Preencha seu dia com virtuosismo no aniversário de Joe Satriani
Hoje, dia 15, é aniversário do guitarrista Joe Satriani, considerado uma das maiores lendas do rock instrumental a já pisar neste planeta. Aos 59 anos, com cerca de 45 de carreira, o americano natural de Westbury, Nova York, foi responsável por quebrar os limites da técnica e moldar a forma com que o instrumento é tocado hoje. Afinal, o careca não só influenciou outros grandes nomes do rock como também lhes forneceu a base para suas carreiras.
Antes de se lançar como artista solo, Satriani foi professor musical. Entre seus pupilos estão nomes como Steve Vai, Kirk Hammett, Larry LaLonde e Andy Timmons, entre outros. Vai, que era praticamente seu vizinho e frequentava a mesma escola, acabou se tornando um dos maiores guitarristas de todos os tempos – para alguns, até melhor que seu professor.
Joe Satriani se inspirou a começar a estudar guitarra em 1970, quando soube da morte de Jimi Hendrix. Membro do time de futebol americano de sua escola na época, o então garoto de 14 anos avisou ao técnico que abandonaria a equipe para se tornar um guitarrista. Parece que foi uma boa escolha.
Hoje, Satriani acumula 15 nomeações ao Grammy, além de uma marca que excede 10 milhões de álbuns vendidos – o que o coloca como o artista de rock instrumental de maior sucesso. Durante sua carreira, trabalhou com nomes como Mick Jagger, Alice Cooper e Deep Purple, além de formar os supergrupos G3, com outros grandes guitarristas, e Chickenfoot, com os ex-membros do Van Halen Sammy Hagar e Michael Antony, além do baterista do Red Hot Chili Peppers, Chad Smith.
Como é de costume com os virtuosos da música, Satriani tem diversas linhas de equipamentos feitos sob sua tutela, entre elas a guitarra Ibanez JS Series, pedais de overdrive, delay, distorção e wah da Vox e o cabeçote de amplificador Marshall JVM410HJS.
Para comemorar o aniversário deste deus da distorção, selecionamos alguns de seus maiores hits:
últimas do POP