Uma boa música é capaz de estimular nosso cérebro a manifestar sensação de prazer e bem-estar. Agora, existem fones de ouvido que prometem melhorar a experiência musical, potencializando ainda mais a produção de dopamina no cérebro. A tecnologia será lançada em março pela empresa norte-americana, Nervana. Os fones funcionam por meio de um dispositivo que libera pequenos sinais elétricos no canal auditivo. Os choques estimulam o nervo vargo, um dos responsáveis pelo controle dos níveis do neurotransmissor.
De acordo com a companhia, esses impulsos são ordenados e seguem o ritmo da música tocada do momento. O mecanismo atua como uma descarga extra de prazer a cada batida.
Com lançamento previsto para começo do próximo mês no exterior, os novos fones devem chegar ao mercado custando 300 dólares.
Até o momento, nenhuma pesquisa foi publicada para confirmar a eficiência do produto. Contudo, alguns jornalistas norte-americanos fizeram o teste, como Amanda Gutterman, do Slant News, que confessou ter gostado da experiência.
Os cientistas começaram a testar, fora dos laboratórios, uma nova tecnologia que promete revolucionar nosso sistema de conexão à internet. O “Light Fidelity”, mais conhecido como Li-Fi, é um sistema que funciona por meio de ondas de luz e chega a produzir velocidades de até 224 gigabits por segundo, com apenas uma lâmpada LED, equipada com um processador de sinal. Isso quer dizer que o novo sistema pode ser 100 vezes mais rápido que o Wi-Fi atual.
Novo sistema de conexão à internet é 100 vezes mais rápido que o Wi-Fi e pela primeira vez, desde 2011, o Li-Fi começa a ser testado em escritórios e ambientes industriais. (Foto: Divulgação/Universidade de Boston)
O Li-Fi foi inventado em 2011 pelo presidente das Comunicações Móveis da Universidade de Edimburgo, na Escócia, o professor Harald Hass. Na época, o estudioso conseguiu demonstrar que o sistema era capaz de transmitir mais dados do que uma torre de celular, através de uma única lâmpada LED. Depois de vários testes em laboratório, a tecnologia está sendo avaliada, pela primeira vez, em escritórios e ambientes industriais.
O sistema funciona de forma semelhante ao código Morse. Por meio da comunicação de luz visível (VLC, sigla em inglês) – entre 400 e 800 terahertz (THz) –, são transmitidas mensagens em formato de código binário. A velocidade atingida no processo é suficientemente rápida para transferir 18 filmes de 1,5 GB por segundo. Além disso, cada lâmpada é capaz de oferecer conectividade para até quatro computadores.
E esta não é a única vantagem do Li-Fi. A luz visível não pode passar através das paredes, o que garante um sistema muito mais seguro contra invasões e menos suscetível a interferências.
Contudo, apesar de ser uma tecnologia bastante promissora, ela provavelmente não vai substituir o Wi-Fi totalmente – pelo menos não tão cedo. Em vez disso, os pesquisadores esperam, em um primeiro momento, poder usar os dois sistemas sem fio em conjunto, para otimizar a velocidade e segurança da conectividade atual.
A tecnologia está ficando mais sofisticada a cada dia. A novidade agora é a SAM, uma espécie de enfermeira robô criada pela empresa norte-americana Luvozo. O foco da máquina é oferecer alguns cuidados básicos de saúde, principalmente, para pessoas da terceira idade. Ela foi projetada para se locomover pelos cômodos da casa e tomar conta do bem-estar do paciente em tempo integral. É capaz de perceber “riscos de queda”, como o piso molhado ou tapetes dobrados, por exemplo. Além de sempre perguntar ao usuário sobre as suas necessidades.
A SAM pode tomar conta do bem-estar do paciente em tempo integral. (Foto: Divulgação)
“Dependendo do plano de cuidado para cada paciente, a SAM também pode ser configurada com uma agenda de tarefas, para lembrar horários de remédios, por exemplo”, explicou David Pietrocola, CEO da Luvozo, em um comunicado. Além disso, o robô também possui uma tela interativa que permite a comunicação com membros da família que estão fora, ou com outros profissionais envolvidos no tratamento da pessoa.
Apesar de todos os benefícios, a tecnologia ainda não é capaz de oferecer cuidados médicos super eficientes. Por enquanto, ela funciona mais como olhos e ouvidos extra para tranquilizar os familiares do paciente.
O primeiro protótipo da SAM está sendo testado em uma casa de repouso em Washington, DC. E a empresa está animada com resultados. “Os pacientes a tratam como uma pessoa real, perguntando se ela teve um bom dia, e assim por diante”, comemorou Pietrocola. Agora, os próximos passos para tecnologia é tentar viabilizá-la no mercado até o ano que vem.
