16.7 C
São Paulo

Preencha seu dia com virtuosismo no aniversário de Joe Satriani

É Pop!

Hoje, dia 15, é aniversário do guitarrista Joe Satriani, considerado uma das maiores lendas do rock instrumental a já pisar neste planeta. Aos 59 anos, com cerca de 45 de carreira, o americano natural de Westbury, Nova York, foi responsável por quebrar os limites da técnica e moldar a forma com que o instrumento é tocado hoje. Afinal, o careca não só influenciou outros grandes nomes do rock como também lhes forneceu a base para suas carreiras.

Antes de se lançar como artista solo, Satriani foi professor musical. Entre seus pupilos estão nomes como Steve Vai, Kirk Hammett, Larry LaLonde e Andy Timmons, entre outros. Vai, que era praticamente seu vizinho e frequentava a mesma escola, acabou se tornando um dos maiores guitarristas de todos os tempos – para alguns, até melhor que seu professor.

Joe Satriani se inspirou a começar a estudar guitarra em 1970, quando soube da morte de Jimi Hendrix. Membro do time de futebol americano de sua escola na época, o então garoto de 14 anos avisou ao técnico que abandonaria a equipe para se tornar um guitarrista. Parece que foi uma boa escolha.

Satriani nem sempre foi careca (Divulgação)

Hoje, Satriani acumula 15 nomeações ao Grammy, além de uma marca que excede 10 milhões de álbuns vendidos – o que o coloca como o artista de rock instrumental de maior sucesso. Durante sua carreira, trabalhou com nomes como Mick Jagger, Alice Cooper e Deep Purple, além de formar os supergrupos G3, com outros grandes guitarristas, e Chickenfoot, com os ex-membros do Van Halen Sammy Hagar e Michael Antony, além do baterista do Red Hot Chili Peppers, Chad Smith.

Como é de costume com os virtuosos da música, Satriani tem diversas linhas de equipamentos feitos sob sua tutela, entre elas a guitarra Ibanez JS Series, pedais de overdrive, delay, distorção e wah da Vox e o cabeçote de amplificador Marshall JVM410HJS.

Para comemorar o aniversário deste deus da distorção, selecionamos alguns de seus maiores hits:

Tags

comente
Ler a próxima matéria

Top Fernanda Motta fará parte do elenco de "Totalmente Demais"

- Advertisement -spot_img

Leia também

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias