Gigante italiano fecha parceria com empresa de ativos digitais para a temporada 22/23

Um dos clubes mais tradicionais do futebol italiano, a Sampdoria, confirmou a manutenção de seu patrocínio master com empresa que investe em ativos digitais, a Banca Ifis.

A marca estará presente no uniforme de jogo tanto do time masculino, como feminino, além de estar também nas camisas de treino e em placas de LED e na colaboração para ações no meio digital.

De acordo com o jornal italiano Tuttosport, o valor do novo patrocínio deve seguir os moldes da temporada anterior, mantendo o valor de pouco mais de 1 milhão de euros anuais.

Em anúncio junto ao clube, o presidente da Samp, Marco Lanna, celebrou o mantimento da Banca Ifis como patrocinadora master do time de Gênova.

“É um verdadeiro prazer poder continuar esse relacionamento com o Banca Ifis. Continuaremos a jogar juntos nos campos da Serie A, homens e mulheres, e estamos muito orgulhosos disso. Nosso clube representa uma excelência para Gênova, e estamos felizes em consolidar uma parceria tão importante com um instituto tão fortemente enraizado na nossa cidade”, declarou Lanna.

Do lado da Banca Ifis, o vice-presidente da entidade, Ernesto Fürstenberg Fassio, também ressaltou a importância da parceria não só para o time, mas também no impacto que causa na comunidade ao redor.

“Este acordo reforça ainda mais nossa proximidade com um território que também é importante para o nosso negócio e nos permitirá estar ao lado dos torcedores da Sampdoria. Além disso, confirma o compromisso do Banca Ifis em apoiar o esporte e os seus valores, como a perseverança, o espírito de equipe e o respeito pelo adversário”, avaliou o cartola.

Criptomoedas e NFTs no futebol italiano

O futebol italiano não tem ficado para trás quando se trata dos investimentos em ativos digitais.

Com quase toda a liga presente na plataforma de Fantasy Game com NFT, Sorare, a liga corre ao lado das outras 4 grandes ligas do futebol europeu para se manter competitiva e por dentro do mercado de NFTs e Criptomoedas.

Com as criptomoedas, o futebol italiano teve como patrocinador da Copa do país a Crypto.com, uma das maiores do ramo de Criptos em todo o mundo e que estará presente inclusive na Copa do Mundo no Qatar deste ano.

Os ativos digitais se fazem presentes ainda por meio dos famosos Fan Tokens, tendo como pioneira no ramo justamente uma equipe italiana, a Juventus.

Maior campeã do campeonato nacional, a velha senhora foi o primeiro time no mundo a ostentar sua própria Criptomoeda/Fan Token, em parceria com a Socios.com.

Hoje na presente nas mais diversas ligas do planeta, inclusive no Brasil, a Socios optou pelo movimento inicial na Juve muito por conta dos avanços digitais no qual a instituição sempre esteve presente. E além disso, era a primeira temporada de ninguém mais ninguém menos do que Cristiano Ronaldo após sua saída do Real Madrid.

Atualmente boa parte dos times italianos já tem acordos sobre Fan Tokens, com as mais diversas exchanges.

O meio surgiu como uma forma de ajudar o time do coração e aproximar a torcida apaixonada da Itália com os times sempre tão tradicionais do país.

Veja qual é a equipe do futebol feminino que se juntou a gigante das Criptomoedas

Em mais um acordo no mundo do futebol, a exchange de Criptomoedas, Crypto.com, que será uma das patrocinadoras oficiais da Copa do Mundo 2022 no Qatar, fechou negócio com a equipe americana de futebol feminino Angel City Football Club.

A equipe de Los Angeles que tem entre suas investidoras nomes como Natalie Portman, Jennifer Garner e Eva Longoria, é a primeira a aparecer no portfólio da Crypto em relação a futebol feminino.

A parceria além de render marketing e eventos da empresa junto ao time quanto a Criptomoedas, também deve partir para o ramo de NFTs, que dentro do universo futebolístico vem se mostrando nos últimos anos um grande investimento.

Em anúncio, o CEO da Crypto.com, Kris Marszalek, comemorou o acordo com o Angel City e demonstrou apoio ao movimento de mulheres no esporte.

“Estamos entusiasmados em ingressar no ACFC como um parceiro fundador, aprofundando nosso relacionamento com a cidade de Los Angeles, ao mesmo tempo em que apoiamos uma equipe que compartilha nossos valores e está igualmente comprometida em ajudar as pessoas a alcançarem independência financeira e autodeterminação”, declarou Kris.

Lembrando que esse não é o único projeto da Crypto em Los Angeles, o que deve ter facilitado a entra na empresa no time de futebol. Já que no basquete, em um acordo de 700 milhões de dólares a Crypto.com comprou o naming rigths do Staple Center, casa do Los Angeles Lakers, ao lado do Boston Celtics o time mais vitorioso da NBA.

A própria presidente do Angel City, Julie Uhrman, fez questão questão de exaltar a nova parceria do time e comentou sobre a importância da introdução das mulheres nesse momento da web3.

“Dada a velocidade com que a criptomoeda está mudando nosso mundo, queremos garantir que as mulheres sejam trazidas na jornada como investidores e criadoras”, avaliou Julie.

Angel City já participou de movimento revolucionário no futebol envolvendo Criptomoedas

Mesmo que agora com um grande acordo com uma marca de criptomoedas, o Angel City não está entrando em um mercado desconhecido, visto que já esteve envolvido em um movimento pioneiro quanto a futebol e Criptomoedas.

Em negócio com a equipe feminina do Tigres, do México, as americanas contrataram através de Bitcoins a atacante brasileira Stefany Ferrer, sendo assim a primeira atleta na história do futebol, em qualquer categoria, a ser vendida em Criptomoeda.

O movimento veio de uma parceria do Tigres Femi com a Bitso, outra plataforma de criptomoedas consolidada no mercado.

A iniciativa se mostra revolucionária e surge como opção em um mercado futebolistico inflamou e que movimenta bilhões todos os anos em transações.

Além da parceria com empresas da web3, os times já passam a adotar esquemas independentes de lucro quando a ativos digitais. Que vão desde vendas de NFTs de lendas, até a criação das próprias criptos.

Duplamente pioneiro o Angel City é agora não somente um símbolo no futebol feminino, mas sim para o futebol como um todo quando o assunto é inovação e desenvolvimento da tecnologia no esporte mais popular do mundo.

CEO da Sorare faz previsões animadoras sobre o futuro dos NFTs

Após um 2021 de completa êxtase quando ao universo dos NFTs, 2022 chegou com a bomba do ‘inverno cripto‘, que diferente do que o nome sugere, derreteu ativos digitais dos mais variados tipos, inclusive os tokens não fungíveis. No entanto, para o CEO de uma das maiores companhias de NFTs do mundo, a Sorare, os usuários podem ficar tranquilos, porque o futuro desses ativos da web3 são animadores.

O nome do cartola e intusiasta é Nicolas Júlia, Francês idealizador da Sorare, o projeto de Fantasy Game baseado em futebol e em cima de uma tecnologia Blockchain em Ethereum, que dominou as plataformas de comercialização de cards/NFTs no mundo.

Em 2021, a Sorare faturou uma média de 200 milhões de euros mensais em movimentos quanto às suas NFTs. Em 2022 esse setor se manteve avassalador e nem a queda dos ativos diminuiu tanto suas vendas.

O Fantasy Game funciona da seguinte forma. O usuário monta seu time de 5 jogadores (goleiro, defensor, meio campista e atacante), a partir de cartas que encontra no próprio mercado do game ou em marketplaces como o Sorare.

Podendo ser comprados em Ethereum, o preço dos cards variam de acordo com sua raridade e escassez, que definem que tipo de time e atleta podem ser inscritos em determinados campeonatos dentro do game, que dão prêmio aos jogadores.

Com mais de 100 times totalmente licenciados atualmente, a Sorare hoje luta pelo completo domínio das principais ligas do futebol, mantendo relação estreita com craques e times para criar NFTs especiais que são vendidos por milhares de euros todos os dias.

Tendo em vista todo esse seu projeto, Nicolas Júlia apresentou em artigo para a revista ‘Sapo Brasil’, 4 fatores no qual o mesmo acredita que se concretizaram no futuro das NFTs.

Veja as previsões de CEO sobre o futuro das NFTs

A primeira coisa relatada por Nicolas sobre o crescimento das NFTs ainda em 2022 será a sua função de proporcionar experiências exclusivas.

Muito além de apenas um ativo ou uma peça para coleção, os token não fungiveis deverão servir para abrir “passagens” que mudarão a forma de como se leva a indústria de entretenimento, seja no futebol, música ou cinema.

Isso de fato vem ocorrendo, como por exemplo com o lançamento de Fan Tokens, que muito além do que só Criptomoedas de times, se popularizaram pela sensação de poder e mudança no clube do coração que causa na torcida.

O segundo ponto se trata de empresas já consolidadas no universo dos games passarem a investir nas NFTs.

Até aqui os projetos bombados de tokens vieram de empresas inicialmente independentes sem grande história ou relevância anterior.

Com o boom desse segmento, é de praxe que as multinacionais entrem no ramo, e os videogames não devem ser diferente.

Apesar da previsão, feira em janeiro, até aqui nenhuma grande indústria dos games resolveu de fato cair de cabeça e deixar o mercado de NFTs ainda mais mainstream, no entanto, projeto semanalmente são especulados.

Em terceiro Nicolas Júlia citou os NFTs como um grande propulsor para os esportes femininos, que hoje, são fortemente negligenciados.

A chegada dos ativos no esporte feminino pode alavancar uma base de fãs que ainda não existe, de forma tão grande quanto em esportes masculinos.

Por fim, algo que não é tão animador mas servirá de aprendizado e experiência para muitos empreendedores que desejam entrar no ramo.

O francês acredita que muitos NFTs irão falhar na tentativa de seus projetos, dando prejuízo ao longo do tempo. Sendo assim, o mesmo recomenda cuidado em investimentos de pouca fama achando que estão descobrindo o novo ouro, quando podem estar caindo em um ‘void’ de derretimento de ativos.

Apostas esportivas em criptomoedas para a NBA

Para aqueles que gostam de fazer apostas online em esportes, existem várias oportunidades para apostar no basquete da NBA online, pois há mais de 2.000 jogos da temporada regular por ano.

As apostas de basquete estão ganhando popularidade rapidamente com as casas de apostas de bitcoin, pois veem a criptomoeda como o futuro das apostas esportivas. 

Graças aos sites de apostas em criptomoedas, agora é mais fácil do que nunca apostar em esportes com Bitcoin, Ethereum, Litecoin, Dogecoin e outras criptomoedas. Como os melhores arremessos de três pontos agora são reconhecidos com tokens NFT únicos, a NBA tem um lugar especial aqui.

No entanto, escolher os melhores sites de apostas esportivas em criptomoedas é difícil porque existem muitas alternativas.

O BitStarz suporta uma variedade de criptomoedas, tornando mais fácil para os entusiastas de criptomoedas depositar e retirar fundos. A troca rápida de criptomoedas para euros permite que os jogadores de criptomoedas participem de qualquer jogo na plataforma BitStarz. A ilha de Curaçao emitiu uma licença de jogo para o cassino BitStarz. Várias criptomoedas podem ser usadas para pagamento, incluindo Bitcoin, Bitcoin Cash, Ethereum, Dogecoin, Tether e Litecoin. Seu suporte a inúmeras altcoins faz do Bitstarz um dos melhores cassinos Bitcoin do mercado.

A BitStarz está sempre satisfeita em receber novos usuários em sua plataforma, pois assim, oferece um bônus de inscrição generoso. Seu Bônus de Primeiro Depósito está descrito abaixo. Seu depósito corresponde a 100 dólares ou 1 Bitcoin. Às segundas-feiras, o usuário será elegível para um bônus de recarga de 50% de até $ 50/EUR. Mesmo se você depositar a quantia inteira em Bitcoin, ainda é elegível para o bônus de recarga. Bitcoin é a abordagem ideal para fazer seu depósito inicial se você quiser maximizar seus benefícios. Um jogador que se junta ao cassino Bitstarz pode participar de um programa de fidelidade e ganhar pontos que podem ser trocados por privilégios exclusivos.

O chat ao vivo é o método mais eficiente para entrar em contato com a equipe de atendimento ao cliente. Este ícone pode ser encontrado na página “Ajuda”, localizada à direita da página principal. A BitStarz se distingue por vários motivos, incluindo seu excelente atendimento ao cliente. O BitStarz possui um dos departamentos de atendimento ao cliente mais úteis de qualquer cassino online, e a opção de bate-papo ao vivo está constantemente disponível.

O CloudBet foi lançado em 2013 e atraiu muitos jogadores devido aos seus bônus generosos e diversas opções de apostas esportivas. Cloudbet, como a maioria dos sites semelhantes, tem uma licença de Curaçao e usa a mais recente tecnologia de criptografia SSL.

As melhores características do site são o quão simples é se inscrever e o quão anônimo é, que é o que a maioria dos comerciantes de bitcoin desejam.

Além de poder depositar criptomoedas, você também pode jogar usando Bitcoin, Ethereum, Tether, Binance Coin, Dogecoin, Litecoin, Bitcoin Cash, USD Coin, Dash, PAX Gold , Dai e Chainlink, entre outros.

A BetOnline possui uma amplitude da cobertura que realmente o diferencia. Além da linha de dinheiro, acima/abaixo e apostas de spread, existem dezenas de apostas próprias para cada jogo da NBA. O BetOnline é popular entre os jogadores devido às suas extensas opções de apostas na NBA, facilidade de uso para jogadores de criptomoedas e confiabilidade ao longo dos anos.

BetOnline também é superior à maioria das outras empresas de apostas online porque permite apostar em e-sports e oferece possibilidades únicas de apostas, como apostas políticas e loterias. A BetOnline também permite apostar em jogos ao vivo e acaba de adicionar transmissão ao vivo via YouTube.

BetOnline é uma excelente casa de apostas a considerar se você gosta de navegar por ofertas e aproveitar todas as oportunidades. O BetOnline corresponde aos depósitos iniciais de bitcoin dos novos jogadores até 1.000 dólares quando eles se registram. Então, o BetOnline corresponderá até 350 dólares do seu investimento sempre que você colocar bitcoin em sua conta.

A BetOnline aceita Bitcoin, Ethereum e Litecoin para transações de criptomoedas. A maioria dos pagamentos e saques de bitcoin são processados ​​em poucas horas. Além disso, inúmeras promoções contínuas, como bônus de criptomoedas e promoções regulares, podem ser utilizadas para aumentar sua banca. 

Outras como BetFlip e Mbet também são uma boa opção.

Lenda do basquete Magic Johnson investe em metaverso de NFTs

A lenda do basquete e ex-jogador do Los Angeles Lakers, Magic Johnson, está investindo em um metaverso de NFTs esportivos. O jogador adquiriu uma franquia de basquete e futebol americano na liga de e-sports SimWin Sports. O nome e identidade de marca serão revelados em breve. 

Na liga, os usuários podem adquirir e negociar jogadores virtuais em forma de tokens não fungíveis, os NFTs, além de competir com jogadores do mundo inteiro em campeonatos online. As partidas são decididas por uma inteligência artificial, que analisa a força de cada time. Jogadores ainda podem ganhar dinheiro na plataforma. 

Os NFTs, os jogadores virtuais, se desenvolvem ao longo do jogo, podendo ser treinados para melhorar suas performances. Recursos como esse são usados para tornar o multiverso esportivo ainda mais imersivo. 

Os donos dos times virtuais são atletas famosos, celebridades e investidores. Além de Magic Johnson, a SimWin Sports conta com nomes como Jerry Rice, Tracy McGrady, LaMelo Ball e até o ex-Backstreet Boy Nick Carter.  

No anúncio que o jogador fez no seu Twitter, ele afirmou que “este negócio de bilhões de dólares está prestes a decolar e o modelo de SwimWin é uma jeito excelente para os fãs de esportes se envolverem.” 

O fundador e CEO da SimWin Sports, David J. Ortiz, ressaltou a representatividade do jogador e empresário. “A sua transformação de uma das carreiras mais impactantes na história do esporte, para um líder de negócios ainda mais bem sucedido, inspirou gerações de empreendedores de minorias como eu. Nós da SwinWin nos esforçamos para seguir seus passos enquanto construímos este metaverso esportivo incrivelmente inovador”, explicou Ortiz. 

Coleção de NFTs de Magic Johnson

Mas este não é o primeiro investimento do jogador no universo da Web3. No início deste ano, ele lançou uma coleção de NFTs com a NBA Top Shot, a The Anthology: Magic Johnson. A coleção homenageia cinco momentos icônicos da carreira de 13 anos de Johnson. Foram lançados 1.600 pacotes de tokens por $399 cada. 

A NBA Top Shot foi criada pela National Basketball Association e pela Dapper Labs. Na plataforma, fãs da NBA podem negociar momentos memoráveis da liga em forma de NFTs. 

NFTs esportivos durante o inverno cripto

O mercado das criptomoedas, dos NFT Games, e dos NFTs passa por um momento difícil. Bitcoin, um dos ativos mais importantes do mercado cripto, fechou o mês de junho com uma queda de 37%, registrando o seu pior trimestre desde que a rede começou a funcionar em janeiro de 2009. 

Na quinta-feira (dia 14), a OpenSea, uma das maiores plataformas de negociação de criptomoedas, anunciou uma demissão em massa de 20% do seu quadro de funcionários. Devin Finzer, CEO e cofundador da empresa, explicou que a decisão veio em uma quadro inédito: a combinação do inverno cripto com uma intensa instabilidade econômica. Ele ainda explicou que a demissão é uma forma da empresa se preparar para um período de desaceleração prolongada. 

Porém, mesmo com esta desaceleração, atletas e clubes continuam investindo no universo da Web3. Qual a explicação para isso? No mês passado, o criador da NBA Top Shot, Roham Gharegozlou, participou de um evento sobre tecnologia em Toronto, no Canadá, e defendeu o setor. “Jogos, entretenimento, qualquer coisa que acrescente valor real a pessoas reais, é, na minha opinião, completamente a prova de recessões”, afirmou Roham.

Corrida de cavalos chega ao metaverso

A Oly Sports e a Betswap se unem para levar a corrida de cavalos ao metaverso. A dupla promete lançar o primeiro jogo NFT de corrida de cavalos na Betswap ainda em agosto deste ano. 

Além de poder participar com seus próprios tokens, mesmo os usuários que não possuem um NFT vão poder assistir às corridas ao vivo e apostar através da Betswap. 

Caso você não conheça a Oly Sports, ela é uma plataforma online onde usuários podem adquirir, criar e competir com cavalos virtuais em forma de tokens não fungíveis. Os jogadores ganham terras virtuais no metaverso como recompensas.

Já a Betswap é uma plataforma de apostas online descentralizada, onde jogadores podem apostar uns com os outros utilizando ativos digitais. Por trabalhar com um protocolo de multichain, a plataforma está baseada nas redes blockchain Ethereum, Avalanche e Fanton, a exchange possui um token próprio, o $BSGG, avaliado em menos de um dólar no momento desta publicação. Para começar a apostar, os usuários precisam apenas ligar sua carteira digital à plataforma. A Betswap também tem uma comunidade no Discord com mais de 7,5 mil membros. 

O CEO do site de apostas, Mavic, declarou que a parceria com a Oly Sports “irá se direcionar à necessidade não atendida por acessibilidade no mundo das apostas esportivas, especialmente quando se trata de corrida de cavalos NFT.” Além disso, a parceria irá expandir o público da Betswap, trazendo mais usuários “que são entusiastas de corridas de cavalos com o suporte, tecnologia e comunidade da Oly Sport”, completou o CEO.

Assim como a Betswap é considerada a primeira exchange de apostas realmente descentralizada, a Oly Sports é o primeiro metaverso de corrida de cavalos utilizando tokens não fungíveis. O CEO da empresa, Jimmy Chan, ressaltou a empolgação com a parceria, já que será uma forma de trazer um elemento tradicional das corridas, as apostas, para o metaverso que eles construíram. 

Os NFTs no mundo das apostas

Os NFTs oferecem diversas possibilidades de uso e o mundo das apostas é um deles. Sites online de apostas esportivas passaram a utilizar ativos digitais e criptomoedas. No mês passado, a companhia canadense Astro Babies lançou o primeiro cassino NFT do mundo, o Astro Club House, em El Salvador. 

Aliás, o país é considerado um dos mais abertos a criptomoedas e tecnologias blockchain no mundo. No ano passado, El Salvador tomou a decisão controversa de adotar a Bitcoin como moeda oficial. Com o inverno do mercado cripto, o país já perdeu mais de US$50 milhões ao apostar no ativo, e está quase revogando a decisão. 

Os NFTs no mundo dos esportes

O setor de NFTs esportivos, com um foco ainda muito grande em colecionáveis, é um dos mais lucrativos do mercado cripto. Mesmo passando por um período difícil, cada vez mais atletas e clubes anunciam investimentos na área. O futebol é um dos esportes mais populares do mundo e, consequentemente, tem muitos projetos relacionados ao mundo cripto. 

Porém, diversos esportes estão investindo na área. Esta notícia é um exemplo, com o mundo de apostas em corridas de cavalos chegando na Web3. Outra notícia recente é o anúncio da UFC e da DraftKings de um jogo de UFC com NFTs dos lutadores. 

Time americano de Baseball distribui de graça NFTs de lenda do clube

Uma das equipes de baseball mais tradicionais dos Estados Unidos, o Washington Nationals foi responsável por uma giveaway de tokens não fungíveis (NFTs) comemorativos pela aposentadoria de uma das lendas da história do time da capital americana, Ryan Zimmermann.

O atleta defendeu as cores do Washington durante 16 anos, de 2005 até o fim da temporada 21/22. Dentre esses anos além de diversos prêmios individuais, o jogador deu a sua equipe o campeonato mundial da MLB de 2019.

Os fãs “ganharam” os NFTs através de uma iniciativa incrível da instituição, que cedeu os tokens não fungiveis para aqueles que compraram ingressos para o jogo de despedida de Zimmermann.

Os NFTs vieram ao estilo de “onde você estava quando aconteceu” já que além da peça trazem a informação do número de série do ingresso e o assento onde o torcedor estava sentado.

Foram mais de 42 mil pessoas no estádio, sendo exatamente 42.730 NFTs distribuídas.

A verdadeira lembrança digital serve além de um ativo, uma verdadeira experiência que transborda o mundo web3.

Essas NFTs mais “sentimentais” vem dominando o esporte como um todo, e agora servem não só pelo tributo a times ou ídolos, mas também para a introdução de novas pessoas e das instituições a esse universo de investimentos.

Agora já com uma experiência nos ativos digitais, os Nats já visam a introdução do time no mundo dos Fan Tokens.

Mercado esse que já domina o futebol, tem projetos de introdução em outros esportes, principalmente através da plataforma Socios.com, líder do mercado.

Os fãs do Washington logo após o lançamento dos NFTs colocou em pauta o assunto dos tokens utilitários, no entanto, é algo assumido pela MLB como sendo tratado de forma cautelosa.

Não só oferecendo uma “moeda“, toda MLB deseja proporcionar experiências físicas através das Criptomoedas, assim como fez o Washington Nationals.

NFTs no baseball

Sendo mundialmente famoso pela sua história com os cards de jogadores, o Baseball não tinha como fugir da onda dos ativos digitais do esporte que hoje em dia, se baseiam justamente nesse modelo, as cartas.

Além de uma acordo com a Sorare, que já tem em desenvolvimento um Fantasy Game baseado em cards da MLB, a liga recentemente também selou a parceria com a empresa NFT Candy Digital, visando a produção de edições exclusivas de tokens não fungíveis dos quais os usuários poderiam dar lances, como uma espécie de leilão, para obter os itens.

Assim como parte do projeto que tem o foco nas vantagens, os detentores desses NFTs ganharam itens exclusivos designados por cada franquia da MLB. O Washington Nationals por exemplo, deu aos compradores de suas NFTs, camisas oficiais autografadas da equipe.

Por agora, a liga estuda apenas a inserção dos Fan Tokens no ambiente do esporte, onde busca uma parceria universal com suas franquias para um acordo lucrativo em todos os lados.

Algo parecido com o que a liga de futebol dos Estados Unidos fez, a MLS. Que por sua vez selou um acordo total com a Sorare, que automaticamente sedia os direitos de imagem para o game NFT inspirado em Fantasy Games de futebol.

Premier League ganha investimento bilionário em NFTs; Veja os valores

Bombadas no ambiente web3, principalmente no âmbito de NFTs de esporte, as plataformas Sorare, Dapper Labs, Candy e ConsenSys, estão próximas de chegar a um acordo para o licenciamento da Premier League em seus projetos.

Tendo diversas ligas em seus portfólios, todas licenciadas e com a presença da maioria dos jogadores de mais de 20 campeonatos considerados os “principais” do mundo, todas essas exchanges e Blockchains tinha o mesmo sonho em comum, conseguir a parceria total com a maior liga entre clubes do planeta.

Conhecida por ser a mais disputada, badalada e milionária, a Premier League, que reúne os 20 melhores times da Inglaterra, pode enfim chegar ao mundo dos tokens não fungíveis (NFT).

De acordo com o tablóide inglês “Daily Mail“, propostas que variam da casa dos 220 a 434 milhões de libras, chegaram na mesa da Football Association para o licenciamento da liga pelos próximos 4 anos.

A Premier League contra os NFTs

A possível entrada da Premier League neste universo de ativos digitais pode ser considerada uma conquista enorme no cenário, já que a liga diferente de diversas outras ao redor do mundo, vem sendo muito conservadora quanto a adoção de NFTs.

A associação de futebol da terra da rainha, inclusive, procurou aliados dentro da própria Premier League para começar um movimento para acabar com os patrocínios de Blockchains, Exchanges ou qualquer outra forma representativa de web3.

A ideia partiu de uma abordagem de fãs que começaram a acusar a liga de induzir pessoas a investir em um mercado de alto risco, taxando a Premier de irresponsabilidade comercial.

Apesar do assunto ter começado a ganhar força, não foi pra frente, mesmo com investigações que seguem sobre clubes que majoritariamente necessitam de patrocínios oriundos do mercado digital.

O curioso disso tudo, surge quando apesar da liga em si não colaborar muito com a ideia de tokens não fungíveis em sua marca, times de dentro da própria Premier League já até se sustentam desse modo operante. Como é o caso do gigante Manchester City, que em parceria com a Socios.com arrecadou milhões de euros com a venda de Fan Tokens, as criptomoedas utilitárias voltadas ao esporte.

Agora, com todo esse dinheiro na mesa, será difícil para a Premier League recusar. Ainda mais depois de uma sequência de mais de dois anos de falta de receitas no esporte devido a pandemia de Covid-19, que agora volta a se estabilizar.

Além disso, a maior liga do mundo não poderia ficar para trás em uma tendência de mercado que está dominando todo o setor do futebol. A própria Premier League já se sentiu ameaçada após quase “perder” seus principais times para uma possível criação de Superliga, que aumentaria ainda mais o monopólio dos times e acabaria com as instituições esportivas responsáveis pela criação de torneios, incluindo a UEFA.

Por fim, outro fator que pode seduzir de vez a Premier League a aderir as NFTs, trata-se do acordo que os times de sua liga já possuem com outras empresas de ativos digitais, que possibilita assim, que a associação fique com uma boa parcela financeira sem precisar dividir totalmente.

Conheça a parceria de uma grande equipe da F1 com empresa de NFTs e Metaverso

Uma das escuderias mais tradicionais da história da Fórmula 1, que já foi casa de dois dos maiores nomes da história do automobilismo, Schumacher e Ayrton Senna, a Ferrari, se juntou a diversas outras montadoras que estão na pista com patrocínios com empresas da Web3. A Velas Network, desenvolvedora de NFTs e soluções para o Metaverso, já há alguns meses está presente como parceira da Ferrari.

Ao lado da montadora italiana, a Velas tem projetos para trazer diversos produtos digitais exclusivos aos fãs da marca, entre eles, os famosos tokens não fungíveis (NFTs).

E não é apenas nas pistas de corrida da vida real que Velas e Ferrari tem um contrato, isso porque, a equipe de E-Sports, Ferrari E-Sports Séries, também é uma das beneficiadas com o acordo.

Fundada em 2019, a Velas tem seu foco na parte técnica do mundo web3, diferente da frente de atuação da maioria das empresas que buscam contato com marcas, seja na F1, ou qualquer outro esporte. Esse movimento de acerto logo com a gigante Ferrari, chamou atenção da comunidade Blockchain sobre a empresa suíça.

Em entrevista ao blog ‘Panorama Crypto‘, a diretora de operações da Vela, Shirly Valve, comentou justamente sobre o assédio que a empresa passou a receber de outras marcas para que as patrocinassem.

“Depois que assinamos o acordo com a Ferrari, tivemos um grande aumento de interesse em parcerias, por parte de outras empresas e projetos. Muitos desses projetos estão buscando nosso apoio para fazer parte do mercado de NFT e para desenvolver aplicações no metaverso. Isso é algo que estamos explorando de forma ativa, desenvolvendo usos reais para NFTs. Os tokens serão criados para que possam ser usados em jogos, e-sports, no metaverso, trazendo engajamento e experiências para fãs de todo o mundo”, revelou Shirly.

A cartola ainda exaltou a parceria com a Ferrari e comentou sobre as expectativas e objetivos da Velas quanto ao acordo entre as duas grandes marcas.

“Podemos dizer que essa é uma parceria multifacetada. Primeiro, somos patrocinadores premium da equipe Ferrari de F1 e parceiros de sua equipe de e-sports. Isso é muito interessante, porque torna a Velas mais conhecida. Os produtos da Ferrari ajudaram a acelerar a imagem e o branding da Velas Network. Existem muitos vetores que estamos explorando com a Ferrari, incluindo NFTs e diferentes variações de uso da blockchain Velas para processos de desenvolvimento e cadeia de suprimentos da Ferrari”, avaliou.

Parceria entre Ferrari e Velas com benefícios

Além de trazer os já comuns benefícios para os fãs da escuderia, a Velas trará para além de seus parceiros, uma série de vantagens técnicas aos usuários da plataforma a partir da Ferrari.

Ainda em entrevista, Shirly Valve comentou e explicou sobre as soluções que dará para aqueles que se juntarem à marca.

“Podemos definir a Velas como um ecossistema de produtos descentralizados que permite que qualquer pessoa perceba os benefícios da tecnologia blockchain. A Velas Account tem próprio sistema de autenticação sem senha, o que possibilita que os usuários acessem com segurança diversos serviços usando apenas sua conta, ao mesmo tempo em que introduz cotas de autorização exclusivas para minimizar os riscos”, comentou Valve.

A segurança e a privacidade são um dos focos da Velas no mercado da web3, logo, não podia ser diferente com suas carteiras digitais, com a empresa oferecendo serviços exclusivos em cima da proteção do usuário.

