Ferramenta mede riscos das ações climáticas no Brasil
Um novo sistema de controle do Índice Municipal de Vulnerabilidade Humana à Mudança Climática está em fase de teste no Brasil, e conta com a supervisão do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Com um investimento de R$ 2,8 milhões, financiados pelo Fundo Nacional sobre Mudança do Clima, a ferramenta, ainda em fase de construção vai ajudar as autoridades a obter indicadores dos riscos para a população brasileira, gerados pelo aquecimento global.
Inicialmente, o sistema será usado em apenas seis estados: Espírito Santo, Pernambuco, Paraná, Mato Grosso do Sul, Amazonas e Maranhão. Segundo Pedro Christ, diretor-substituto de Licenciamento e avaliação Ambiental do MMA, a ideia é que todos os estados tenham acesso à ferramenta no futuro.
O sistema funciona a parir da inserção de dados demográficos e a geração de mapas que permitem o cálculo de índices como os riscos de determinadas populações com relação à ação do clima na região onde estão alocadas, como enchentes, por exemplo. Para Christ, esta é uma forma eficiente de resposta para lidar com possíveis impactos.
últimas do POP
-
03/03/2016 App brasileiro acompanha mensagens em tempo real
-
03/03/2016 Netflix oferece R$ 16 mil para visitar sets de filmagem