David Bowie recusou músicas para a trilha de Trainspotting
Danny Boyle não faz segredo do seu amor por David Bowie. Mas já teve que desfazer o projeto de uma cinebiografia sobre a vida e carreira do músico depois de ele ter recusado conceder permissão para o uso de sua música no filme. Contudo, os problemas entre eles começaram bem antes disso. Boyle se aproximou de Bowie durante a produção de Trainspotting (1996). Segundo Tristam Penna, que ajudou na composição da trilha sonora do longa, o cineasta e seu produtor, Andrew Macdonald, estavam com dificuldades de chegar a acordos com o músico.
Eles queriam muito ter usado “Golden Years”, de Bowie, para a cena do vaso sanitário, mas o cantor recusou – e a passagem ficou marcada por “Deep Blue Day”, de Brian Eno. Como a primeira tentativa não havia dado certo, Penna sugeriu o uso de “Lust for Life”, interpretada por Iggy Pop e produzida por David Bowie, para a famosa abertura do filme.
Em entrevista ao site Dazed, Penna contou que Danny Boyle estava extremamente chateado com os cortes de Bowie em seu filme, mas que acabou ficando satisfeito com os resultados finais. A inclusão de “Lust for Life” foi fundamental para a plástica do filme.
Penna diz que chegou a indicar outras inclusões na trilha sonora do longa, e diz que este foi um dos “trabalhos culturais mais importantes de sua carreira”, mesmo depois das tentativas frustradas com ícone pop.
Confira o vídeo com a música “Golden Years”, vetada por Bowie para uso no filme: