17.1 C
São Paulo

Relembre a carreira do aniversariante Kris Kristofferson

É Pop!

Membro do Hall da Fama da Música Country desde 2004, Kris Kristofferson está entre os mais influentes compositores e intérpretes da música popular americana. Se hoje, em seu aniversário de 79 anos, o músico está entre as lendas do folk, as coisas não foram tão fáceis no início de sua carreira.

Nascido em uma família de militares, Kristofferson precisou abandonar o posto de capitão e piloto de helicópteros do Exército americano para perseguir seu sonho musical. A decisão causou rompimento definitivo nas relações entre o músico e seus familiares, visto que ele decidiu largar a carreira militar para ser zelador no prédio da Columbia Records em Nashville por volta de 1965, onde conheceu o astro e futuro parceiro Johnny Cash.

Depois de muito batalhar tentando convencer intérpretes famosos a gravar suas composições, Kris Kristofferson finalmente conseguiu emplacar hits nas paradas de sucesso com “Viet Nam Blues”, gravada por Dave Dudley em 1966; “Jody and the Kid”, na voz de Roy Drusky; e “From the Bottle to the Bottom”, por Billy Walker.

Mais tarde, Kristofferson conseguiu sucesso como intérprete após ser introduzido por Johnny Cash no Newport Folk Festival. Diz a lenda que o cantor só convenceu o astro a lhe apadrinhar após pousar de helicóptero, sem avisar, no quintal de Cash para entregar algumas fitas demo.

Kris Kristofferson nos tempos de Ranger do Exército (Divulgação)

Nos anos seguintes, artistas como Jerry Lee Lewis, Waylon Jennings, Janis Joplin, Willie Nelson e o próprio Cash, entre outros, tiveram sucesso ao gravar composições de Kristofferson. Em 1971, seu segundo álbum, “The Silver Tongued Devil and I” o consolidou como cantor na cena country/folk americana.

Kris Kristofferson é também muito lembrado por ser um dos membros do supergrupo Highwaymen, ao lado de Johnny Cash, Willie Nelson e Waylon Jennings. A música que levava o nome da banda foi eleita o Single do Ano em 1985. Ao mesmo tempo, o músico se dedicou à carreira como ator no cinema.

Depois de uma significante diminuição no volume de produção nos anos 90, Kris Kristofferson voltou a chamar atenção com o álbum extremamente intimista e honesto “Closer to the Bone”, de 2009. Seu mais recente disco é “Feeling Mortal”, lançado em 2013.

Confira alguns dos principais hits de Kris Kristofferson, interpretados por outros artistas e pelo próprio:

Tags

comente
- Advertisement -spot_img

Leia também

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias