo umas da que mais dão prêmios aos usuários, os bônus chegam até a 700 reais extras em apostas e dinheiro investido.

Tendo um dos melhores cassinos e roletas ao vivo das casas, sendo uma das poucas a ter o sistema no Brasil, a PlayZilla sai perdendo apenas quando o foco é justamente as criptomoedas.

Não deixando o usuário mudar o tipo de moeda após o cadastro, muitos se vêem presos a escolha feita no início, que das criptos, só permite a opção de Bitcoin. Sendo assim, caso escolha Bitcoin como sua moeda, só poderá investir e sacar com o criptoativo, sem poder mudar para o real brasileiro por exemplo.

Outro ponto importante que faz cair a avaliação da PlayZilla é a falta de um aplicativo, tendo de ser acessada por um navegador, o que preocupa quanto a segurança e privacidade, principalmente se tratando de Bitcoins e criptomoedas no geral.

4- BC.Game

Com uma das ações de marketing e conteúdo mais fortes no Brasil, a BC.Game entrou com tudo e promete ser uma das mais promissoras do mercado de cassino.

Tendo uma das maiores variedades de criptomoedas do mercado, contando com mais de 70 opções entre depósito e saque, a casa de destaca e conquista aqueles que estão começando.

O que baixa o nível da BC.Game são seus problemas técnicos e de servidor, além de um bônus gratuito de boas vindas, aqueles que não dependem de depósito para começar a jogar.

5- Melbet

Mais uma que se destaca pela variedade criptomoedas disponíveis além do Bitcoin, a Melbet também conta com um dos depósitos iniciais mais viáveis do mercado, permitindo que o jogador comece com 5 reais.

Com bônus iniciais que vão de 500 até 650 reais, a casa também se mostra promissora apesar de já estar a quase 4 anos no mercado brasileiro.

A Melbet se perde porém no sentido de plataforma, sendo descrita como confusa e as vezes mal funcional pelos usuários.

Quanto a lucro, segurança e bônus se destaca como uma das melhores, no entanto, a experiência do usuário não é das melhores.

 

Como a crise das criptomoedas impactou times da Premier League

O site The Athletic investigou como a crise das criptomoedas impactou times da Premier League.

O crescimento do mercado das criptomoedas e dos tokens não fungíveis, os NFTs, nos últimos anos abriu muitas possibilidades para empresas explorarem o mundo digital. Nos esportes, esta relação é ainda mais forte, com vários times criando moedas digitais próprias ou plataformas para torcedores compartilharem seus NFTs.

A tendência já chegou no Brasil, inclusive. Por exemplo, o Atlético Mineiro tem a GaloCoin e o Fortaleza tem a LeãoCoin. 

Porém, este mercado passa por um momento de instabilidade no momento. Um exemplo é a Bitcoin, que vem caindo desde o início de maio. Pensando nisso, o site The Athletic investigou a relação entre criptomoedas e os times da Premier League, liga de futebol do Reino Unido, de novembro de 2021 até maio de 2022. 

Seis times da liga têm uma parceria com a plataforma Socios, onde os fãs podem negociar, comprar e vender Fan Tokens. O Manchester City, primeiro time a assinar com a plataforma Socios, teve o maior pico entre os times da Premier League, alcançando 30 dólares no ano passado, mas também teve uma queda em seu valor nos últimos meses. 

Sobre a desvalorização das criptomoedas e, por consequência, dos NFTs, um representante da plataforma Socios disse ao The Athletic que esses tokens não são vendidos como um investimento rentável, já que “o propósito dos tokens é dar aos fãs novas formas de se engajarem com seus clubes, de se entreterem e ganharem recompensas que não podem ser encontradas em nenhum outro lugar.” 

Um representante do Arsenal, um dos times que possui a parceria com a Socios, também ressaltou que a plataforma não deve ser um investimento financeiro, mas uma forma de interação entre fãs do clube. Porém, ainda que a intenção dos clubes não seja esta, muitas pessoas que compraram os tokens o fizeram esperando um retorno financeiro que não virá, pois, sem exceção, todos estes projetos caíram de preço.

Outro clube parceiro da Socios, o Crystal Palace, é um caso curioso, já que seus tokens não estão disponíveis para compra, no entanto, um representante da plataforma disse que o projeto ainda está de pé. 

Alguns clubes oferecem produtos abertamente arriscados para se investir. O site de eToro, uma plataforma que tem parceria com o time inglês Newcastle United, já avisa que “o seu capital está em risco”. A legislação do Reino Unido, assim como do mundo inteiro, ainda não consegue regulamentar de forma completa este novo mercado, então plataformas como a eToro trabalham em um tipo de “limbo” da lei. Aliás, mais de um time possui parcerias com empresas que não podem atuar dentro do Reino Unido, como o Southampton com o cassino online Sportsbet.

Em todos os times analisados, quem procurou investir nos times já perdeu a maior parte do dinheiro dos últimos dois anos. No entanto, as criptomoedas e os NFTs não parecem estar indo a lugar algum. No Brasil, este mercado é visto como uma possível salvação para os times de futebol em crise devido à pandemia e à diminuição do espaço na televisão e vários times já possuem a sua moeda digital.