Atualização: em seu AMA no Reddit, o CEO do Twitch, Emmett Shear, confirmou que as mudanças em relação à varredura de músicas com copyright será mudada, pois inicialmente ela não deveria identificar o áudio do próprio jogo (mesmo que isso tenha sido escrito no anúncio) e o que está acontecendo é um erro – aparentemente, a mudança foi implementada sem ser testada. Além disso, Shear também disse que está ciente que VODs com um máximo de 2 horas (conforme a nova mudança impõe) estão causando problemas a parte dos usuários e que tudo será revisto e não é necessariamente definitivo.
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Após rumores de que o YouTube vai comprar a plataforma de streaming Twitch, usuários começaram a se preocupar com possíveis mudanças. Agora, o pesadelo de alguns começou a tornar-se realidade com os últimos anúncios do site, que parece estar sendo preparado para a compra.
Fizemos um resumo das mudanças para você, usuário e/ou streamer, entender melhor o que acontecerá com o Twitch. Confira!
Varredura de música
O que é?
Em parceria com a empresa Audible Magic, o Twitch fará uma varredura de vídeos gravados (VODs) buscando por músicas com copyright – seja dentro ou fora do jogo.
Como funciona?
O programa da Audible Magic, que possui uma lista com áudios registrados, “ouve” blocos de 30 minutos de cada vídeo. Caso o software detecte uma música com direitos, todo o bloco será mutado. Streamings ao vivo não serão examinadas, mas vídeos gravados serão exportados sem áudio.
Quando começa?
Já começou! Inclusive, vídeos do próprio canal oficial do Twitch acabaram dançando e sendo mutados nessa história.
Quais são as alternativas?
Quem não quiser correr o risco de ter seu vídeo mutado poderá recorrer a áudios de domínio público, encontrados em sites como Creative Commons, Jamendo, SongFreedom e Monstercat. Já quem teve um vídeo atingido poderá recorrer caso seja o verdadeiro dono da música, como a Valve em seus vídeos de campeonatos de “DOTA 2”.
Mas até as músicas de dentro do jogo?
Pois é, aparentemente sim, o que está causando uma discussão entre usuários porque ninguém quer jogar/assistir um game sem áudio. Esperamos que essa pergunta, assim como outras dúvidas, sejam respondidas nos eventos especiais marcados pelo próprio Twitch (informações no final da matéria).
I’m sorry, streaming videogame music is banned on our website built to stream videogames.
Cosmo Wright, famoso speedrunner, sobre a mudança do Twitch
Mudanças em VODs
O que é?
VODs (ou vídeos sob demanda) são as gravações das transmissões feitas pelo usuário que ficam arquivadas no Twitch.
Como era?
Vídeos eram salvos para sempre como Transmissões Antigas, mas por problemas de espaço nos servidores o tempo foi limitado a 3 dias;
Transmissões antigas podiam ser editadas em vídeos de Highlights (melhores momentos), mas isso fazia com que a gravação original tivesse que ser mantida para sempre;
O formato em que os VODs eram salvos (FLV) não permitia que eles fossem vistos no Twitch em mobile ou consoles;
Era fácil acontecer um problema na hora de mandar o vídeo para o servidor por eles serem gravados em blocos de 30 minutos.
Como vai ser?
Transmissões antigas ficarão salvas por 14 dias para usuários comuns e 60 dias para assinantes e parceiros do Twitch;
Highlights serão salvos para sempre;
Novo formato de vídeos para que eles possam ser vistos em aparelhos mobile e consoles;
VODs serão salvos em três cópias, para uma melhor segurança;
Método mais fácil de exportação através do YouTube (que conveniente!).
Qual é o motivo da mudança?
Resumindo, porque o Twitch começou a ficar sem espaço para gravar tantos vídeos e descobriu que 80% deles nunca foram vistos.
Sou streamer, o que devo fazer?
O Twitch habilitou uma ferramenta chamada Video Manager para te ajudar! Nela, você poderá fazer os highlights de seus vídeos antigos e exportar VODs para o YouTube em pacotes de 2 horas. Dê uma olhada no tutorial abaixo:
Ainda tenho dúvidas, o que faço?
Acompanhe os eventos marcados pelo Twitch. São eles:
7 de agosto, Reddit AMA (Ask Me Anything) no /r/Twitch, a partir das 15h30;
A Square Enixdivulgou recentemente alguns screenshots para os vários títulos que está produzindo para a franquia “Kingdom Hearts”, fazendo com que os fãs da franquia, famosa por mesclar os personagens Disney e do estúdio, apontassem para detalhes que indicariam que “Kingdom Hearts 3” pode ter um mundo recheado com os personagens da Pixar. A imagem em especial mostra Sora, Pateta e Pato Donald andando em um carrinho que para vários fãs da Disney se assemelha com o brinquedo de Buzz Lightyear na Disneylândia, Astro Blasters, o que indicaria que o game irá contar com um mundo dedicado às animações da Pixar, apesar de nada ter sido confirmado oficialmente.
Já a captura de tela de “Kingdom Hearts Dream Drop Distance HD” mostra um grupo formado com os personagens principais da série prontos para a batalha. Entre a multidão, destacam-se Mickey, Kairi, Riku e Roxas. Por fim, “Kingdom Hearts Birth by Sleep – A Fragmentary Passage” mostra King Mickey, Riku e Kairi conversando com o mestre de Mickey em feitiçaria, Yen Sid.
A remasterização “Dream Drop Distance” e este novo capítulo da franquia “Fragmentary Passage” serão incluídos na compilação “Kingdom Hearts HD 2.8 Final Chapter Prologue”, prevista para chegar em algum momento de 2016 para PlayStation 4. Já “Kingdom Hearts 3″, próximo jogo da série que dá sequência à história da linha principal, está sendo desenvolvido para Xbox One e PlayStation 4 e ainda não tem data de lançamento definida.
Desenvolvido pela ONG Ethical Consumers Australia, o Good on You é um aplicativo que permite aos consumidores fazer escolhas mais conscientes na hora de comprar roupas e acessórios. São mais de três mil marcas listadas, com sugestões de peças que abrangem os conceitos da moda ética, para qualquer estilo ou orçamento. O download do app é gratuito e compatível com iPhones e sistemas Android. Com ele, é possível obter informações sobre o impacto ambiental das mais diferentes grifes, bem como as condições de trabalho na indústria e tratamento animal.
ONG australiana cria aplicativo que fornece informações sobre sustentabilidade e questões sociais de mais de três mil marcas. (Foto: Divulgação)
O sistema do Good on You possui uma grade de avaliação classificada em cinco qualidades diferentes: ótimo, bom, é um começo, não é bom o suficiente e não aprovamos. Embora as informações prioritárias sejam os aspectos sociais e ambientais de cada marca, o aplicativo também pode sugerir peças de acordo com o estilo ou valor.
O app é voltado para os consumidores australianos, contudo, muitas marcas incluídas no sistema são internacionais, permitindo que outros compradores também se beneficiem destas informações.
A Microsoft anunciou que “Halo 5: Guardians“, que chegou exclusivamente para Xbox One no dia 27 de outubro, bateu um recorde ao se tornar o título que vendeu mais rápido nos dois anos de história do console. De acordo com a publisher, este foi o melhor lançamento de todos os jogos da série, conseguindo faturar US$ 400 milhões apenas na primeira semana com a venda de games e hardware, como os bundles com edições limitadas do videogame. Desta forma, a franquia agora totaliza US$ 5 bilhões em vendas ao longo de toda a sua vida, figurando entre as mais rentáveis do mundo.
Além destes dados financeiros, a Microsoft também comemora que o shooter da 343 Industries também foi o game mais jogado do Xbox One durante sua semana de lançamento, obtendo a maior taxa de adesão de um título para a plataforma. Mais de 21 milhões de horas foram jogadas e, destas, 12 milhões foram apenas na campanha. Além disso, o sistema REQ, que permite aos jogadores ganharem pontos no modo Multiplayer que são convertidos em itens para o modo Warzone, se mostrou bastante popular, com 45 milhões de pacotes adquiridos.
“O sucesso de Halo 5: Guardians é uma prova do trabalho inovador de toda a equipe da 343 Industries em trazer esse título ao Xbox One, e também uma prova da incrível comunidade de fãs que amam a história, personagens e jogabilidade da franquia”, agradeceu o chefe do Xbox, Phil Spencer. “O jogo representa todas as possibilidades do Xbox One e ganhou seu lugar como o maior carro-chefe do catálogo de fim de ano do Xbox.”
Além de postar fotos incríveis de viagens, animais de estimação e do lanchinho da tarde, o Instagram é utilizado por muitos para acompanhar a vida de seus conhecidos – e isso inclui saber quem eles seguem e quem é seguido por eles. Agora, a rede social deixará essa tarefa muito mais fácil: uma nova ferramenta de busca está sendo testada de forma que será possível escrever um nome qualquer e verificar se há alguma ligação entre essa pessoa e o usuário em questão.
Print mostra a inclusão da barra de pesquisa (Reprodução/Mashable).
Em outras palavras, se você quiser descobrir se o seu mais recente interesse romântico ainda segue o ou a ex, basta digitar o nome em questão na página de “seguindo” do perfil dele(a). De acordo com o site Mashable, a nova ferramenta só está disponível para um número restrito de usuários – já testou para verificar se você é um deles?
Como várias pessoas já observaram nas redes sociais, a atualização fará a vida de stalker muito mais fácil, uma vez que não será mais necessário conferir a lista inteira de seguidores um a um quando você estiver procurando uma pessoa em especial. A nova possibilidade faz parte de uma série de atualizações que o Instagram tem feito nos últimos meses, entre elas o carimbo de datas exatas para posts, a nova guia de notificações e a remodelação do website para computadores.
A GoPro é mundialmente famosa por suas câmeras super versáteis. Mas pouca gente sabe que a marca já tem até um canal no YouTube, cheio de conteúdos próprios. A novidade agora é que a partir do dia 5 de abril, a empresa também vai estrear uma série esportiva, dividida em nove partes. Intitulado “Two Roads”, o programa se propõe a seguir diferentes atletas olímpicos em suas viagens ao Rio de Janeiro. Todas as terças-feiras um novo episódio irá ao ar, mostrando ao todo a vida de nove personagens.
Em abril, GoPro contará com duas novas séries sobre atletas olímpicos em seu canal do YouTube. (Foto: Reprodução)
Entre as personalidades esportivas que vão estrear no programa estão a dupla mais vitoriosa do tênis, Bob e Mike Bryan; a arremessadora Britney Henry; o mergulhador Kristian Ipsen; o jogador de rugby Carlin Isles; o atleta Trenten Merril; a estrela do vôlei de praia Casey Patterson; o saltador com vara Allison Stokke; o esgrimista Miles Chanley Watson; e o treinador de ginástica artística Liang Chow.
Quem está por trás dos novos lançamentos da GoPro é o ex-vice-presidente de desenvolvimento criativo da HBO Sports, Bill McCullough, que agora é novo produtor executivo de conteúdos esportivos da marca. Para ele, os Jogos Olímpicos são uma oportunidade para a GoPro de contar histórias envolventes e de chamar a atenção do público para esportes que, na maioria das vezes, não recebem o destaque que deveriam ter nos meios de comunicação tradicionais.
A partir do dia 11 de abril, a marca vai estrear uma segunda série, chamada “Finding Missy”. O programa levará os espectadores a conhecer de perto a vida e a carreira da nadadora olímpica Missy Franklin.
Aos poucos, o governo brasileiro está começando a perceber que o Brasil é um país rico em desenvolvedores de aplicativos e jogos. Prova disso é o novo concurso do Ministério das Comunicações, o INOVApps, que faz parte da Política Nacional para Conteúdos Digitais Criativo do gabinete.
Com o objetivo de estimular a produção de aplicativos nacionais para mobile e smart TVs, o concurso escolherá 50 projetos (25 aplicativos e 25 jogos) para gastar R$ 4,5 milhões, sendo R$ 89 mil para cada aplicativo e R$ 100 mil para cada jogo. “Temos muitos talentos reconhecidos nessa área que estão trabalhando lá fora e que poderiam estar sendo valorizados por aqui. Gerar produtos próprios faz muita diferença tanto para a cultura quanto para a economia do país”, explicou o ministro Paulo Bernardo ao Link.
As inscrições para o INOVApps ficarão abertas até o dia 19 de setembro e os escolhidos serão revelados em 14 de novembro, de acordo com o governo. Tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem participar do concurso, mas é necessário ter, ao menos, 18 anos de idade.
Em relação ao tema dos projetos, o Ministério das Comunicações estipulou que os aplicativos e jogos sérios (que deverão ter cunho educacional e informativo) devem seguir um dos seguintes assuntos:
Direitos e Defesa do consumidor
Educação/Ensino
Saúde
Mobilidade Urbana
Segurança Pública
Turismo e Grandes Eventos
Gestão colaborativa de utilidade pública
Tratamento de indicadores de políticas públicas (dados abertos)
Difusão de campanhas de utilidade pública
Os participantes poderão escolher desenvolver suas ideias para Android, iOS, HTML 5 (web), Windows Phone, BlackBerry e Ginga (formato brasileiro de interatividade na TV digital). Caso ocorra algum empate na escolha dos vencedores, terão prioridade os projetos feitos em Ginga e, em segundo, os que tiverem versões para mais de uma plataforma.
Para decidir quais aplicativos e jogos serão financiados, o Ministério reuniu um comitê técnico formado por “especialistas de notório saber” do Ministério e da Universidade de Brasília, que seguirão critérios como “Aderência à temática” “Inovação e Criatividade”, “Viabilidade Técnica”, “Qualidade de uso” (no caso dos aplicativos) e “Jogabilidade” (no caso dos apps de games).