“Também temos o Cofre Velas, em que os usuários têm acesso a serviços descentralizados, delegando a segurança de suas senhas, chaves ou seeds (códigos criptografados para recuperação de senhas) a algoritmos de segmentação e validadores focados em segurança de dados. Também temos a Velas Wallet, que é um aplicativo seguro que permite gerenciar vários criptoativos, com funcionalidade de staking, e a BitOrbit, uma plataforma de mídia social descentralizada de última geração, na qual os usuários podem manter sua liberdade de expressão, gerar receita com seu conteúdo e usar uma carteira incorporada para armazenar e trocar ativos“, completou a COO.

Ainda não existem datas previstas para o anúncio e liberação dos NFTs e vantagens da parceria entre Ferrari e Velas, no entanto, assim como a maioria dos acordos feitos nessa parte do ano, tudo deve ficar para o segundo semestre de 2022.

Universidade de Oregon utiliza NFTs para ajudar estudantes-atletas

As tecnologias baseadas em blockchain oferecem diversas oportunidades de aplicações e usos. A Division Street, companhia criada para ampliar oportunidades de estudantes atletas da Universidade de Oregon, lançou uma coleção de NFTs para ajudar estudantes-aletas mulheres que participam do Oregon Ducks. 

A coleção se chama Visions of Flight (Visões de Vôo) e comemora os 50 anos do Nono Artigo das Emendas da Educação de 1972. A Lei Federal proibiu que qualquer pessoa fosse discriminada ou excluída em escolas e programas educacionais que recebem investimento do governo federal com base no sexo. Leis anteriores já haviam proibido a discriminação baseada em cor, etnia e nacionalidade.

Os itens são assinados por pela ilustradora e designer gráfica Lili Tae e pela jogadora de basquete do Oregon Ducks Sedona Prince. A jogadora disse que “poder colaborar com Lili Tae para trazer nossas vozes à vida de uma forma tão inovadora e que beneficia todas as mulheres atletas participantes do Ducks é uma vitória absoluta”. 

A artista responsável pelo projeto, Lili Tae, disse que a jogadora Sedona Prince também a inspirou. A ilustradora se definiu como uma pessoa tímida e relata que “ver o vídeo de Sedona me inspirou a lembrar que é ok você falar por si mesma e que existem pessoas que vão te apoiar. Estou feliz de ser parte de um projeto que espalha essa mensagem positiva para outras mulheres que enfrentam o mesmo problema”. 

A coleção contém 12 NFTs únicos baseados na personalidade de estudantes e jogadoras da Universidade de Oregon. Além de Prince, Briana Chacon, Jadyn Mays, Harper McClain, Terra McGowan, Blessyn McMorris, Allison Mulville, Gloria Mutiri, Brooke Nunerviller, Te-Hina Paopao, Croix Soto e Alyssa Wright serão homenageadas. As estudantes praticam diferentes esportes, desde vôlei e basquete até golfe e lacrosse.

Em release enviado para imprensa, a atleta Sedona Prince declarou: “é incrivelmente importante para mim usar minha plataforma para empoderar mulheres estudantes e atletas agora e pela próxima geração.”

“A CEO da Division Street, Rosemary St. Clair, ressaltou a importância da coleção, que se inspira em duas mulheres da universidade que “regularmente usam suas vozes e suas plataformas para mudar o panorama dos esportes com mulheres.” Conforme publicado pelo NFT Now, a CEO também afirmou que “a inovação e a comunidade da Web3 irão beneficiar a próxima geração de mulheres estudantes e atletas.” 

Além de possuírem uma arte digital única, os donos dos NFTs podem ajudar jovens atletas da universidade a se manterem no esporte e nos estudos. E o comprador não pode saberá qual arte comprou, até o NFT estar pago e depositado em sua carteira digital. 75% dos lucros da coleção vão se destinar às atletas participantes, divididos igualmente entre elas. A Division Street irá manter 25% como forma de arcar com os custos do projeto. 

A cada vez que um dos itens for vendido em um mercado secundário, um royalty de 10% será destinado a uma carteira criada pela Division para beneficiar estudantes e atletas da Universidade de Oregon. 

NFTs como ações beneficentes

Como já foi dito, os NFTs possuem diversas aplicações e já foram usados outras vezes como parte de ações beneficentes. Quando a Rússia invadiu a Ucrânia, algumas iniciativas foram feitas no setor. A revista Time lançou o TimePieces, um leilão de NFTs em que 100% dos lucros foram revertidos para esforços humanitários na Ucrânia.