21.3 C
São Paulo

40 anos do Sex Pistols

É Pop!

Sex-Pistols

Um pouco depois dos Ramones e da geração que despontou no CBGB, em Nova York, surgia em Londres, em 1975, uma banda que abalaria as estruturas do rock e inauguraria oficialmente o punk rock no Reino Unido. Mesmo tendo durado originalmente apenas dois anos e meio, lançado quatro singles e somente um álbum, os Sex Pistols são considerados um dos grupos mais importantes da história do rock, tendo influenciado não somente a música, como também a moda e o comportamento da juventude.

playlist-sex-pistols

A banda foi composta pelo vocalista Johnny Rotten (que depois ficou conhecido como John Lydon), o guitarrista Steve Jones, o baterista Paul Cook e o baixista Glen Matlock (substituído depois por Sid Vicious). Sob a condução do esperto empresário Malcolm McLaren, o quarteto se envolveu em constantes controvérsias, como quando lançaram em 1977 o contundente single “God Save The Queen”, que criticava o conformismo da sociedade e atacava diretamente a coroa britânica. Não raro, seus shows e aparições públicas acabavam em confusões.

O visual agressivo e a música simples e direta influenciou The Clash, The Damned, Buzzcocks, Siouxsie and The Banshees, entre tantos seguidores. O guitarrista e vocalista Joe Strummer chegou a afirmar que, após assistir a um show dos Pistols, em 1976, percebeu que a música de seu então grupo The 101ers estava ultrapassada e resolveu entrar para a banda de Mick Jones e Paul Simonon, que se transformaria logo depois no The Clash.

O final do grupo não poderia ser menos do que conturbado e se desenrolou em meio a uma turbulenta turnê americana, em 1978. Sid Vicious morreria um ano depois de overdose de heroína. A formação original se reuniu em 1996 para uma turnê e, desde 2002, se apresenta esporadicamente. Contudo, para não perder o “costume punk”, eles se recusaram a comparecer à cerimônia de sua indução ao Rock and Roll Hall of Fame, em 2006.

A nossa playlist traz um apanhado da obra do Sex Pistols, da carreira de seus integrantes (P.I.L, The Rich Kids, The Professionals, etc.) e de seus inúmeros seguidores. Então, dê o play e aumente o volume, pois isso é punk rock!


Escuta a playlist completa clicando aqui


playlist-sex-pistols-2

Tags

comente
- Advertisement -spot_img

Leia também

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias