Sudeste e Centro-Oeste podem ter chuva congelante. Entenda!

O Brasil vai receber nos próximos dias uma frente fria. Inicialmente, a previsão é de baixas temperaturas, com geadas em estados do Sudeste e Centro-Oeste, além de possibilidade de neve no Sul.

Conforme os meteorologistas, os termômetros vão cair até o Norte. Ainda assim, um outro evento raro pode atingir parcela dos municípios já a partir desta sexta-feira (13). O nome dele é chuva congelante.

Esse acontecimento é visto como anormal para o mês de maio. Em suma, na capital paulista, a previsão é de temperatura mínima abaixo de 10°C na próxima quarta-feira (18). Já no Mato Grosso do Sul, tem chance de acontecer queda de granizo.

Considerada rara no BRasil, a chuva congelante acontece mediante o encontro de uma frente quente e uma frente fria. Nesse sentido, a gota d’água congela ao se chocar com uma superfície.

Acima de tudo, o fenômeno ocorre geralmente na América do Norte, nos períodos das temperaturas de inverno, onde frequentemente também são denominadas de tempestades de gelo.

O fenômeno, com formato de “gelinho” e semelhante a um pequeno granizo, costuma ocorrer sobretudo na América do Norte, durante as tempestades de inverno, onde frequentemente também são chamadas de tempestades de gelo.

A chuva congelante se origina após a água atravessar uma camada atmosférica com temperatura inferior a 0°C. A gota acumula suficientemente energia para mudar de fase ao atingir a superfície. Nesse sentido, a alteração de fase, do estado líquido para o sólido, acontece.

Fundamentalmente, a chuva congelante pode gerar danos substanciais, sobretudo em aviões e carros.

Instagram fará a vida de stalker mais fácil

Close up of Instagram on an Iphone

 

Além de postar fotos incríveis de viagens, animais de estimação e do lanchinho da tarde, o Instagram é utilizado por muitos para acompanhar a vida de seus conhecidos – e isso inclui saber quem eles seguem e quem é seguido por eles. Agora, a rede social deixará essa tarefa muito mais fácil: uma nova ferramenta de busca está sendo testada de forma que será possível escrever um nome qualquer e verificar se há alguma ligação entre essa pessoa e o usuário em questão.

Print mostra a inclusão da barra de pesquisa (Reprodução/Mashable).

Em outras palavras, se você quiser descobrir se o seu mais recente interesse romântico ainda segue o ou a ex, basta digitar o nome em questão na página de “seguindo” do perfil dele(a). De acordo com o site Mashable, a nova ferramenta só está disponível para um número restrito de usuários – já testou para verificar se você é um deles?

Como várias pessoas já observaram nas redes sociais, a atualização fará a vida de stalker muito mais fácil, uma vez que não será mais necessário conferir a lista inteira de seguidores um a um quando você estiver procurando uma pessoa em especial. A nova possibilidade faz parte de uma série de atualizações que o Instagram tem feito nos últimos meses, entre elas o carimbo de datas exatas para posts, a nova guia de notificações e a remodelação do website para computadores.

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Urbanismo de Roterdã é inovado com pontes de plástico

Roterdã, a segunda maior cidade da Holanda, é repleta de canais e dividia por um rio. Com toda essa água, ela ainda conta com 850 pontes para facilitar a vida de pedestres e ciclistas. Como estas passarelas se desgastam, o governo quer substituí-las. Contudo, ao invés de apostar no aço, concreto ou madeira para fazer as reformas, as autoridades estão substituindo as estruturas por novas construções de plástico. As pontes são feitas a partir de um polímero reforçado com fibras, e além de resistentes, são instaladas de forma fácil e rápida.

As pontes de plástico são mais sustentáveis que qualquer outro material. E pode até não parecer, mas elas chegam a durar até 100 anos.

Segundo Gave Geensen, gerente de projetos urbanos de Roterdã, a utilização do plástico também tem vantagens ambientais. O aço e o concreto gastam cerca de duas vezes mais energia para serem fabricados. Além disso, os fabricantes do produto de polímero começaram a usar resinas naturais para fazer as pontes, o que reduz o impacto residual dessas estruturas.

Enquanto uma ponte de madeira pode durar entre 25 e 30 anos antes de que precise ser substituída, as novas pontes feitas a partir do plástico podem suportar até 100 anos. Ao contrário das estruturas metálicas, elas também nunca enferrujam.

A cidade começou a instalar suas primeiras pontes de plástico em 2009, e já conta com noventa estruturas – mais do que qualquer outra cidade do mundo. Segundo Geensen, o orçamento destinado ao urbanismo é investido em soluções de design de ponta. Ao que tudo indica, em breve, Roterdã será uma das maiores referências globais quando se trata de inovação.

Foto: Divulgação

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Startup australiana desenvolve camiseta à prova de manchas

Já imaginou uma camiseta que nunca fica suja, não importa o que caia nela? Pois, ela já existe e acaba de ser lançada pela startup australiana Threadsmiths. A empresa desenvolveu um tecido de algodão hidrofóbico, que usa a nanotecnologia para repelir líquidos. Na teoria, você nunca mais vai precisar lavar a sua roupa.

A Threadsmiths desenvolveu um tecido de algodão hidrofóbico, que usa a nanotecnologia para repelir líquidos. (Foto: Divulgação)

De acordo com David Mason, um dos fundadores da startup, por mais que a tecnologia ofereça todas estas vantagens de “auto limpeza”, na prática, a camiseta ainda precisa ser lavada ocasionalmente, para evitar o mau cheiro. Apesar de que o revestimento hidrofóbico conta com ação antibacteriana, e resiste à umidade e ao suor.

Atualmente, a Threadsmiths produz apenas camisetas, mas já recebeu diversas sugestões para a aplicação da tecnologia no futuro. O tecido poderia ser muito utilizado por restaurantes e cafés, locais onde são derramados constantemente alimentos em cima das toalhas de mesa.

Por enquanto, a marca conta somente com camisetas, mesmo, que são vendidas no site da empresa e na Amazon, mas com entregas somente para a Austrália.

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Vazamento de oleoduto no Peru polui rios da Amazônia

Esforços iniciais da estatal não foram suficientes para evitar que o vazamento se espalhasse para os rios próximos. (Foto: Divulgação/Oefa)

 

Por conta do desmatamento, o bioma existente da Amazônia tem se tornado cada vez mais frágil. E agora, um novo fator pode por em risco as diferentes espécies da região e até comunidades indígenas que vivem lá. Na última segunda-feira (22), vazamentos no principal oleoduto do Peru, da estatal Petroperu, provocaram o derramamento de três mil barris de petróleo, que agora estão poluindo dois rios dos quais os vilarejos próximos dependem para o fornecimento de água.

Esforços iniciais da estatal não foram suficientes para evitar que o vazamento se espalhasse para os rios próximos. (Foto: Divulgação/Oefa)

Segundo o Organismo de Avaliação e Fiscalização Ambiental (Oefa), a agência reguladora nacional do meio ambiente, o petróleo vazou nos rios Chiriaco e Morona. O incidente aconteceu na bacia do Rio Marañon, um dos afluentes do rio Amazonas.

Por conta da incidência de fortes chuvas na região, os esforços iniciais da petroleira para conter os danos não foram suficientes. O petróleo ultrapassou os muros de contenção e se espalhou rápido pelos rios próximos.

O Ministério da Saúde do Peru declarou situação de emergência por conta da qualidade da água em cinco distritos nas proximidades dos vazamentos. Pelo menos oito comunidades nativas Achuar dependem do abastecimento fornecido pelos afluentes.

De acordo com a Oefa, a Petroperu está sujeita a enfrentar multas equivalentes a 17 milhões de dólares por conta do incidente.

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Uganda terá seu primeiro ônibus movido à energia solar

A ugandesa Kiira Motors Cooperation tomou as dianteiras da indústria automotiva africana e aproveitou o alto índice de radiação do Sol na região equatorial para criar o primeiro ônibus movido à energia solar do continente. O Kayoola, que significa “transportador de massa”, é um marco na evolução dos transportes públicos limpos, e pode ser um primeiro passo para que outros países acompanhem a revolução dos automóveis não poluentes.

O Kayoola possui 35 assentos e capacidade para rodar aproximadamente 80 quilômetros (Divulgação/Kiira Motors).

O ônibus é motorizado com duas baterias que armazenam a energia solar derivada dos painéis fotovoltaicos instalados no teto do veículo. Com 35 assentos e capacidade para rodar aproximadamente 80 quilômetros, o Kayoola será utilizado para viagens mais curtas, transportando pessoas pelo centro da cidade. O transporte será liberado para uso a partir do dia 16 de fevereiro.

O diretor executivo da Kiira Motors, Paul Isaac Musasizi, disse à BBC que está recebendo com modéstia a reação extremamente positiva que o inovador veículo está recebendo. A companhia espera gerar empregos com a fabricação do Kayoola, que caminha para uma futura produção em massa. Apesar de ainda depender de peças importadas para a construção dos ônibus, a meta é ser capaz de produzir os itens regionalmente dentro de 23 anos, tornando a empresa autossuficiente.

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Em 2014, Kesha abriu um processo pedindo o encerramento do contrato com o Dr. Luke, alegando que, por dez anos, o produtor teria "abusado sexual, física, verbal e psicologicamente dela, a ponto de ela quase perder a vida". O produtor, então, entrou com uma ação contra Kesha, sua mãe e seus representantes por difamação e quebra de contrato. (Reprodução)  

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Tamar comemora nascimento de 25 milhões de tartarugas marinhas

Neste sábado (20), o Projeto Tamar vai comemorar, além dos seus 35 anos de atividade, a marca de 25 milhões de filhotes de tartarugas marinhas protegidos. As estatísticas analisadas pela instituição entre 2010 e 2015 revelaram um crescimento de 86,7% no número de filhotes com relação aos cinco anos anteriores. Segundo o fundador e coordenador do projeto, o oceanógrafo Guy Marcovaldi, os nascimentos representam uma chance maior de sobrevivência para as cinco espécies que vivem em nosso país.

Aumento de população das espécies é resultado do trabalho de preservação realizado pelo Projeto. (Foto: Divulgação/Tamar)

Durante o primeiro ano do projeto, em 1981, um grupo de especialistas conseguiu realizar o nascimento de 2 mil filhotes. Atualmente, em uma única noite, cerca de 25 mil novas tartarugas nascem no litoral brasileiro.

Para comemorar esta grande vitória alcançada pelo projeto, representantes do Tamar irão soltar os filhotes no mar em um evento que acontecerá em diversas praias no país. “Do Ceará a Santa Catarina, este 20 de fevereiro de 2016 ficará para sempre na memória dessa geração de aliados dos oceanos, que viu o sonho do início da recuperação das tartarugas marinhas se tornar realidade”, comemorou Marcovaldi.

Entre 2010 e 2015, houve um crescimento de 86,7% no número de filhotes com relação aos cinco anos anteriores do projeto de proteção às espécies. (Foto: Divulgação/Tamar)

A época de reprodução das espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no país acontece de setembro a março, quando as mães voltam às mesmas praias onde deram seus primeiros passos, para deixar seus ovos enterrados areia.

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Setembro foi – novamente – o mês mais quente da história

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Não, você não leu errado e não, não estamos republicando um texto antigo. Aconteceu de novo: setembro foi o mês com as temperaturas mais altas no mundo todo desde que as medições começaram a ser feitas, em 1880. A notícia não chega a ser surpreendente, uma vez que o título até então pertencia a maio deste mesmo ano. Os dados revelados pela Agência Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, confirmam a expectativa de que 2015 seja o ano mais quente da história.

O relatório mensal indica que tamanho calor se deve à junção entre o crônico aquecimento global causado pelo homem e o atual El Niño. O fenômeno, que tem esquentado de forma assustadora as águas da região tropical do Oceano Pacífico, já é uma das três edições mais poderosas já registradas.

Gráfico mostra a temperatura de setembro, muito superior à média dos anos anteriores (Reprodução).

A temperatura da superfície do mar em setembro foi 0,81°C acima da média do século 20. Este aumento é o maior para este mês desde 1880 – o recorde anterior havia sido registrado, adivinhem, no ano passado. Em 2015, sete dos nove meses analisados bateram o recorde histórico para o mês, e a situação se repete desde maio. Embora um aquecimento na ordem de 1°C pareça pouco, os cientistas do clima alertam que já é suficiente para causar danos irreversíveis ao meio ambiente.

O verão na Índia foi tão quente que o asfalto na capital Nova Délhi derreteu. A temperatura chegou aos 46°C na cidade (Getty Images).

De acordo com a cientista Jessica Blunden, que trabalha no Centro Nacional de Informações sobre o Meio Ambiente (NCEI) da NOAA, seis dos dez maiores aumentos de temperatura mensais ocorreram em 2015. “Dentre os 1.629 registros mensais desde 1880, seis meses de 2015 estão entre as 10 mais altas temperaturas para seus respectivos meses”, informa, em entrevista ao site Mashable. Se antes da divulgação dos dados de setembro já havia uma chance de 97% de 2015 ser o ano mais quente da história, é quase impossível que o ano atual perca este impressionante e preocupante título.

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Ruídos do tráfego prejudicam a saúde de animais selvagens

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Não há dúvidas de que o ruído do trânsito das grandes cidades é uma experiência pra lá de estressante para a vida selvagem. Mas um estudo recente, apresentado por pesquisadores da Universidade de Boise State, nos Estados Unidos, revela que estas condições também causam danos físicos às aves que se mantêm em contato o barulho dos automóveis. Segundo eles, os pássaros chegam a parar de comer e ficam mais magros, apenas por conta do som estrondoso ao qual estão expostos.

O barulho das grandes cidades tem afetado diretamente a saúde das aves. (Foto: Flickr/Ron Knight)

Para chegar a esta conclusão, a equipe de pesquisa, liderada por Jesse Barber, montou uma “estrada fantasma” próximo a um local tranquilo de parada de aves migratórias. Lá, eles instalaram auto-falantes para simular os sons produzidos em uma avenida movimentada. Ao eliminar a poluição do ar e todas as outras intervenções características do meio urbano, foi possível perceber qual o impacto que os ruídos provocam aos animais isoladamente.

O barulho de carros, gravado a partir de uma estrada real, foi mantido ligado durante quatro dias no local da experiência. O resultado? As aves diminuíram drasticamente a quantidade de alimentos consumida normalmente e sua condição geral do corpo, que foi classificada pelos cientistas como “severamente emagrecidos”.

A explicação de Barber para este fenômeno é a de que o barulho coloca os pássaros em alerta constante, pois eles perdem a capacidade de auditiva de verificar a presença de predadores no local. Este estado faz com que as aves tenham menos tempo para procurar alimento. Ele ainda deixa um alerta: “se continuarmos com esse ritmo, vamos matar gradativamente estes animais”.

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“Rio de lixo” ameaça população do Líbano

As autoridades da capital libanesa, Beirute, decidiram fechar um dos maiores aterros sanitários da região no meio do ano passado. O problema é que ninguém planejou um novo destino para todos os resíduos que eram despejados lá. Como resultado, as ruas da cidade observam o surgimento do que os locais estão chamando de um “rio de lixo”. De acordo com entidades locais, mais de 2 milhões de toneladas de detritos tóxicos estão a céu aberto, sem tratamento.

2Rio de lixo ameaça população do Líbano

Segundo a rede de notícias CNN, o lixo começou a se acumular na cidade no início de novembro, meses após o fechamento do aterro. Com o passar dos meses o volume foi só aumentando e a população começou a protestar por alguma solução, mas tudo que receberam de volta foram duras repressões dos militares. “Este costumava ser um lugar tão bonito, mas olhe agora, Nós não conseguimos mais nem caminhar por aqui”, reclama um morador à CNN.

A general view shows packed garbage bags in Jdeideh, Beirut

A maior preocupação dos cidadãos é com a contaminação que o lixo potencialmente representa. Especialistas libaneses já alertaram que a chuva pode carregar toxinas e contaminar o lençol freático, prejudicando o fornecimento de água da cidade. Enquanto o Governo não toma nenhuma atitude, a população começou a queimar os resíduos para se ver livre deles, mas a iniciativa precisou parar uma vez que a fumaça liberava partículas cancerígenas no ar. “Doenças, câncer, nós estamos morrendo aqui. Olhe para o que eles estão fazendo. A solução é que morrer lentamente”, queixa-se outro local.

Imagens: Reprodução

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